Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura
Advertisements

18/12/12 – Brasília - DF.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito
Prof. Ms. Vagner Custódio
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Apresentação do Projeto
Classificação oficial dos meios de hospedagem
OFERTA TURÍSTICA Profª. Fernanda Alves.
RECIFE ESTRUTURADO PARA O TURISMO DE SAÚDE
Apresentação do Projeto Copa 2014
A importancia economica do Esporte para o Rio de Janeiro
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Apresentação do portal do turismo mineiro:
OBJETIVOS DO PROGRAMA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
U. Desenvolvimento e Inovação - Serviços
LEGADO FÍSICO, INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO E SOCIAL DA COPA
Comércio e Serviço. Encontro Sebrae de Negócios Oportunidades para 2014.
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA
O Custo dos Estádios.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Turismo: planejamento, diálogo e futuro 10º Fórum Panrotas 13 de março de 2012.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Balanço Geral: Ações de Transparência na Bahia
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
CATEGORIAS DE.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
PROGRAMA EXECUTIVO PARA FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO BE INVENTIVE SCMC.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
Ações estratégicas no turismo:
TURISMO RURAL BRASIL.
/ 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 10 de novembro de 2011.
SEM PERDER A autenticidade
4º Período Ciências Contábeis
Assessoria Econômica da FEDERASUL
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Empresa Junior.
CARTILHAS.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
¨Copa do Mundo de 2014: Impactos no Turismo Brasileiro¨ João Carlos de Andrade.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio TURISMO RURAL Prof. Thiago Meneghel.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
“O ideal ainda é a alma de todas as realizações” Getúlio Vargas.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
Transcrição da apresentação:

Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014 Painéis Setoriais Turismo Rural Andréia Roque IDESTUR BRASIL RURAL Recife, 26 de julho de 2011

MODERNIDADE BENCHMARKING EM TURSMO RURAL e NATUREZA PERU Caminho para o futuro Encontro SEBRAE de Negócios Oportunidades para 2014 MODERNIDADE BENCHMARKING EM TURSMO RURAL e NATUREZA PERU

O Brasil receberá aproximadamente Raio-X Turistas - COPA 2014 O Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas para a Copa do Mundo Cada um deles deve gastar, em média, R$ 11,4 mil em solo brasileiro. Ministério do Turismo

QUEM ESTAREMOS ESPERANDO “É um turista relativamente jovem, o que significa que teremos novas oportunidades para atraí-lo em outra oportunidade. Ele será um verdadeiro propagandista do Brasil lá fora."  José Francisco de Salles Lopes Diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo

ENCONTRAR TURISMO RURAL BRASIL

TURISMO E PRODUÇÃO ASSOCIADA O SEBRAE e Fundação Getúlio Vargas (FGV) Listaram 9 setores da economia beneficiados com a realização do campeonato de futebol. Construção civil Tecnologia da informação Turismo Produção associada ao turismo Agronegócio Madeira e móveis Têxtil e confecção Comércio varejista Serviços

TURISMO E PRODUCAO ASSOCIADA AO TURISMO O crescimento da demanda virá acompanhado de um aumento do nível de exigência. Trata-se de um grande desafio, as empresas deverão ficar mais fortes, gerarão mais empregos e aumentarão seu faturamento Mapa de oportunidades Realização de Negócios Desenvolvimento Setorial

IDESTUR Turismo Rural Copa de 2014 Objetivo Mapear a realidade nacional e local considerando localidades próximas as 12 cidades-sede anunciada pela FIFA Motivar as micro e pequenas empresas (MPE) a se preparem de forma planejada para as chances geradas pelo mundial de futebol

PERNAMBUCO Estádio da Copa será em São Lourenço da Mata Hospedagem - Regras da Federação Internacional permitem que hotéis a um raio de até 120 km da sede principal integrem a rede que servirá à Copa, Atrativos, destinos e vivencias não há limites de km, só há limites de possibilidades

Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/index.jsp Padrão internacional de Hotelaria para a copa 2014 SBClass conta com experiência e credibilidade do Inmetro Requisitos Infraestrutura vinculados às instalações e aos equipamentos ( ex tamanho das camas padrão internacional ; Serviços - vinculados à oferta de serviços; Sustentabilidade - vinculados às ações de sustentabilidade (uso dos recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, de forma que o atendimento das necessidades atuais não comprometa a possibilidade de uso pelas futuras gerações).

Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem Hotel Fazenda Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo. Para que o tipo HOTEL FAZENDA, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo). Cama e Café Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida. Para o tipo CAMA & CAFÉ, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a quatro estrelas (máximo). Hotel Histórico Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos. Para o tipo HOTEL HISTÓRICO, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo). Pousada Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs. Para o tipo POUSADA, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

PROGRAMA DE MOBILIZAÇÃO DO TURISMO LOCAL E DE BASE COMUNITARIA Função das oportunidades geradas pelos megaeventos internacionais com destaque para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 Registrou e cadastrou projetos que propõe ações eficazes capazes de agregar valor e qualidade para os roteiros turísticos já existentes Pernambuco vários projetos estão sendo cadastrados Convenio Ministério do Turismo e IBAM http://www.idestur.org.br/navegacao.asp?id_menu=2&id_conteudo_exibir=101

Principais ações Turismo Rural para COPA Necessidade de modernizar para Bem Receber na Copa ( Charme e qualidade são características inerentes a Pernambuco Meta e de capacitar 360 mil profissionais Cursos destinados a capacitar profissionais da linha de frente www.bemrecebercopa.com.br Entidades que devem ser contatadas ( ABIH, FBHA, ABRASEL, CONTRATUH, ABETAR, ABETA, ABLA, CBC Convention, BRAZTOA

Políticas Profissionais Fórmula do Sucesso Políticas Públicas Políticas Privadas Políticas Profissionais

Engenhos de açucar em Pernambuco, Paraiba e Alagoas QUAL O NOVO DESTINO RURAL QUE A BRASIL RURAL DEVE PROMOVER PARA 2014 www.brasilrural.tur.br 0% Pampas Gauchos 33,3% Cacau na Bahia 25,0% Engenhos de açucar em Pernambuco, Paraiba e Alagoas Barões do Café no Rio de Janeiro 8,3% Serras Catarinenses - Santa Carina Gastronômia em Goiás Agroturismo no Espírito Santo Outro

LEGADO O Legado - Essa é a palavra-chave do pós Copa. Fora as obras de infra-estrutura e as melhorias em diversos setores da economia, um dos maiores legados que a Copa pode proporcionar é o estímulo à formalização “José Henrique Damiani - Professor do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da ESPM Turismo Rural Formalização da Atividade Reconhecimento como atividade participante do universo do turismo brasileiro Reconhecimento do Brasil como um destino mundial de Turismo Rural

ANDREIA ROQUE INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL WWW.IDESTUR.ORG.BR BRASIL RURAL OPERADORA DE EXPERÎENCIAS WWW.BRASILRURAL.TUR.BR