RUMO AO NÍVEL 3 Soeli T. Fiorini SPIN/SP Nov./1999.

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Transcrição da apresentação:

RUMO AO NÍVEL 3 Soeli T. Fiorini SPIN/SP Nov./1999

Agenda zIntrodução zRumo ao Nível 3 yNoções da ACP (KPA) yACP Nível 3 x Nível 2 yBarreiras yGastos yRetorno zCBA IPI zDados do SEI

Metas do Desenvolvimento Cronograma Custo Produtividade Lucro Satisfação do Cliente

Problema - Processo Imaturo zProcesso improvisado pelos praticantes e seus gerentes zNada é rigorosamente seguido ou aplicado zDependente das pessoas que realizam as atividades zProblemas com custo e cronograma zPouca visibilidade do progresso e qualidade z...

Processo Maduro zConsistente com a forma que o trabalho é realizado zDefinido, documentado e em melhoria contínua zVisivelmente mantido por todos zBem controlado - auditado e seguido zMedido zTecnologia usada de forma disciplinada

Solução MELHORIA DO PROCESSO

O que significa melhoria de processo? zReconhecer a lei da criatividade zMudar o comportamento das pessoas zProver mecanismos de feedback ymedições yverificações zEsforço e reforço contínuo ydinâmico - nunca estático...

Melhoria do Processo de Software - SPI zDefina um modelo yIDEAL (iniciar, diagnosticar, estabelecer, agir, implantar) yPDCA (planejar, fazer, verificar e agir) yCrie o seu modelo zOrganize-se ySumário do projeto zPriorize yavaliação

Conflitos, desafios e riscos de projetos SPI zConflito ycultura enraizada - processo e ideais zDesafio yimplantar o processo com poucos recursos e e no menor tempo possível zRisco yinstitucionalização

Rumo a Nível 3 N3

Foco no Processo da Organização Organization Process Focus - OPF

OPF x N2 zGerência de Requisitos yRequisito do cliente x SPI yProjeto SPI possui requisitos (ACPs, práticas) yProjeto SPI x status dos requisitos

OPF x N2 zPlanejamento do Projeto de Software yAtividades de SPI - faça um projeto yPlano de Ação/Melhoria x Plano de Projeto yPlano de transferência de tecnologia (cronograma...)

OPF x N2 zSupervisão e Acompanhamento de Projeto de Software yAcompanhe o projeto SPI xtamanho, esforço, custo, cronograma,... xacompanhar produtos produzidos xregistrar dados de replanejamento - histórico xrevisões xmedições (ex. trabalho dos PATs) xSQA

OPF x N2 zGerência de Configuração de Software yDocumentação do projeto SPI xPlano de ação, plano de gerência de configuração e plano de garantia de qualidade, treinamentos,... xPlanilhas de medições com status das áreas- chaves do processo (KPAs) xferramentas utilizadas no processo

OPF x N2 zGarantia de Qualidade de Software yrevisão/ auditoria de produtos do projeto SPI yApoio na institucionalização dos processos - feedback

OPF x N2 zGerência de Contrato de Software yDesenvolvimento de ferramentas para dar suporte xcasar com o tempo para institucinalização

OPF - Barreiras zComprometimento da gerência superior zRespeito aos membros do SEPG zRecursos alocados zMotivação e comprometimento das equipes zGerentes e engenheiros cépticos - mudança cultural zOrganizações com freqüentes mudanças

OPF - Gastos zRecursos SEPG ycoordenação, revisões, orientações, medições,... zTreinamento do SEPG zTreinamento para a organização yCMM e CBA IPI, processos, ferramentas,... zEquipes (PATs) zAvaliação (assessment)

OPF - Retorno do Investimento zRedução do risco yMelhoria planejada yMelhoria de processo coordenada e focada zEntendimento da capacitação do processo yAvaliações zAumento da capacitação do processo yAções de melhoria

Definição do Processo da Organização Organization Process Definition - OPD

Definição do Processo da Organização - OPD

OPD x N2 zGerência de Requisitos yparticipantes são os clientes que tem requisitos para melhoria de processos, procedimentos e definições de processos xrequisitos para criar padrão de documentação xrequisitos para diretrizes e critérios de adaptação xrequisitos para criar BB e biblioteca ypadronização das descrições de processos de gerência de requisitos

OPD x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software ypadronização das descrições de processos de planejamento, supervisão e acompanhamento xdescrições, templates, medições, padrões, procedimentos xestimativas no banco de dados

OPD x N2 zGerência de Configuração de Software ypadronização das descrições de processos de gerência de configuração ydescrições do processo de software padrão sob SCM yativos de processo gerenciados e controlados

OPD x N2 zGarantia de Qualidade de Software ypadronização das descrições de processos de garantia de qualidade de software yparticipa da aprovação dos processos yrevisa e/ou audita atividades e produtos de OPD

OPD x N2 zGerência de Contrato de Software ypadronização das descrições de processos de gerência de contrato de software ydefinição de um modelo de fábrica

OPD - Barreiras zNível de detalhes nas descrições de processos e notações p/ representar o proc. zBoas práticas geralmente não estão definidas e documentadas zDefinição de processo não ser entendida zEsquema do banco de dados limitado zMudanças durante a implantação/ institucionalização do processo

OPD - Gastos zDefinir padrão para doc. de processos zDesenvolver e documentar o processo zDesenvolver e manter guidelines de adaptação do processo zDefinir e/ou comprar e manter o BD de processo zEstabelecer e manter a biblioteca de documentação relacionada ao processo zTreinamentos, medições, pilotos,...

