Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes Objetivo: Fortalecimento e ampliação da rede, buscando maior aproximação com os clientes do PGQP Descrição: Proporcionar a multiplicação de informações do PGQP nas respectivas áreas de atuação dos Comitês Setoriais/Regionais e demais parceiros, visando a melhoria de desempenho e fortalecimento da rede. Indicadores: Número de Comitês Verdes 2. Avaliação de desempenho das organizações com TA relacionadas ao Comitê
Processo: Comitês Identificação de Necessidade de um novo Comitê Identificação da entidade e lideranças Nomeação e Instalação Suporte e implantação Avaliação de desempenho Alinhamento estratégico Documentos relacionados: MQ 01 – Manual da Gestão – PGQP PSQ 02 - Desenvolvimento e Criação de comitês PSQ 11 – Aquisição – Fornecedores de Atividades Voluntárias Regulamento para Comitês GAMA
Comitês Regionais e Setoriais Número de Comitês - 79 41 Comitês Regionais 38 Comitês Setoriais Indústria Serviços Comércio Agricultura Serviço Público Educação Saúde
Estrutura dos Comitês SECRETARIA EXECUTIVA COORDENADOR DE CAPACITAÇÃO DE AVALIAÇÃO PRESIDENTE GERAL
Indicadores Acompanhados pelo Conselho Diretor do PGQP Percentual de Comitês Verdes: Meta 2009: 55% Meta 2010: 60% 2. Percentual de organizações do Comitê participantes do SA Meta 2009: 15% Meta 2010: 30%
Indicadores Atuais Monitorados para cada Comitê
Regulamento de Comitês 1. Objetivo Documentos de Referência Papel dos Comitês Setoriais/Regionais 4. Função Básica dos Comitês 5. Atribuições dos Comitês 6. Diferença entre Comitês Setoriais e Comitês Regionais 7. Entidades Apoiadoras dos Comitês 8. Estrutura Organizacional dos Comitês 9. Função dos Membros da Estrutura Mínima dos Comitês Competências dos Membros da Estrutura Mínima dos Comitês 11. Instalação de um Comitê Setorial ou Regional 12. Ampliação da Atuação do Comitê 13. Comunicação dos Comitês 14. Identidade Visual do PGQP e dos Comitês 15. Eleição para Presidentes de Comitês 16. Participação dos Comitês nos Processos do Sistema de Gestão do PGQP 17. Medição do Desempenho e Reconhecimento dos Comitês 18. Dissolução de Comitês 19. Autosustentação do PGQP e dos Comitês 20. Histórico de Revisões
Apoio dos Comitês às Organizações
Objetivos: GAMA Guia de avaliação da maturidade dos Comitês Instrumentalizar os Comitês para executar auto-avaliação de seu desempenho e, a partir daí, definir Planos de Melhoria Possibilitar um acompanhamento mais objetivo por parte da SE Definir um padrão homogêneo de comunicação entre os comitês quanto a práticas e desempenho Possibilitar reconhecer os Comitês pelo seu esforço e resultado
Valorização e conhecimento dos Pontos Fortes do Comitê GAMA Guia de avaliação da maturidade dos Comitês Benefícios: Valorização e conhecimento dos Pontos Fortes do Comitê Identificação de Oportunidades de Melhoria focadas com definição de prioridades Incentivo a desafios
Conteúdo Focos da Gestão Pontuação Total 200 LIDERANÇA 22 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 17 FOCO NO CLIENTE 17 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES 13 GESTÃO DAS PESSOAS 15 GESTÃO DOS PROCESSOS 16 RESULTADOS 100 Total 200
Interpretação dos resultados A pontuação verificada é relacionada com o tempo de criação do Comitê, de modo a fornecer um indicativo do grau de maturidade – denominado indicador de maturidade – do Comitê. O posicionamento desse indicador classifica o Comitê em faixas: Faixa verde: maturidade adequada, indicando que o Comitê é efetivo Faixa amarela : maturidade ainda frágil, requerendo atenção por parte do Presidente e Coordenadores Faixa vermelha: maturidade inadequada, identificando baixa efetividade do comitê. Requer atenção prioritária pelo Presidente, Coordenadores e S.E.
Comitês
Guia de Orientação para Aplicação das Logomarcas dos Comitês Regionais e Setoriais do PGQP
Espaço Exclusivo no Portal para Comitês
Exemplos de Clipagens
Exemplos de Newsletters
Exemplos de Folhetos (Impressos)
Exemplos de Convites
Exemplos de Revistas
Exemplos de Cartilhas
Educação, Saúde, Segurança Pública e Administração Pública. Comitês no Programa Qualidade Rio “Os Subprogramas Setoriais ou Comitês, através de benchmarking, desenvolvem novas metodologias para implantação da Qualidade da Gestão, dentre outras práticas ligadas à qualidade, criando, portanto, novos conhecimentos. Impulsionam o desenvolvimento e a modernização nos diversos segmentos das atividades econômicas e sociais, através da melhoria da gestão pela qualidade e do aumento da produtividade e da competitividade. Os Subprogramas Setoriais, cujos membros são representantes de instituições vinculadas à área em questão, definem as atuações prioritárias de cada setor. No Planejamento Estratégico do Programa Qualidade Rio, para o período 2007 / 2010, foram definidos quatro setores prioritários para a sua atuação: Educação, Saúde, Segurança Pública e Administração Pública. Assinalamos que a estratégia de criação dos comitês permite maior disseminação, orientando as ações adequadas de acordo com os setores prioritários, inclusive com exemplos focados nos setores. “