Antonio Carlos Tonini Maio / 2004

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Transcrição da apresentação:

Antonio Carlos Tonini Maio / 2004 MÉTRICAS DE SOFTWARE Antonio Carlos Tonini Maio / 2004 Antonio Carlos Tonini

AGENDA PARTE II Métricas para o cliente Métricas para o processo Métricas para a gestão Modelos da Qualidade Finalizando.... Antonio Carlos Tonini

Métricas para o tempo Calendário Qual a duração prevista ? Considerando-se: Tx.Produtividade = 80 % Produtividade teórica para um determinado tipo de projeto = 15 pf / hora Tamanho do projeto = 1520 pf Calendário= não se trabalha aos sábados, domingos e feriados Qual a duração prevista ? Produtividade mais realista = ______ Jornada diária mais realista= ______ Duração em horas: ________ Duração em dias : ________ Qual a data de término se o início ocorrer em 03 de maio ? 03/mai + __ dias uteis = ___ / ___ Qual a data de início se o término deve ocorrer em 17 de junho ? 17/06 – __ dias úteis = ___/____ Antonio Carlos Tonini

Métricas para o tempo Calendário Qual a duração prevista ? Considerando-se: Tx.Produtividade = 80 % Produtividade (sem a tx de produtividade) para um determinado tipo de projeto = 15 pf / hora Tamanho do projeto = 1520 pf Calendário= não se trabalha aos sábados, domingos e feriados Qual a duração prevista ? Produtividade + realista = 15 * 0,8  12 pf / hm Jornada diária = 8 h * 0,8 = 6,4 hm Duração em horas: 1520 pf / 12 pf / hm  126,7 hm Duração em dias : 126,7  6,4 = 19,8 dias úteis Qual a data de término se o início ocorrer em 03 de maio ? 03/mai + 19 dias uteis = 28 / mai Qual a data de início se o término deve ocorrer em 17 de junho ? 17/06 – 19 dias úteis = 21/05 Antonio Carlos Tonini

Tipos de métricas Recursos Processo Produtos (software) Clientes Gestão Antonio Carlos Tonini

Métricas de Clientes Objetivo: Medir e acompanhar o atendimento às necessidades dos clientes e usuários Métricas primárias: Quantidade de reclamações Satisfação = Realizado - Expectativa Quantidade de novos projetos Expectativas de novos negócios Tolerância a falhas (antiguidade como cliente/usuário) Capacitação metodológica e tecnológica Antonio Carlos Tonini

Métricas de Clientes Métricas secundárias: Índice de atendimento satisfatório Tendência ao desenvolvimento de novos serviços Tendência de capacitação tecnológica Antonio Carlos Tonini

Tipos de métricas Recursos Processo Produtos (software) Clientes Gestão Antonio Carlos Tonini

Métricas do Processo Objetivos: Acompanhamento do processo de desenvolvimento Acompanhamento com a aprendizagem do processo Acompanhamento da taxa de perfeição Acompanhamento da atualidade tecnológica Antonio Carlos Tonini

Métricas do Processo Métricas primárias: Mapeamento dos métodos de desenvolvimento Mapeamento das tecnologias utilizadas Mapeamento da infra-estrutura existente / necessária para o desenvolvimento Introdução de novos métodos (histórico) Plano de treinamento da equipe Capacitação metodológica e tecnológica Antonio Carlos Tonini

Métricas do Processo Métricas secundárias: Tamanho: estimado x entregue Produtividade do desenvolvimento total e por fase Esforço total e por fase do ciclo de vida Eficiência na remoção de defeitos Densidade de defeitos total, por fase, por equipe, por tipo de negócio, por ambiente computacional Impacto na introdução de novas metodologias Confiabilidade na entrega Longevidade dos software Atualidade dos treinamentos Antonio Carlos Tonini

Tipos de métricas Recursos Processo Produtos (software) Clientes Gestão Antonio Carlos Tonini

Métricas de Gestão Objetivos: Prover um mapeamento sobre a melhoria dos processos implantados Indicar a qualidade da mão de obra Indicar os níveis de satisfação dos clientes e usuários Indicar os níveis de investimento e despesas com tecnologia da Informação Medir a eficácia do uso da tecnologia Antonio Carlos Tonini