OPD - Retorno zUm processo e ativos -> Padronização zBase p/ gerar adaptações controladas zBD - possibilidade de medições e histórico para estimativas -> controle/ previsibilidade zBiblioteca de documentação - auxilia no aprendizado e institucionalização dos processos

Programa de Treinamento Training Program - TP

Programa de Treinamento - TP

TP x N2 zGerência de Requisitos yNecessidade de treinamento contínuo yTreinamento em métodos, técnicas...

TP x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto yNecessidade de treinamento contínuo yÊnfase em controles baseados em dados do BD e limites yPode-se incluir no plano de projeto as necessidades de treinamento

TP x N2 zGerência de Configuração de Software yNecessidade de treinamento contínuo

TP x N2 zGarantia da Qualidade de Software yNecessidade de treinamento contínuo yÊnfase em checklists padronizados

TP x N2 zGerência de Contrato de Software yNecessidade de treinamento contínuo yTreinamento de fornecedores

TP - Barreiras zOrçamento - dinheiro zFalta de suporte da gerência zFornecer o treinamento muito tarde zFornecer o treinamento muito cedo zFalta de instrutores

TP - Gastos zTreinamento para o grupo de treinamento zPadrões para preparação de cursos zLevantamento das necessidades de treinamento zProver o treinamento zManter registros de treinamentos zAvaliações independentes - consultores

TP - Retorno zCapacitação das pessoas yProdutividade yQualidade ySatisfação zInstitucionalização mais rápida

Engenharia de Produtos de Software Software Product Engineering - SPE

Engenharia de Produtos de Software - SPE

SPE x N2 zGerência de Requisitos yBase para as atividades de SPE yFoco na definição de requisitos -métodos

SPE x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software ydefinição de novas atividades a serem incluídas e acompanhadas no plano do projeto

SPE x N2 zGerência de Configuração de Software ydefinição de baselines de acordo com o ciclo de vida do processo de desenvolvimento de software estabelecido yintegração da ferramenta de gerência de configuração com as ferramentas de desenvolvimento

SPE x N2 zGarantia de Qualidade de Software ypassa a ter mais recursos para realizar revisões e auditorias -> procedimentos, métodos, padrões de SPE... yPassa a verificar traceability efetivamente

SPE x N2 zGerência de Contrato de Software yCláusulas no contrato, se necessário, para manter métodos, ferramentas e processos compatíveis yFábrica de software x atividades em conjunto, integração do produto...

SPE - Barreiras zMétodos e ferramentas pouco apropriados ou incompatíveis zMétodos e ferramentas pouco eficientes zProcesso pouco efetivo (ex. revisão por pares) zFalta de conhecimento técnico

SPE - Gastos zComprar ferramentas zCapacitar desenvolvedores nas técnicas e ferramentas zRastear e manter a consistência através dos produtos zDefinir e executar atividades de teste zColetar e analisar dados de defeitos

SPE - Retorno zConsistência através dos produtos zUso dos dados de defeitos para melhoria do processo zUso mais efetivo de ferramentas e métodos zMais controle e qualidade no desenvolvimento

Gerência de Software Integrada Integrated Software Management - ISM

Gerência de Software Integrada - ISM

ISM x N2 zGerência de Requisitos yBase para o desenvolvimento do plano de projeto yprocesso de gerência de requisitos -> adaptação do processo - ex. solicitação de mudanças (pequenas manutenções)

ISM x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software yEstabelecer limites para gerenciar tamanho, esforço, custo, dependências e caminhos críticos do cronograma e recursos críticos de computação yRiscos gerenciados - todos os eventos com reais possibilidades de impedir que o projeto alcance seus objetivos - plano de ger. riscos

ISM x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software yDesenvolver e revisar o processo do projeto - definido com base no padrão yPlano de projeto pode conter referências do padrão - registro do processo definido do projeto

ISM x N2 zGerência de Configuração de Software yPode-se definir baselines mínimas - acordando para a duração de projetos

ISM x N2 zGerência de Contrato de Software yContratada define e entrega produtos de acordo com os processos definidos (ex. classes de projetos)

ISM x N2 zGarantia de Qualidade de Software ySegue o processo de software definido para para o projeto xacesso ao banco de dados p/ planejamento, estimativa, acompanhamento xcoleta e fornecimento de dados ao banco de dados xgerência do projeto x...

ISM - Barreiras zNão existir um processo de software padrão na organização zPlanejamento, supervisão e acompanhamento do projeto ainda com problemas zAtivos serem difíceis de recuperar e usar zDefinir diretrizes e guias de adaptação claros e úteis

ISM - Barreiras zIdentificação errônea de classes de projetos/ manutenções e a adaptação necessária zResistência na documentação das manutenções zBanco de dados pouco utilizado - uso para planejar e estimar

ISM - Gastos zLevantamento de como adaptar zElaboração de diretrizes e critérios de adaptação - guias zAdaptação do banco de dados de processos - limites zAdaptação ferramentas para reconher tipos de projetos, templates,...

