PROJECTO INTERVIR O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE ACTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Escola Superior de Educação
Por: Cristina de Fátima Silva
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Metodologia Científica
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
ACONSELHAMENTO.
PESQUISA.
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Crime é deixar nascer uma criança, para ser maltratada ou morta
5. GÉNEROS JORNALÍSTICOS
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
1. O papel do jornalista Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa Liberdades democráticas (de associação, reunião, criação de partidos) Liberdade.
Lideranças nas organizações educativas
Etapas do trabalho de Projecto
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Sensibilização no IF-SC
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Eleições e meios de comunicação social
INFORMÁTICA.
contexto profissional
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Influência Televisiva
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Práticas Investigativas
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
Ana Isa Figueiredo – n.º 3 Raquel Arêde – n.º 24 André Costa – n.º 27
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
Crime é deixar nascer uma criança, para ser maltratada ou morta
PESQUISA E TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
Metodologia adoptada Etapas Tema Objectivos Produto final Projecto intermédio.
Trabalhando com Grupos
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Problemas Parcelares Objectivos Abandono por parte da família Rejeição por parte da sociedade Barreiras existentes na nossa cidade Definir cada tipo de.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
Elaboração de Artigo Científico
Metodologias de Intervenção Psicológica
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
Literacias da informação
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Como elaborar um plano de aula
• Manejo – Formação – Professor.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
GRAMÁTICA Divisão e classificação de orações | Revisão.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO INTERVIR O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE ACTUAL CENSURA/EXCESSO DE LIBERDADE ABORTO – CRIME E CASTIGO?

AS DIVERSAS FASES DO NOSSO TRABALHO PROJECTO INTERVIR – IMPRENSA, TELEVISÃO, CINEMA, RÁDIO, INTERNET – INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO PROJECTO INTERVIR - O IMPACTO DA TELEVISÃO NA SOCIEDADE ACTUAL PROJECTO INTERVIR - O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE ACTUAL: CENSURA/EXCESSO DE LIBERDADE; ABORTO – CRIME E CASTIGO?

OBJECTIVOS DO NOSSO TRABALHO DESTACAR A GRANDE IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA DISCUSSÃO DE TEMAS POLÉMICOS MEDIR E MOSTRAR DE QUE FORMA A COMUNICAÇÃO SOCIAL INTERFERE NESSES TEMAS DEMONSTRAR DE QUE FORMA A CENSURA E O EXCESSO DE LIBERDADE CONDICIONAM A INFORMAÇÃO QUE NOS É TRANSMITIDA SENSIBILIZAR, ATRAVÉS DA NOSSA INTERVENÇÃO, PARA A PROBLEMÁTICA DO ABORTO E COMO ESTE TEMA PODE SOFRER INFLUÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

QUESTÕES DO NOSSO TRABALHO PORQUÊ O ABORTO DE ENTRE UM SEM NÚMERO DE TEMAS POLÉMICOS? QUAL A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NESTE TEMA? DE QUE MANEIRA A OPINIÃO POPULAR PODE SER INFLUENCIADA PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL? DE QUE MANEIRA PODEMOS INTERVIR À CERCA DESTA TEMÁTICA? DE QUE MANEIRA A NOSSA INTERVENÇÃO PODE SENSIBILIZAR PARA ESTA QUESTÃO?

RECURSOS BIBLIOTECAS (DA ESCOLA E DE CARNAXIDE) E HEMEROTECA PROGRAMAS DE TELEVISÃO (TELEJORNAIS, DEBATES, ENTREVISTAS, DOCUMENTÁRIOS) NOTÍCIAS E ARTIGOS DE OPINIÃO PROFESSORES (MARIA JOSÉ FERREIRA, ANA BELA ANDRADE, MARIA JOSÉ PINTO, CARLOS BARRETO, PAULO VENTURA) MEIOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS MOVIMENTOS PRÓ-VIDA E PRÓ-ABORTO DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA MANUAIS ESCOLARES INVESTIGADORES DO I.C.S. O NOSSO PORTFÓLIO OUTROS GRUPOS DE TRABALHO DE ÁREA DE PROJECTO

