As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Políticas de Educação de Jovens e Adultos
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Inclusão Digital e Uso de Tecnologias Educacionais nas Escolas
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Educação Escolar Indígena
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Proteção Social Especial
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Contexto de atuação do CME
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Compromisso Todos pela Educação
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Conferência Municipal de Educação
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Fórum Nacional de Educação
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Compromisso Todos pela Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo Ricardo Henriques Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação X Encontro Nacional do Fórum de Educação MEC/CNE/ UNESCO Brasília, 5 de Julho de 2005

Apresentação Políticas Públicas de Inclusão; Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade; Desenho da Política Educacional; Monitoramento e Avaliação da Política Educacional.

Políticas Públicas de Inclusão Social Diagnóstico da Tradição das Políticas Públicas no Brasil : - ‘Crescimentismo’ Econômico; - Naturalização da Desigualdade; - Política social: residual, fragmentada e de caráter compensatório.

Políticas Públicas de Inclusão Social Projeto de Desenvolvimento do Governo Lula: Crescimento econômico com inclusão social e redução da desigualdade Política Econômica e Política Social construir uma relação de equivalência entre o princípio da EQÜIDADE e da EFICIÊNCIA

Políticas Públicas de Inclusão Social Planejamento e Avaliação; - Monitoramento das Condições Sociais; - Cartografia da Política Social; - Avaliação. Participação Social e Cidadania; - Participação no (Re)Desenho de Programas e Ações; - Controle Social; - Qualificação da Gestão; Coordenação, Integração e Regulação Coordenação horizontal; Coordenação federativa (união, estados e municípios); Integração de Programas.

Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Diagnóstico - Distribuição heterogênea da Educação de Qualidade – origem e perpetuação da desigualdade - Educação como prioridade – dívida educacional e exclusão cognitiva - Dívida social com aqueles que não tiveram acesso ou foram expulsos do sistema de ensino - Educação e redução da desigualdade : “condição necessária, mas não suficiente” - “Mínimos de eqüidade social para educar”

Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Diagnóstico - Escolas como “máquinas de exclusão” – ambientes familiar e comunitário idealizados; - Fragilização da Escola como espaço de socialização e individualização - Escolas como o último espaço republicano em “estado de potência”.

Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade “Republicanização” dos Sistemas de Ensino: - Equilíbrio entre universalismo e diferencialismo; - Diversidade (étnica, cultural e regional) “tratar desigualmente os desiguais”; - Mobilização e valorização dos saberes locais; - Integração entre escola e comunidade.

Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Multidimensionalidade - Complexidade Equidade Ciclos de Vida Fragmentação Social Diversidade : gênero, étnica (raça, religião), cultural, regional Sistemas de Incentivos e Financiamento Democratização Acesso Permanência Qualidade Alunos Professores Participação Gestão

Inclusão Educacional e Redução da Desigualdade Educação como Pêndulo da Política Social: arranjos institucionais intersetoriais e integrados no território Enfrentamento da desigualdade combinando conteúdos compensatório e estrutural de forma integrada

Desenho da Política Educacional Descentralização – Autonomia e Dinamismo Local - Tensão entre Autonomia e Abandono; - Falsa dicotomia entre indução (governo central) e participação (local). Identificação de boas práticas – Replicabilidade - Banco de boas práticas – certificação; - Generalizar experiências exitosas.

Desenho da Política Educacional Acordo político - Planejamento; - Institucionalidade; - Reconhecimento social; - Maior probabilidade de continuidade. Efetividade nas escolas: - Política pedagógica; - Formação de professores; - Conteúdos curriculares; - Material didático e pedagógico; - Sistemas de gestão.

Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais Objetivos Gerais: - Instrumentos de Gestão Central (redesenho e correção de rumos); - Instrumentos de Conhecimento e Gestão Local; - Assistência Técnica (formação de diretores e professores). Sistema de Informações – elementos básicos - Censo Escolar; - Freqüência.

Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais Sistema de Avaliação (estrutural e procedimental) - Alunos (aprendizagem); - Escolas (gestão, infra-estrutura, diretores); - Professores (qualificação, esforços relativos); - Participação (família, comunidade).

Desenho da Política Educacional Transmissão : Política Práticas Governo Federal Estados Escolas Diretores Professores Municípios Escolas Monitoramento e Avaliação (diretrizes) Efetividade nas Escolas Política Pedagógica Formação Professores Conteúdos Curriculares Material Didático e Pedagógico Sistemas de Gestão