DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
SEED – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO SETOR DE RECURSOS HUMANOS Distribuição de aulas Prevista para acontecer.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
2. Como Criar uma Proposta de Projeto/Programa de Extensão
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Manual de Orientações para bolsistas CAPG
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FÓRUM NACIONAL DOS DIRETORES DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – FNODCF XXI REUNIÃO.
ENCONTRO TÉCNICO “ARTICULAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO” Brasília-DF, 01 de abril de 2008.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Ministério da Educação
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Incremento de estudantes na Pós-Graduação de 2006 a 2011 Mestrado: 49% Doutorado: 94% Incremento de estudantes na Pós-Graduação de 2006 a 2011 Mestrado:
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Sistema Universidade Aberta do Brasil
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB 1º Colóquio Brasileiro.
Estágio Supervisionado
Coordenação de Orçamento e Custeio Prestação de contas.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Programas - CGPR Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Lote 06 – Bloco.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E TRABALHO VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/UNIR/CNPq 2015/2016 Porto Velho-RO, 03 de março de 2015.
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Processo do DS / REUNI CAPES 1 – Cadastramento de bolsista 2 – Cancelamento de bolsista 3 – Suspensão de bolsista.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

BOLSAS PARFOR Legislação Diretoria de Educação Básica Presencial Plano Nacional de Formação dos professores da Educação Básica BOLSAS PARFOR Legislação Lei nº 11.273, de 06/02/2006 que autoriza a concessão de bolsas de estudo e pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores da educação básica; Resolução nº 48, de 04/09/2009 que estabelece as orientações e diretrizes para a concessão de pagamento de bolsas de estudo e pesquisa do PARFOR no SGB; Portaria conjunta da CAPES/CNPq nº 01, de 28/10/2009 que autoriza a participação e estabelece a forma do pagamento dos bolsistas de produtividade do CNPq no PARFOR. 2

2. Modalidades e valores de bolsas do PARFOR Diretoria de Educação Básica Presencial Plano Nacional de Formação dos professores da Educação Básica BOLSAS PARFOR 2. Modalidades e valores de bolsas do PARFOR Modalidade de bolsa Requisitos Valor Coord. Geral I Coord. de Curso I Profº. Pesq. I Formação superior e 3 anos de atuação no magistério superior R$ 1.200,00 Coord. Geral II Coord. de Curso II Profº. Pesq. II Formação superior e 1 ano de atuação no magistério superior ou título de mestrado ou doutorado ou vinculação a programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado R$ 900,00 3

BOLSAS PARFOR 3. Forma de pagamento Diretoria de Educação Básica Presencial Plano Nacional de Formação dos professores da Educação Básica BOLSAS PARFOR 3. Forma de pagamento As bolsas são pagas diretamente ao bolsista, mediante depósito em conta benefício, aberta pelo FNDE em agência indicada pelo bolsista (cadastrada no SGB). 3.1 Período de concessão das bolsas Coordenador Geral – concedida a partir do mês que antecede o início dos cursos; Coordenador de curso – concedida a partir do mês que começar o curso; Professor pesquisador – Concedida a partir do início de sua atuação no curso. É paga por um período de até seis meses, permitida a renovação. 4

BOLSAS PARFOR 3. 2 Documentação necessária Diretoria de Educação Básica Presencial Plano Nacional de Formação dos professores da Educação Básica BOLSAS PARFOR 3. 2 Documentação necessária Coordenador geral – ofício do dirigente indicando o coordenador geral na IES; Termo de Compromisso (TC) (Anexo II) e Formulário de Cadastramento (FC) (Anexo III). O original deve ser encaminhado, devidamente assinado para a DEB/CAPES; Coordenador de curso e professore pesquisador - TC e FC devidamente assinados. Uma cópia destes documentos devem ser encaminhados á DEB/CAPES acompanhada da Relação semestral de bolsista; Relação semestral de bolsistas. 3.3 Todos estes documentos devem ser mantidos arquivados na IES. 5

Diretoria de Educação Básica Presencial Plano Nacional de Formação dos professores da Educação Básica BOLSAS PARFOR 4. O Sistema de Gestão de Bolsas (SGB)- O SGB está disponível no sítio http://sgb.fnde.gov.br ; A CAPES é responsável pelo cadastramento do Coordenador Geral; O coordenador geral é responsável pelo cadastramento do coordenador de curso e do professor pesquisador. 4.1 Todo cadastramento no SGB somente pode ser feito mediante o TC e o FC, devidamente assinados. 4.2 não é permitido o acúmulo de bolsas, mesmo que o bolsista desempenhe mais de uma função no PARFOR ou em outro programa da CAPES, salvo nos casos disciplinados por esta Fundação. 6

Diretoria de Educação Básica Presencial Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica Equipe DEB/PARFOR Nome Fone E-mail E-mail institucional de bolsas Bolsas.parfor@capes.gov.br Alba – Coordenadora Geral da CGDOC 2022 6554 Alba.rossi@capes.gov.br Maria de Fátima (Coordenadora) 2022 6555 Maria.genofre@capes.gov.br Izabel 2022 6569 Izabel.pessoa@capes.gov.br Lorena 2022 6557 lorenad@capes.gov.br Mariana 2022 6558 Mariana.fontes@capes.gov.br Keyla 20226558 keylas@capes.gov.br Eliza (consultora) 2022-6552 Eliza.araujo@capes.gov.br Marina (consultora) 2022 6553 Marina.cesana@capes.gov.br Lise 2022 6567 liseb@capes.gov.br Adriano 2022 6556 Adriano.marini@capes.gov.br Bruno Bruno.lima@capes.gov.br Manoel 2022 6563 Manoel.siqueira@capes.gov.br Ninna Ninna.araujo@capes.gov.br Paloma Paloma.fonseca@capes.gov.br 7