CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Programa de Ética e Cidadania
O Currículo na Educação Infantil
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
I- Concepção de Educação
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
DOCUMENTO-REFERÊNCIA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Orientações Curriculares para a Educação Básica
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
Campina Grande Outubro 2015
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
Transcrição da apresentação:

CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação EIXO CENTRAL: Educação e Diversidade – justiça social, inclusão e direitos humanos - Efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social

Diversidade Construção histórica, social, cultural e política das diferenças que se expressa nas complexas relações sociais e de poder.

Política educacional e diversidade O exercício da prática democrática leva a problematizar sobre a construção da igualdade social e as desigualdades existentes.

Diferenças e Relações de Poder Os grupos humanos classificam as diferenças, hierarquizam-nas, colocando- as em escalas de valor e subalternizam uns em relação a outros. ↓ As diferenças são descaracterizadas e transformadas em desigualdades.

Consequências da diversidade como desigualdade. Ações de violência; Desrespeito aos direitos humanos; Intolerância religiosa; Racismo; Sexismo; Homofobia, Lesbofobia, Transfobia; Segregação.

Articulação da diversidade, trato ético e democrático das diferenças, da superação de práticas pedagógicas discriminatórias e excludentes se articulam com a construção da justiça social, a inclusão e os direitos humanos.

Interligação das políticas Políticas educacionais voltadas ao direito e ao reconhecimento à diversidade, aos direitos sociais e humanos e à construção de uma educação inclusiva. Currículos, projetos político-pedagógicos, planos de desenvolvimento institucional que contemplem a relação entre diversidade, identidade étnico racial, igualdade social, inclusão e direitos humanos. Diversidade, justiça social e combate às desigualdades não são antagônicos.

Participação Participação da sociedade no debate e na elaboração das propostas a serem implementadas. Construir canais de diálogos, participação e parceria, envolvendo movimentos sociais. Participação da sociedade: democratização dos fóruns e de decisão das políticas públicas.

Movimentos Sociais Os Movimentos Sociais contribuem para a politização das diferenças, da identidade e as colocam no cerne das lutas pela afirmação e garantia dos direitos. Os Movimentos questionam o tratamento dado pelo Estado à diversidade, cobram políticas públicas e democráticas e a construção de ações afirmativas, destinadas aos grupos historicamente discriminados.

Ações Afirmativas Políticas e práticas públicas e privadas que visam à superação das desigualdades e injustiças. Incidem historicamente e com maior contundência sobre determinados grupos sociais, étnicos e raciais. Possuem caráter emergencial, transitório. Passíveis de avaliação sistemática e podem ser extintas se comprovada a superação das desigualdades que as originou.

Políticas públicas na educação Garantia de acesso. Permanência. Aprendizagem nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação.

Concepção de Direitos Humanos Emancipatória: a diversidade como um dos principais eixos da experiência humana. Objetivo: superar toda e qualquer prática de violência e discriminação, proselitismo e intolerância religiosa.

Diálogo com os movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Políticas públicas e articulação ao direito à diversidade, justiça social, inclusão e direitos humanos. Realização e implementação de políticas setoriais e intersetoriais: educação e trabalho, saúde, cultura, ciência e tecnologia, moradia, terra, território, previdência social, planejamento, dentre outros. Diálogo com os movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Educação Superior Articulação entre a graduação e a pós- graduação. Formação inclusiva centrada nos processos de pesquisa e de produção de conhecimento.

Garantias... Garantir a adoção de políticas públicas; efetivação do Plano Nacional de Educação e outros planos; ampliação do financiamento; efetivação do regime de colaboração entre os entes federados; maior articulação entre os sistemas de ensino, incluindo a instituição do Sistema Nacional de Ensino/SNE.

Concluindo... Garantia de recursos públicos para as políticas e ações educacionais e intersetoriais que visem a efetivação do direito à diversidade e que garantam a justiça social, a inclusão e o respeito aos direitos humanos.