AULA SIMULADA LDP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.E.BRAZ SINIGAGLIA PROJETO:LUTAS OU BRIGAS? DISCIPLINA:ED.FISICA
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Dois modos de ler a Bíblia.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A questão das mudanças nas organizações
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Cultura popular Na escola
Capoeira.
Quatro velas estavam queimando calmamente.
Judô nas Paraolimpíadas
JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por.
AULA SIMULADA LDP.
Os principais movimentos da capoeira
O QUE SABER.
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Técnicas de Negociação
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Sociologia
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
As memórias de libertação
A Revolução Industrial
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Mês da família 2012 – Lute por sua família. Aspectos importantes ao entrar numa guerra Texto: Neemias 4.
Quartas Especiais Orientação da Criança.
Movimentos da Capoeira
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
Principais movimentos de defesa da capoeira
O I L U M N S Professor: Odair.
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
Pedro trigo araújo O Judo.
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
Movimentos de Ataque.
Judô para deficientes visuais.
Os Portugueses no Brasil
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Para uma visão marxista das relações internacionais
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Processo de Pesquisa Luciana Oliveira.
Sociologia geral Introdução.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Prof. José Roberto Medina
LUTAS Alex Ferreira José Teobaldo Letícia Batista Lucas Mozer
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.
• Manejo – Formação – Professor.
Modos de Produção Em Karl Marx.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Introdução à Filosofia Aula 10
Prof. Ms. Hamilton Lima.
Lição da Escola Sabatina 27 de dezembro de 2015 a 2 de janeiro de 2016.
Fundamentos do Voleibol
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

AULA SIMULADA LDP

“JUDO: A PRÁTICA DO CAMINHO SUAVE” AULA 1: TEMA: “JUDO: A PRÁTICA DO CAMINHO SUAVE” Disponível em: <http://dicasdevendas.files.wordpress.com/2008/11/judo-pan.jpg> , acesso em 26/02/2009

Primeiro Momento: Prática Social

Lutas: violência, agressão, esporte, dança, jogo, atividade física, caminho, disputa, harmonia, equilíbrio, dança, vitória, derrota, força, técnica, porrada, arte, defesa, união, religião, magia, misticismo, energia, paz, respeito, disciplina, ordem, coragem, superação. Quando você ouve o termo lutas, quais destas palavras vem a sua cabeça? Você acha que alguma delas não se relaciona com as lutas? Se fosse para escolher três palavras como as que mais representam as lutas, quais escolheria? De que forma o Judo se relaciona com elas?

Segundo Momento: Problematização

Por que a humanidade desenvolveu os sistemas de lutas? Quais as possibilidades das lutas hoje? Em que contextos elas surgem? Qual sua relação com o esporte?

Terceiro Momento: Instumentalização

Lutas segundo o dicionário Houaiss(2002): Luta: 1. Combate, em que dois adversários desarmados se enfrentam corpo a corpo 4. esforço para vencer, superar obstáculos ou dificuldades 1. de classes – qualquer conflito de âmbito político, econômico ou cultural, envolvendo interesses antagônicos e disputas por status social, estabelecido no decorrer da história, de forma explícita ou latente, entre diferentes classes sociais. lutar – enfrentar corpo a corpo a um adversário com vistas a derrubá-lo, deitá-lo ao chão, esp. visando obter vitória em combate esportivo. 3. opor-se a alguém ou a um grupo com violência ou determinação para impor supremacia, sua vontade, para fazer prevalecer seus interesses, suas idéias. 4 . despender todos os esforços para superar, vencer, conseguir alguma coisa.

As lutas costumam se originar em disputas de classe As lutas costumam se originar em disputas de classe. Samurais, ninjas, escravos, camponeses, elaboraram sistemas de lutas visando defender seus interesses enquanto classe, seja contra uma força opressora, seja para defender seu soberano. Assim, as lutas não são apenas técnicas de ataque e defesa. Representam em sua forma elementos da cultura na qual se origina, relacionando-se com a arte, a religião, realidade social, linguagem, crenças, hábitos, códigos morais e de valores, entre outros.

- o Judo foi criado por Jigoro Kano (1860 – 1938) - Não pesava mais de 50 kg e media 1,50 m. - vítima de brutalidades de outros estudantes. - Iniciou a prática de artes marciais aos 17 anos

ATIVIDADE: 1. Qual o sentido das lutas em nossa sociedade, no bairro em que você reside, não se esqueça de refletir sobre as lutas de gangue e de torcidas de futebol. 2. Como observamos, o Judô tem desde sua origem uma preocupação educacional e sem violência. (O judô na escola poderá ser praticado por meninos e meninas). 3. Se o Judô não é uma luta para machucar e as quedas devem ser amortecidas, por que meninos e meninas não podem estar juntos nas aulas?

