Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil

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Transcrição da apresentação:

Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil P.Fernando Fleury Coppead - UFRJ Curso de Fundamentos da Logística Integrada

Importância do Transporte de Cargas na Economia O Transporte é vital em qualquer sistema econômico: movimenta materiais entre elos das cadeias produtivas; distribui produtos acabados para consumidores Gastos com transportes no Brasil em 2001: R$ 100 bilhões equivalente a 10% do PIB Gastos com transportes nos EUA em 2001: US$ 600 bilhões equivalente a 6% do PIB No Brasil gastos com transportes crescem mais rápido que o PIB

4.3 Representatividade do setor de transportes no PIB Fonte: Balanço Energético Nacional - 2000/MME

Evolução do Transporte em Relação ao PIB Fonte: Anuário Estatístico do Brasil, IBGE

A Participação dos Modais no Brasil: TKU

Market-Share dos Modais Brasil e EUA (TKm) Brasil EUA Rodoviário 62% 26% Ferroviário 19% 38% Aquaviário 14% 16% Dutoviário 5% 20% Aereoviário < 1% < 1%

Comparação com Outros Países

Evolução da produtividade na indústria de transportes Fonte: Índice de Desenvolvimento Econômico dos Transportes, CNT e Pesquisa Anual de Serviços, IBGE

Consumo de Energia do Setor Fonte: Balanço Energético Nacional – Ministério de Minas e Energias 2001

Razões para o Domínio do Rodoviário O histórico de serviço e capacidade insuficiente dos outros modais Prioridade nos investimentos governamentais Falta de regulação ou desrespeito à mesma: normas de trabalho idade ou manutenção dos veículos peso máximo por eixo Excesso de oferta e preços baixos

Investimentos no Setor de Transportes Fonte: Ministério dos Transportes e GEIPOT

Tamanho da Frota - (mil veículos)

Preços muito baixos

Problemas Estruturais Má conservação das estradas Roubo de cargas Fragmentação do setor com pouco poder de barganha Excesso de capacidade e pouca carga de retorno Excesso de idade da frota Tempos excessivamente longos de carga e descarga

Visões conflitantes sobre estado de conservação das vias Total = 47.799 Km Total = 42.825 KM

Estrutura Relativa de Custos

Evolução do roubo de cargas no Brasil Fonte : Pamcary Houve um aumento de 110% do número de ocorrências de 1994 para 2000, com prejuízos beirando os R$ 500 milhões

Fragmentação do setor

Idade Excessiva da Frota

Venda de caminhões no varejo Fonte: Fraga Serviços de MKT e Panorama Setorial - Gazeta Mercantil 2000

Conseqüências Barreiras para o desenvolvimento de outros modais Necessidade de altos investimentos nas ferrovias e cabotagem Dificuldades de cobrança de pedágios Dificulta o processo de privatização das rodovias Horas excessivas de trabalho Aumento dos acidentes nas estradas Cinqüenta mil mortos por ano

Vítimas de acidentes de trânsito Fonte : anuário estatístico de 2001 - Geipot Total de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito em 1998  589,971 pessoas Em 1998, 1.14% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito morreram

Acidentes nas rodovias Brasil x EUA Fontes : Geipot e BTS O total de acidentes / Km no Brasil é aproximadamente 3 vezes maior do que nos EUA

Fatalidades nas rodovias Brasil x EUA Fontes : Geipot e BTS No Brasil o número relativo de mortes em rodovias é aproximadamente 6 vezes maior do que nos EUA