O que precisa para ser um aluno virtual?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.

Fundação Roberto Marinho
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Padrões de competência em TIC para professores
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Conceitos Básicos de Internet
Referências.
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Quando falamos em aprender...
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Comunicação Coordenada
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Treinamento para Professores
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Formação de Tutores a Distância
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Prof. Aron Roberto Ferreira
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT CONSTRUINDO FUNDAMENTOS In: Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. (2002). Porto Alegre: Artmed.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Ações de Aprendizagem com a prática e com outros
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

O que precisa para ser um aluno virtual? Letícia Machado e Patrícia Schäfer PPGIE/UFRGS

Características…. Acesso a um computador e a um modem ou conexão de alta velocidade e saber usá-los -Para poder realizar muitas das tarefas online é indispensável que haja um mínimo de configurações do computador e da internet. Cada curso deverá disponilizar, na inscrição, os pré requisitos técnicos necessários. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

Abertura: compartilhar experiências educacionais e do trabalho Características…. Abertura: compartilhar experiências educacionais e do trabalho -O aluno virtual deve utilizar a sua experiência para enriquecer o processo de aprendizagem, compartilhando ideias e informções e as relaçõoes humanas durante os cursos onlines. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

Comunicação: utilizar uma boa comunicação e participação Características…. Comunicação: utilizar uma boa comunicação e participação -O aluno virtual deve seguir algumas diretrizes estabelecidas pelo curso para uma participação através da interação e comunicação (incluindo a netiqueta*). * Regras para a comunicação na internet. Para saber mais entre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta; http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html;

Comprometimento: organizar o tempo que será utilizado para o curso Características…. Comprometimento: organizar o tempo que será utilizado para o curso -O aluno virtual deve se comprometer consigo e com o grupo no qual irá participar gerenciando o tempo dedicado para a realizão das tarefas solicitadas. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

Colaboração: trabalhar em conjunto Características…. Colaboração: trabalhar em conjunto -O aluno virtual deve saber e de fato trabalhar em conjunto. Utilizar os fóruns para discutir, refletir é uma das formas de enriquecer a colaboração assim como estar preparado para dar feedbacks construtivos para os colegas. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

Reflexão: pensar criticamente Características…. Reflexão: pensar criticamente -O aluno virtual deve ser responsável pelo processo de aprendizagem, através de pesquisa, debates, simulações... O professor neste processo é um facilitador/mediador. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

Flexibilidade: ser flexível e aberto a novas experiências e idéias Características…. Flexibilidade: ser flexível e aberto a novas experiências e idéias -O aluno virtual deve estar aberto a novas experiências e acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e qualquer tempo. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.

Discutir Perguntar Participar Organizar Comunicar Colaborar Principais conceitos chaves para ser um aluno virtual de sucesso... Discutir Perguntar Participar Organizar Comunicar Colaborar

“O aluno on-line pode tornar-se alguém que aprende durante a vida inteira, buscando o conhecimento onde for e por meio da interação com os colegas, outros profissionais e com seus professores”(p33) PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.