“Quando falamos do surgimento de determinada prática corporal, precisamos ter em mente que ela não aparece do acaso. De acordo com Orozimbo Cordeiro Júnior (1999), toda prática corporal, e dentre elas o jiu-jitsu, surge a partir de determinadas necessidades sociais enfrentadas pelos seres humanos, em dado contexto histórico e influenciada por fatores econômicos, políticos, culturais.” (PARANÁ, 2007, p.172)”

“No contexto histórico feudal, marcado pela tirania dos latifúndios, a luta entre camponeses e samurais envolvia golpes de morte. Os camponeses não dispunham de espadas para lutar contra os samurais e, para se defenderem, foi necessário que desenvolvessem uma luta de manifestação corporal, no caso, o Jiu-Jutsu.” ( PARANÁ, 2007 , P. 172)

“A abertura dos portos japoneses, em 1865, provocou intensas transformações do ponto de vista político-social, marcando a era Meiji, quando foi abolido o sistema feudal; houve rejeição da cultura e das instituições antiquadas; os conhecimentos de países ocidentais foram introduzidos e ocorreu acentuado declínio da prática de artes marciais no país. O Jiu-Jutsu não foi excessão, pois as escolas ficaram privadas das subvenções dos clãs e, ainda, a modernização das forças armadas levaram essa arte marcial a ser considerada parte do passado e em total decadência.” (Federação Paulista de Judo, 2005)

“...Com a divulgação do estudo dos clássicos nipônicos e com a difusão dos conhecimentos sobre os assuntos estrangeiros, surgiram críticas contra o Feudalismo. Já naquela altura, os samurais que constituíam a classe parasitária se encontravam em crise econômica, ao passo que a burguesia comercial ia progredindo proporcionalmente à decadência daqueles.” “O empobrecimento econômico e moral levou os guerreiros a desforrarem sobre os lavradores, impondo-lhes tributos forçados e fora de norma para satisfazerem sua sede de domínio. Com isso, a vida rural tornou-se impossível, aumentando cada vez mais a diferença entre proprietários e os não proprietários. Isso motivou novas rebeliões dos camponeses em todo território japonês.”

O Judo e o Esporte Espetáculo - a espetacularização das práticas corporais e a perda de seus sentidos originais - espotivização do judô auxiliando a expandi- lo para o mundo todo, chegando a culturas que originalmente não se vinculavam a ele; - Judô nas olimpíadas 1964 - mudança nos valores e princípios de sua prática - comercialização de produtos vinculados ao Judô - Normas e códigos de conduta alterados - técnicas modificadas - mudança no Dogi. (uniforme)

DOJO Local de iluminação inicialmente feito de palha de arroz - Judô esporte: pontuação definida pela técnica que resulta na queda do adversário.

Quinto momento Momento: Catarse

Koká – queda do adversário na posição sentado, além da imobilização de 10a 14 segundos. Yuko – queda pela lateral, imobilização entre 15 e 19 segundos Waza-ari (queda quase perfeita)– queda encostando metade das costas no chão, imobilização entre 20 e 24 segundos Ippon – queda com a totalidade das costas no chão (projeção perfeita). Pode ser conquistado das seguintes maneiras: imobilizar por 25 segundos o oponente com as costas inteiras no tatame. Acúmulo de dois Waza-ari, desistência do adversário ou o acúmulo de quatro faltas.

Golpes O-soto-gari O-goshi De-ashi-harai Hiza-guruma

Vamos vivenciar algumas técnicas do Judo? Quedas: - rolando para frente (Zenpo Kai Tem) - queda para frente (Mae Ukemi) - queda para trás (Ushiro Ukemi) - queda para o lado (Yoko Ukemi)

Experimentando alguns conceitos cocorinhas desiquilibrio em um pé só 4 apoios sentado, pés com pés, fazer o outro encostar as costas no chão mãe pega de esquiva

Videos http://www.youtube.com/user/falkofire http://www.judoinfo.com

Quinto momento Momento: Retorno a prática social Retorne as perguntas feitas no início da aula. Você daria as mesmas respostas dadas anteriormente?

Por que a humanidade desenvolveu os sistemas de lutas? Quais as possibilidades das lutas hoje? Em que contextos elas surgem? Qual sua relação com o esporte?

Quando você ouve o termo lutas, quais destas palavras vem a sua cabeça? Você acha que alguma delas não se relaciona com as lutas? Se fosse para escolher três palavras como as que mais representam as lutas, quais escolheria? De que forma o Judo se relaciona com elas?