Métricas de Gestão Métricas secundárias: Estabilidade dos processos de desenvolvimento Taxa de melhoria do domínio de novas metodologias e tecnologias Gap tecnológico Índice de satisfação dos colaboradores / usuários Taxa de inovação tecnológica Taxa de inovação do acervo de sistemas Tendências da produtividade Tendência da qualidade Contribuição no ROI Índice de aderência às estratégias empresariais Produtividade entre as equipes Benchmarking com o mercado Crescimento da demanda por TI Antonio Carlos Tonini

MODELOS DA QUALIDADE CMM (Capability Maturity Model) CMMI (Capability Maturity Model Integration) (por estágio / contínuo) ISO 15504 (SPICE) ISO 12207 BOOTSTRAP Antonio Carlos Tonini

SW-CMM (Capability Maturity Model) Guia para melhoria contínua do processo de sw Estrutura básica para métodos confiáveis de avaliação Melhoria contínua Estabelecimento de metas 5. OTIMIZADO Documentação de um padrão 4. GERENCIADO Estabelecimento de uma política 3. DEFINIDO 2. REPETITÍVEL 1. INICIAL Compromisso em fazer Antonio Carlos Tonini

SW-CMM (Capability Maturity Model) Áreas chaves do processo (KPA’s) Nível 2 repetitível Nível 3 definido Nível 4 gerenciado otimizado Gestão dos requisitos Organização com foco no processo Gestão quantitativa do processo Prevenção de defeitos Planejamento do processo de sw Definição do processo da organização Gestão da qualidade do sw Gestão da mudança tecnológica Controle do processo de sw Programa de treinamento Gestão da mudança do processo Gestão do subcontrato de sw Gestão integrada de sw Garantia da qualidade de sw Engenharia do produto de sw Gestão de configuração Coordenação intergrupos Revisões conjuntas Antonio Carlos Tonini

SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) Evolução do CMM  melhoria dos processos: desenvolvimento de produtos e serviços aquisição e manutenção Representações: por Estágios – similar ao CMM Contínua – permite focar a melhoria que mais atende aos objetivos do negócio Antonio Carlos Tonini

SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) – por Estagios Estágios de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado Áreas de processo com: metas + práticas genéricas metas + práticas específicas Antonio Carlos Tonini

SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) – por Estagios Representação: Antonio Carlos Tonini

SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) – por Estágio Áreas chaves do processo (KPA’s) Nível 2 Gerenciado Nível 3 definido Nível 4 Gerenciado quantitativamente Nível 5 otimizado Gestão de requisitos Desenvolvimento dos requerimentos Desempenho do processo organizacional Inovação organizacional e disseminação Controle e monitoramento do processo Solução técnica Gestão quantitativa do projeto Análise casual e resolução Gestão de acordo com o fornecedor Integração do produto Medição e análise Verificação / validação Quality assurance do processo e do produto Foco no processo / treinamento organizacional Gestão de configuração Gestão integrada do projeto e do fornecedor Gestão de riscos Análise de decisão e resolução Antonio Carlos Tonini

SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) – contínua Estágios de maturidade: Nível 0 - incompleto, Nível 1 - desempenhado, Nível 2 - gerenciado, Nível 3 – definido, Nível 4 - gerenciado quantitativamente e Nível 5 - otimizado Áreas de processo com: metas + práticas genéricas metas + práticas específicas Antonio Carlos Tonini

SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) – contínua   SW-CMMI (Capability Maturity Model Integration) – contínua Avaliação dos processos: Antonio Carlos Tonini  

ISO 15504 (SPICE) Modelo SPICE (Software Process Improvement and Capability dEtermination) Governo britânico (1991) Definir processo de avaliação de sw para ajustar expectativas de contratação de sw e serviços Objetivos: Determinar a capacidade de um fornecedor Auxiliar na melhoria do processo de sw Instrumento de auto-avaliação 5 dimensões de processo x diversas operações: Fornecimento a clientes Engenharia Suporte Gestão Organização Antonio Carlos Tonini

ISO 15504 (SPICE) Antonio Carlos Tonini

ISO 12207 Modelo de ciclo de vida para os processo de software Classifica os processos em: primários ou fundamentais de suporte organizacionais Antonio Carlos Tonini

BOOTSTRAP Modelo europeu (Bootstrap Institute, 1993) Antonio Carlos Tonini

Obrigado. Antonio Carlos Tonini actonini@uol. com. br antonio Obrigado !!! Antonio Carlos Tonini actonini@uol.com.br antonio.tonini@poli.usp.br (11) 9292-3148 Antonio Carlos Tonini