RECOLHA DE INFORMAÇÃO IDA AO WORLD PRESS PHOTO: Levantamento de problemas do mundo actual Demonstrou a influência da comunicação social na sociedade actual IDA AO TEATRO: Aprofundamento de que forma um meio de comunicação social específico (o teatro) aborda diferentes temáticas, neste caso na peça «A pobre idade» VISIONAMENTO DE PROGRAMAS TELEVISIVOS SOBRE A TEMÁTICA A ABORDAR: Reportagens Programas de debate Documentários Notícias Tempos de antena

IDA À HEMEROTECA: Recolha e tratamento de textos IDA A COLÓQUIO (JANEIRO): Colóquio do NÃO – recolha e análise de informação Colóquio «Eurodeputad@s pelo SIM» - recolha e análise de informação PRESENÇA EM SEMINÁRIOS NA ESCOLA (JANEIRO A MARÇO): Em todos os seminário foi possível verificar (umas vezes mais outras menos) a influência da comunicação social «MÉDIA E ABORTO»: Diferentes interpretações da mensagem que chega à população: Modelo semiótico Líderes de opinião Encoding-decoding Influência das questões sociais na recepção da mensagem VISIONAMENTO DO FILME «CANAVIAIS»

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE INQUÉRITOS: 1ºINQUÉRITO (OUTUBRO/NOVEMBRO): Medir a influencia da comunicação social na tomada de posição face ao referendo sobre a IVG Sondar e comparar resultados 2º INQUÉRITO (FEVEREIRO/MARÇO): Demonstrar o peso efectivo da comunicação social nos resultados finais TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: Código Deontólogico dos médicos «Sete Teses sobre o Aborto» «Aborto: causas e consequências» RESULTADOS DO TRATAMENTO DO 1º INQUÉRITO RESULTADOS DO TRATAMENTO DO 2º INQUÉRITO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

INQUÉRITOS 1º INQUÉRITO

2º INQUÉRITO

CONCLUSÕES BIBLIOGRAFIA: “Aborto: Causas e Soluções”, de Álvaro Cunhal O problema do Aborto é ainda visível no Portugal do século XXI. Ainda a prática do aborto clandestino é um flagelo social e são reunidos esforços para a sua resolução. A solução que Cunhal apresenta: legalização e permissão da prática abortiva em estabelecimentos autorizados é e foi uma bandeira eleitoral nestes últimos anos como forma de solucionar o problema Conclui-se que a questão do Aborto não se pode só considerar uma questão histórica, mas também uma questão evolutiva. As soluções apresentadas e os discursos dos defensores do SIM vão-se alterando tanto quanto os do NÃO. Por muito que sejam diferentes as situações e condições sociais, a questão será sempre posta e debatida…

“Sete teses sobre o aborto”, de Miguel Oliveira da Silva "Despenalizar, legalizar, liberalizar” A utilidade de uma nova legislação. Os médicos portugueses perante a interrupção de gravidez Objecção de consciência: natureza e limites A autonomia da grávida e o valor absoluto da vida humana O aborto cirúrgico e o aborto clínico E depois do referendo? A Assembleia da República, o SNS, as Clínicas privadas... Evitar o aborto: Educar para a sexualidade

INQUÉRITOS / RECOLHA DE INFORMAÇÃO: A comunicação social tomou de facto uma atitude perante esta questão É descodificável a partir do tipo de abordagens ao tema

FORMAS DE INTERVENÇÃO WORKSHOP SOBRE A QUESTÃO DO ABORTO DOCUMENTÁRIO TELEVISIVO/ESCRITO PEÇA DE TEATRO ACÇÃO DE FORMAÇÃO CARTAZES

BALANÇO FINAL DO TRABALHO POSITIVO: Interesse geral dos elementos do grupo pelo mesmo tema Ajuda extra-escolar (bibliotecas; financiamentos; disponibilidade) Ajuda a nível técnico e pessoal (professores; investigadores do ICS) Enriquecimento cultural / Esclarecimento sobre o tema em questão Aprendizagem prática de técnicas e métodos de investigação sociológica Aprendizagem de métodos de trabalho de grupo para futuros empreendimentos escolares / profissionais Hipótese de INTERVIR Facilidade de recolha de informação exaustiva Bom relacionamento profissional

NEGATIVO: Confusões relacionadas com a escolha do subtema Alguma incapacidade de organização Desigualdades a nível de empenho dos elementos do grupo Não - cumprimento de alguns prazos Deficiências a nível de material informático Limites de tempo que originam falta de preparação

ALGUMA DÚVIDA?