ISM - Retorno zProcesso definido de acordo com as características dos projetos - diminui a resistência ao uso de processos zAlertas anteriores ao acontecimento de problemas no projeto zPossibilidade de medições mais efetivas

Coordenação entre Grupos Intergroup Coordination - IC

Coordenação entre Grupos - IC

IC x N2 zGerência de Requisitos yBase para os acordos entre grupos envolvidos

IC x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento de Projeto yIncluir no plano de projeto os compromissos, responsáveis e dependências yOs compromissos e dependências são acompanhados

IC x N2 zGerência de Configuração de Software yDisponibilizar a ferramenta de SCM para todos os grupos envolvidos no projeto yEstabelecer as baselines em conjunto - controle

IC x N2 zGarantia de Qualidade de Software yincluir revisão/ auditoria de atividades e produtos de IC

IC x N2 zGerência de Contrato de Software yexigências de níveis de maturidade da contratada para trabalho em conjunto

IC - Barreiras zEstrutura organizacional rígida zFalta de respeito entre os grupos y procedimento de escalonamento problemas zDiferenças de cultura/ linguagem zDiferenças de níveis de maturidade zLocalização geográfica zCompatibilidade dos meios de comunicação

IC - Gastos zGerenciar compromissos e dependências entre grupos zRevisões técnicas zComunicação zTreinamentos - dinâmica em grupo, orientações

IC - Retorno zEstabelecimento de responsabilidades - falar com a pessoa certa zVisibilidade de dependências e compromissos por todos os grupos envolvidos zTratamento de questões que impedem o progresso - escalonamento zConhecimento - aumenta com trabalho em grupo

Revisões por Pares Peer Review - PR

Revisões por Pares

PR x N2 zGerência de Requisitos yRequisitos podem ser submetidos a uma reunião de revisão por pares

PR x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software yIncluir no plano de projeto atividades de revisão por pares yPlano de projeto pode ser submetido à revisão por pares yAções de melhoria para corrigir defeitos devem ser acompanhadas até sua conclusão

PR x N2 zGerência de Configuração de Software ycorreções de defeitos resultam em mudanças que precisam ser controladas

PR x N2 zGarantia de Qualidade de Software yrevê e/ou audita processo e atividades de revisão por pares ycobra evidências da reunião

PR x N2 zGerência de Contrato de Software yProdutos entregues pela contratada podem passar por uma revisão por pares

PR - Barreiras zPressões de cronograma zAcreditar que as peer reviews são demasiadamente caras zRevisões hostis zMedo de avaliações das pessoas zSeleção pouco apropriada de revisores zPouca experiência técnica dos revisores

PR - Gastos zTreinamento zPlanejamento zFazer zRegistrar dados - ferramenta

PR - Retorno zDescobrir defeitos cedo - menor custo zDados disponíveis para guiar os testes zDados para análise de processos zAumenta qualidade - diminui o custo do processo: retrabalho

Processo CBA IPI CBA IPI - CMM Based Appraisal Internal Process Improvement

Processo CBA IPI 1. Identificar o Escopo da Avaliação 8. Apresentar Draft dos Findings 4. Brief do Assessment aos Participantes 5. Administrar os Questionários 6. Examinar as Respostas dos Questionários 7. Iniciar a Revisão da Documentação 2. Desenvolver um Plano para a Avaliação 3. Preparar e Treinar a Equipe

Processo CBA IPI 2. Entrevistar os Líderes de Projeto ( individual 4) 7. Apresentar Draft dos Findings 8. Consolidar, Medir e Preparar Findings Final 9. Apresentar Findings Final 10. Conduzir uma Sessão Executiva 11. Elaborar Relatório Final para o SEI 1. Conduzir a Reunião de Abertura 5. Consolidar Informações 5. Consolidar Informações 5. Consolidar Informações 6. Preparar Draft dos Findings 3. Entrevistar Gerentes Intermediários (grupo) 4. Entrevistar Representantes de Áreas Func. (grupo 6-12) Revisão de documentos, Entrevistas de Foloow-up

Depois da conquista... Melhoria de processo é melhoria contínua

Dados do SEI - Maio 97 zNúmero de organizações iniciando SPI continua a aumentar zOrganizações da área comercial tem aumentado zAproximadamente metade das organizações que tem reportado tem menos que 100 funcionários zTransição de níveis: 2-3 tendem a ser mais rápidos e com menos variância

Dados do SEI - Maio 97 zOrganizações Nível 1 y Garantia de Qualidade de Software e Planejamento do Projeto de Software são as áreas-chave freqüentemente menos satisfeitas zOrganizações Nível 2 yDefinição do Processo da Organização, Gerência de Software Integrada e Programa de Treinamento são as áreas-chave menos satisfeitas.

Sucesso do projeto SPI CMM tem que ser uma conquista de todos