Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questões Operacionais e Estratégias de Superação
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Programa Bolsa Família
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Senarc: atribuições institucionais
Ministério da Educação André Lázaro Secretário
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Carlos Henrique Gaguim Governador
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
CENSO ESCOLAR 2007.
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar – Programa Bolsa Família. Fortaleza, 10 de março de 2008.
FREQÜÊNCIA ESCOLAR DE FORTALEZA
Programa Bolsa Família Freqüência Escolar Projeto Presença
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
“Entidades e organizações de assistência social”
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Programa Bolsa Família: Enfoque no Controle Social Conferência Estadual de Assistência Social Santa Catarina, 09 de Outubro de 2009.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Palestra Gerência do Plano Diretor – 26/Fev/14
MINISTÉRIO DO ESPORTE CENESP UFRGS REDE CENESP GESTORES ESTADUAIS
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programa Bolsa Família
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
“Universidade e Escola”
lll REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
l REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Superintendência de Transferência de Renda
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
Videoconferências PROGRAMA BPC NA ESCOLA Brasília, 11 de março a 20 de maio de Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Transcrição da apresentação:

Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008

FREQUÊNCIA ESCOLAR Acompanhar a freqüência escolar constitui meio de comprovar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes a um direito fundamental, que é o direito à educação.

Acompanhamento da Freqüência Escolar Condição consolidada pelo PBF na sua construção Fica definido que a responsabilidade de acompanhar a freqüência escolar cabe ao MEC

Acompanhamento da condicionalidade em educação O MEC passa a acompanhar a Freqüência Escolar a partir do bimestre out/nov 2004 Referências básicas : .Lei 10.836 de 09/01/2004 – cria o PBF .Decreto 5.209 de 17/09/2004 - regulamenta .Portaria Interministerial 3.789 de 17/11/2004 – normatiza o acompanhamento da condicionalidade em educação .TERMO DE ADESÃO (2005) – Concretiza o compartilhamento de compromissos.

Termo de Adesão assinado pelo prefeito ( Portaria GM/MDS Nº 246, de 20 de maio de 2005): -Cláusula Quarta – alínea IV : “Promover, em articulação com os Governos Federal e Estadual, o acesso dos beneficiários do Programa Bolsa Família aos serviços de educação e saúde, a fim de permitir o cumprimento das condicionalidade pelas famílias beneficiárias;” -Cláusula Quarta – alínea V : “Acompanhar o cumprimento das condicionalidades pelas famílias beneficiárias, em especial atuando nos casos de maior vulnerabilidade social;”

Decreto Nº 6.094 / Abril 2007- PDE -Plano de Metas - Compromisso Todos pela Educação -Art 2º - Inciso III : “Acompanhar cada aluno da rede individualmente, mediante registro de sua freqüência e do seu desempenho em avaliações, que devem ser realizadas periodicamente;” -Art 2º - Inciso V : “Combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não-freqüência do educando e sua superação;”

Estratégias de ação Utilização do sistema emergencial da Caixa Capacitação de técnicos nos municípios Avaliação das dificuldades no sistema em uso Pensar a construção de sistema próprio do MEC Disponibilização do Sistema MEC de Freqüência Escolar a partir de 18/12/2006

Informações geradas pelo acompanhamento da FE Alunos com freqüência igual ou superior a 85% Alunos com freqüência inferior a 85% Motivos da baixa freqüência .Motivos justificados .Motivos não justificados Alunos sem informação de freqüência .Não localizados .Em escola ativa que não prestou informação .Em escola não identificada e sem informação de freqüência

.Operador Municipal Auxiliar .Operador Diretor de Escola Sistema MEC de acompanhamento da Freqüência Escolar -Construção de rede de parcerias municipais .Operador Municipal Máster( área da educação) .Operador Municipal Auxiliar .Operador Diretor de Escola

-Operador Estadual Auxiliar Construção de rede de parcerias estaduais -Operador Estadual Máster -Operador Estadual Auxiliar .No Estado do Ceará a Operadora Estadual Máster é BETÂNIA MARIA GOMES RAQUEL.

Fev/Mar Abr/Mai Jun/Jul Ago/Set Out/Nov

73.992 225.448 211.401 126.697 120.489 Fev/Mar Abr/Mai Jun/Jul Ago/Set Out/Nov

Muito Obrigada, à APRECE à UNDIME Ceará à Secretaria de Estado de Educação/CE à Coordenação Estadual do PBF à Operadora Estadual Máster aos Prefeitos e Secretários presentes e aos nossos parceiros do dia-a-dia que são os operadores municipais Contato : frequenciaescolar@mec.gov.br (61) 2104 6290/6124/6044/6058/6097/6286