Visão Geral das Normas ISO 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO EM SERGIPE Marcel Menezes Fortes 23/08/2007
1 Normas 2 Fundamentação Teórica 3 Os principais requisitos 4 Roteiro de implantação e certificação 5 Ganhos com a Gestão
Normas 1 2 Fundamentação Teórica 3 Os principais requisitos 4 Roteiro de implantação e certificação 5 Ganhos com a Gestão
Produtos intencionais Insumos Produtos não-intencionais Perigos e riscos para segurança e saúde Produtos intencionais Insumos Produtos não-intencionais Aspectos e Impactos ambientais
ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de SGQ/SGA) Qualidade ISO 9001:2000 + NBR ISO 16001:04 + Critérios de Excelência da FNQ, etc. = Sistemas de Gestão Integrada Meio-ambiente Saúde Ocupacional ISO 14001:2004 OHSAS 18001:1999 BS 8800 Segurança + ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de SGQ/SGA) OHSAS 18001:1999 BS 8800
Fundamentação Teórica 1 Normas 2 Fundamentação Teórica 3 Os principais requisitos 4 Roteiro de implantação e certificação 5 Ganhos com a Gestão
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Planos O que e como fazer A P Problemas ? Agir /MUDAR Meios Educar e Treinar Verificar o que foi feito Fazer Medindo C D
6 procedimentos documentados NBR ISO 9001:2000 SGQ ISO 9001 C L I E N T C L I E N T RESPONSABILIDADE GERENCIAL Satisfação MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA Requisitos GESTÃO DE RECURSOS PRODUÇÃO DO PRODUTO/ PRESTAÇÃO DO SERVIÇO Produto Serviço ENTRADA SAÍDA 6 procedimentos documentados 139 deve/devem 19 registros
Verificação e ação corretiva Implementação e Operação NBR ISO 14001:2004/OHSAS 18001:1999 Melhoria Contínua Política Análise crítica A P Planejamento C D Verificação e ação corretiva Implementação e Operação SGA ISO 14001 SGSS OHSAS 18001
NBR ISO 16001:2004 Melhoria Contínua A P C D SGRS ISO 16001 Política Medição, análise e melhoria A P Planejamento C D Requisitos de documentação Implementação e Operação SGRS ISO 16001
Os principais requisitos 1 Normas 2 Fundamentação Teórica 3 Os principais requisitos 4 Roteiro de implantação e certificação 5 Ganhos com a Gestão
Requisitos Específicos e Requisitos comuns Política Planejamento Aspectos e impactos Perigos e Riscos Requisitos legais Objetivos, metas e programas
Requisitos Específicos e Requisitos comuns Implementação e Operação Recursos, funções, responsabilidades e autoridades Competência, Treinamento e Conscientização Comunicação Documentação Controle de documentos Controle Operacional Preparação e resposta a emergências
Requisitos Específicos e Requisitos comuns Verificação Monitoramento e medição Avaliação de atendimento a requisitos legais Não-conformidade, ação corretiva e preventiva Controle de registros Auditoria interna Análise pela Administração
Roteiro de implantação e certificação 1 Normas 2 Fundamentação Teórica 3 Os principais requisitos 4 Roteiro de implantação e certificação 5 Ganhos com a Gestão
ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DECIDIR IMPLANTAR; DEFINIR ESCOPO; TREINAR/CONSCIENTIZAR PESSOAL; REALIZAR DIAGNÓSTICO; PREPARAR PLANO DE TRABALHO; DESENVOLVER PLANO DE TRABALHO COM ANÁLISES CRÍTICAS PERIÓDICAS; 89
ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO FORMAR AUD. INTERNOS, ELABORAR PL. DE AUD. E CUMPRIR; REALIZAR AUDITORIA DE PRÉ-CERTIFICAÇÃO/RESOLVER N.C.; REALIZAR AUDITORIA DE AVAL. INICIAL/RESOLVER N. C.; CERTIFICAR E MANTER... 89
DIGA O QUE FAZ FAÇA O QUE DIZ PROVE
Ganhos com a Gestão SGI 1 Normas 2 Fundamentação Teórica 3 Os principais requisitos 4 Roteiro de implantação e certificação 5 Ganhos com a Gestão
Ganhos com a Gestão Diferencial competitivo num mercado totalmente aberto; Oportunidade para alavancar imagem; Melhor gestão dos processos e análise crítica global; Maior conscientização; Melhor desempenho organizacional e maior satisfação das partes interessadas; 20
Ganhos com a Gestão Estabelecimento e implementação de medições; Mobilização do pessoal na busca de prevenir, solucionar problemas; Maior conhecimento/cumprimento da Legislação; Possibilitar o registro do conhecimento; 21
Ganhos com a Gestão Maior envolvimento/comprometimento nas questões relacionadas ao Sistema de Gestão; Maior aproximação entre as pessoas; Melhor rastreabilidade; Melhor controle documental; Maior confiabilidade dos processos, atividades, produtos e serviços, etc. 22
“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” Peter Drucker OBRIGADO !!! “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” Peter Drucker Marcel Menezes Fortes Desenvolvimento de Sistemas de Gestão/ Práticas de Gestão/ Petrobras Movimento Competitivo Sergipe marcel@petrobras.com.br tel.: 99778949 (079)