Melhoria da Qualidade de Software utilizando o Modelo CMM

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Transcrição da apresentação:

Melhoria da Qualidade de Software utilizando o Modelo CMM Alexandre Gualter Msc em Ciência da Computação - COPPE/UFRJ Claudia Cappelli Mestranda em Sistemas de Informacao - IM-NCE/UFRJ

Melhoria da Qualidade Através do CMM Tendências Tecnológicas O que é o CMM O Projeto SPI - Software Process Improvement Implementação Process Quality Manual Resultados Esperados Conclusões Agenda

Tendências Tecnológicas - Século XXI Objetivos Tecnologia Totalmente Alinhada aos Objetivos do Business... ...Facilitando e Viabilizando o Crescimento com Qualidade. Para atender a este desafio a Área de Tecnologia deve: Definir um Padrão comum para desenvolver Sistemas, utilizando conceitos avançados da Engenharia de Software. O Processo de Desenvolvimento deve ser transparente e bem entendido pelos Usuários

Tendências Tecnológicas - Século XXI Vantagens Competitivas do Processo Definido Aderência do Produto às definições do Usuário Redução no Prazo de Entrega de Projetos Aumento da Qualidade do Produto entregue Diminuição de Erros em Produção Diminuição do Esforço de Manutenção

CMM é um Modelo de Qualidade aplicado a Software Mas afinal o que é o CMM ? CMM é um Modelo de Qualidade aplicado a Software Projeto A Projeto B Projeto C Projeto x Sistemas SIX SIGMA Hardware CMM Software

Os 5 Níveis do Processo de Maturidade do Software Melhoria Contínua OPTIMIZING 5 Processo Previsível (Métricas) MANAGED 4 Processo Padrão Customizável DEFINED 3 Processo Disciplinado REPEATABLE 2 INITIAL 1

Capability Maturity Model (CMM) Level 4 - MANAGED Level 5 - OPTIMIZING Quality Improvement Focus Level 3 - DEFINED Organization Process Focus Organization Process Definition Integrated Software Management Software Product Engineering Intergroup Coordination Peer Reviews Training Program Organization Focus Key Process Areas Level 2 - REPEATABLE Requirements Management Software Project Planning Software Project Tracking Software Subcontract Management Software Quality Assurance Soft. Configuration Management Project Focus Level 1 - INITIAL Ad Hoc

Implementation or Institutionalization Capability Maturity Model (CMM) Maturity Levels indicate contain Goals Key Process Areas organized by achieve Common Features Process Capability contain address Key Practices Implementation or Institutionalization describe Infrastructure or Activities

Data Description

Summary Information

Summary Information

O Projeto SPI - Sofware Process Improvement Objetivos Padronização e documentação do processo de desenvolvimento. Estabelecimento de um planejamento de projetos com base histórica. Aumento da automação do processo de desenvolvimento. Definição de métricas quantitativas e mecanismos de peer review para avaliação dos produtos de software. Aumento da qualidade do produto entregue ao usuário. Diminuição do prazo de entrega dos produtos de software aos usuários. Foco no aprimoramento contínuo.

Passos para Implementação do Projeto SPI Elaboração do Plano de Ação Estabelecimento do Steering Commitee Definição dos PAT’s - Process Action Teams Definição dos Processos Realização dos Pilotos Implantação dos Processos Avaliação - Mini-Assessment Treinamento nos novos processos Assessment (CBA-IPI) formal da SEI

Estrutura dos Process Action Teams (PATs) Steering Committee KPA Manager Report Report PAT

Fluxo Típico de Trabalho de um PAT Criar Planos de Ação para cada PAT. Treinar especificamente aos membros do PAT. Pesquisar Informações da Organização e Indústria na Área Específica. Avaliar o Processo com base nos níveis atuais do CMM. Desenvolver Plano Detalhado. Desenvolver e Documentar Processos da KPA. Selecionar Projetos Pilotos. Desenvolver plano de Implementação de Piloto. Apresentar e Divulgar novo processo ao Steering Comitee. Pilotar e Revisar o Piloto. Revisar o novo Processo com base no Piloto. Liberar para utilização em larga escala. Avaliar e melhorar continuamente o processo Participar como co-responsável dos Assessments

SEPG - Software Engineering Process Group Focos deste Grupo Garantir a adoção do CMM na área de Tecnologia Coordenar o aprimoramento do processo Dar consultoria e suporte ao processo de desenvolvimento Ministrar treinamentos em Engenharia de Software

Gerência de Configuração e SQA Process Quality Manual I D Desv A I D Dn C C V Im pI Gerência de Configuração e SQA Atividades de Gerência do Processo (Planos, Revisões, Estimativas,...) Atividades de Teste (Planos, Revisões, Estimativas,...)

Produtos de Trabalho em cada Fase Inicialização Statement of Work Estimativa 1 Definição Estudo de Viabilidade Contrato de Software Plano do Projeto Análise de Risco Modelo Lógico e Funcional DRS Estimativa 2 Information Security Plan Peer Review

Produtos de Trabalho em cada Fase Design Telas e Relatórios Diagramas de Módulos Testes Case Especificação Física Especificação de Módulos Plano de Teste de Software Plano de Teste de Aceite Análise Preliminar de Impacto Information Security Peer Review Construção Manual do Usuário Plano de Implantação Codificação Teste Peer Review

Produtos de Trabalho em cada Fase Verificação Teste de Aceite Análise de Impacto Aprovação Information Security Implantação Treinamento Aprovação Pós-implantação Análise dos Resultados

Produtos de Trabalho Periódicos Controle de alterações de Requisitos Medições Acompanhamento de projetos Revisões Estimativas

Resultados Esperados Melhoria das Estimativas de Software 140%  Over/Under Percentage    0%                                                                                                                                                       -140% Without Historical Data Variance between + 20% to - 145% (Mostly Level 1 & 2) Without Historical Data Variance between - 20% to + 20% (Level 3) Based on 120 projects in Boeing Information Systems

Resultados Esperados 35% 22% 5.0 19% 39% de GANHO em produtividade por ano 22% de pecentual de erros detectados previamente 5.0 de retorno em cada dollar investido 19% de redução do prazo de entrega 39% de redução de erros após a entrega Resultados de Software Process Improvement em 13 Organizações. Dados fornecidos pelo SEI

Conclusões O sucesso do processo de melhoria de qualidade em software depende de: Objetivos de tecnologia baseados nos objetivos das áreas de negócio; Suporte da alta gerência; Conhecimento do processo por todos os envolvidos; Participação dos usuários no processo de desenvolvimento; Forte Cooperação entre áreas de tecnologia.

RESULTADO FINAL USUÁRIOS TECNOLOGIA LUCRO MARKET SHARE QUALIDADE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES QUALIDADE REDUÇÃO DO CICLO DE TEMPO REDUÇÃO DE ERROS