ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Relações de Convívio Solidário
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
A CANDEIA.
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
RELAÇÔES PAIS E FILHOS : UM EXERCÍCIO DE AMOR E CRESCIMENTO
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Vídeo Educar – Rubem Alves
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
A criança e a Educação Espírita Elaborado por:
REENCARNAÇÃO OPORTUNIDADE DIVINA.
Essa é minha escola.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Documento de Aparecida
Construindo o futuro do seu filho!
Ao nascer… Traços físicos dos familiares, Herança genética Possíveis deficiências ou aptidões, Peculiariades de sua personalidade Projeto de vida… ≠
Mateus 5: Mateus 5:13-16 Mateus 5: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Evangelização Desafio de Urgência
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Diferencial do ensino espírita para crianças
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Coordenadoria do Ensino Fundamental
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
AVALIAÇÃO.
CENSO DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO – JUVENIL FEP
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM Evangelização Espírita Infantil. ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM Para compreendermos como se dá o Processo Ensino Aprendizagem na Evangelização é importante que possamos entender que elementos integram esse processo. COINF - 2010

O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2 . “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando e dá ênfase tanto ao método quanto ao conteúdo”. 3. “O Processo de ensino-aprendizagem compreende a organização do ambiente educativo, a motivação dos participantes, a definição do plano de formação, o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e a avaliação do processo e do produto”. (CF. DB - MERCOSUL) Fomos buscar nas Diretrizes e Bases da Educação esses conceitos a fim de transportá-los para o ambiente evangelizador e melhor compreendermos. 1. Destacar esse entendimento é o da educação formal. Então quem é o centro do Processo Ensino-Aprendizagem? O que compreende o Processo Ensino Aprendizagem? Pois bem, considerando que nos encontramos num processo Ensino –Aprendizagem que envolve o triplice aspecto

Processo Ensino-Aprendizagem na Evangelização Espírita Infantil O processo pedagógico utilizado no Currículo proposto pela FEB está baseado em dois educadores: Jesus: Exemplo Situações concretas realidade do educando. Kardec: Pedagogia baseada na liberdade; Na observação e análise dos fenômenos Do simples para o complexo Do concreto para o abstrato No amor Utilizou a objetividade e a clareza A lógica e o raciocínio reto Linguagem apropriada e inteligível

1. A FAMÍLIA: “... Mas, só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.” Emmanuel – O Consolador, q. 110 “Qual, para este (o Espírito), a utilidade de passar pelo estado de infância? - Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante este período é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos educá-lo” – O Livro dos Espíritos, Q. 383

2. O MEIO SOCIAL: “O isolamento absoluto é contrário à lei da Natureza: por isso o homem busca viver em sociedade. Isolado, não lhe é possível progredir por não dispor de todas as faculdades. A convivência com os outros homens é que lhe faculta a elaboração do conhecimento. Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado.” - Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

3. O EVANGELIZADOR: Como facilitador/mediador deve reunir determinadas características: Conhecer os conteúdos doutrinários; Ser referencial de comportamento ético à luz dos ensinamentos de Jesus; Estar convencido da contribuição da Evangelização para a transformação moral da Humanidade; Ter entusiasmo pela tarefa; Conhecer o currículo da Evangelização e sua inserção no MOVESP; Saber escolher metodologias que possibilitem ao evangelizando construir, elaborar e expressar seu conhecimento; Ter sensibilidade para se avaliar como mediador entre o conhecimento e a criança.

4. OS CONTEÚDOS: “Ninguém, depois de acender uma candeia , a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador a fim de que os que entram vejam a luz.” (Lucas, 11:33).

5. O EVANGELIZANDO: “A infância, pois, representa uma bênção ao Espírito reencarnante e uma oportunidade valiosa de transformação superior. Oportunidade que o amor e a sabedoria do Pai oferecem ao filho. ... A flexibilidade do Espírito durante a infância o torna mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, conforme nos ensinam os Espíritos.” Walter Oliveira Alves – Educação do Espírito, Introdução à Pedagogia Espírita, IDE

Evangelização: Elementos do Processo Ensino – Aprendizagem. Família Evangelizador Evangelizando Então os elementos integrantes do processo ensino – aprendizagem da evangelização da criança inclui os seguintes elementos. Dar um clic no mouse e afrima o foco é a criança, o evangelizando. Meio Social Conteúdos