MIDRÍASE Dilatação da pupila. No cadáver, o reflexo pupilar é perdido logo que o tronco cerebral sofre a falência isquêmica. As pupilas geralmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Renata Tirol Especialista em Medicina Legal
Advertisements

Etapas do desenvolvimento
Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
PARTO É A COMBINAÇÃO DE FENOMENOS PELOS QUAIS O FETO, A PLACENTA E AS MEMBRANAS SE DESPRENDEM E SÃO EXPULSO DO CORPO DA GESTANTE.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
CHOQUE ELÉTRICO.
Os olhos Prof. Mário Gregório..
Pele A pele humana, constituída pela epiderme e pela derme, é um órgão complexo, responsável por diversas funções fundamentais à vida.
Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas.
HIDROTERAPIA.
Sistema Cardiovascular
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
COORDENADORIA DE MEDICINA LEGAL PEFOCE
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
MEIOS REFRANGENTES Anatomia do Olho.
Populações negras e Suas Doenças genéticas
A Respiração.
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Afogamento.
FECUNDAÇÃO É a união do óvulo com o espermatozóide resultando num ovo ou zigoto. Apenas a cabeça do espermatozóide, contendo o núcleo, penetra no óvulo.
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
Professora Fernanda Landim
PATOLOGIA GERAL VETERINÁRIA
Visão de Raios X Ciência viva Prof. Eloisa.
Perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas
Emissão e absorção de radiação
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Desmaios os síncopes.
Tanatologia Nós que aqui estamos, por vós esperamos.
DIAGRAMA DE FASES DA ÁGUA
Coroide Corpo Ciliar Íris.
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Processos de formação do solo
16972-Luis Fernando Villa Rios
INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
Tanatologia Forense.
Dilatação Térmica Joyce Nascimento.
SISTEMA EXCRETOR.
Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana
TANATOLOGIA FORENSE Norma Bonaccorso, M.Sc..
O corpo humano sistema nervoso e órgãos sensoriais parte 2
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
MEDICINA LEGAL TANATOLOGIA Dr. Gualter.
MEDULA ESPINAL NEUROANATOMIA 2009.
O que acontece com seu corpo durante o trabalho de parto. Dr
O sistema respiratório
Tanatologia É a parte da Medicina Legal que estuda a morte e o morto, e as suas repercussões na esfera jurídico-social. Necrópsia= necroscopia= exame do.
Cálculo Apresentação de Limite Elano Diniz.
Transpiração Vegetal.
TANATOLOGIA FORENSE.
AGENTES LESIVOS DE NATUREZA TERMICA FRIO CALOR.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Tanatologia Forense Modalidades e Causas de morte
Conceitos Química Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE FACULDADE DE MEDICINA
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Transcrição da apresentação:

MIDRÍASE Dilatação da pupila. No cadáver, o reflexo pupilar é perdido logo que o tronco cerebral sofre a falência isquêmica. As pupilas geralmente ficam em posição moderadamente dilatadas, devido ao relaxamento do músculo pupilar, embora alterações posteriores possam acontecer, decorrentes do rigor mortis. No vivo, muitas drogas podem causá-la, tais como anfetaminas, maconha, cocaína, clorofórmio e outras, além de lesões do sistema nervoso.

LIVOR Região dorsal, mostrando os livores cadavéricos, manchas vinhosas que constituem sinal de certeza da morte. Com a parada da circulação, o sangue se deposita na luz dos vasos, nas regiões mais inferiores.

Sinal de Sommer e opacificação da córnea O Sinal de Sommer aparece na metade temporal do olho e é oriundo da desidratação da esclerótica tendo a forma circular de cor amarelada que vai se tornando azulada e depois enegrecida. Esse sinal nada mais é que a visualização por transparência da coróide. O processo tem início de 2 a 3 horas tornando-se negra em 6 horas.

Circulação Póstuma de Brouardel É o desenho produzido dentro dos vasos sangüíneos subcutâneos, dilatados pela decomposição do sangue e formação de sulfahemoglobina e hematina. Surge na fase gasosa, geralmente entre 36 e 48 horas da morte. Observam-se ainda bolhas na epiderme.

Fase Gasosa da Putrefação Com o progresso da decomposição ocorre um aumento de volume do corpo devido a formação de gases. A pele torna-se de cor verde enegrecida. O aumento de volume provoca a protusão da língua. Os olhos ficam salientes devido ao acúmulo retrobulbar de gases provenientes da decomposição. As alterações decorrentes da putrefação dependem da temperatura ambiente e também das condições anteriores de saúde do indivíduo. Em locais de temperatura elevada ela é mais rápida, bem como em indivíduos que apresentaram febre, septicemia ou foram a óbito por overdose de cocaína. No ar é mais rápida que na água e nesta é mais rápida que no solo.

LARVAS Boca de um cadáver em adiantado estado de putrefação, contendo numerosas larvas de moscas, denotando um tempo de óbito estimado em 5 dias. Nota-se a perda post-mortem dos dentes incisivos superior e lateral, à esquerda (alvéolos íntegros)

PUTREFAÇÃO Cadáver de indivíduo do sexo masculino, apresentando a pele enegrecida, distensão gasosa moderada (em involução), destacamento da pele, início de liquefação dos tecidos. Presença de numerosas larvas de insetos, principalmente na região torácica. Foi calculada a data da morte como tendo ocorrido entre 6 a 7 dias.

MACERAÇÃO É um processo de autólise. O fenômeno só é encontrado em fetos que morrem intra-útero, com a bolsa amniótica íntegra e o líquido asséptico. Observa-se a coloração avermelhada, devido à hemólise. Ocorre a formação e o rompimento de bolhas e o posterior destacamento da epiderme. Este feto estava na 41a semana de gestação e a causa mortis foi anóxia intra-uterina. Tempo de morte intra- útero: 4 dias.

SAPONIFICAÇÃO É um processo químico em que ocorre a hidratação e dehidrogenação das gorduras do corpo, que se tornam de cor branco- acinzentada e consistência amolecida. A saponificação ocorre sob condições de alta temperatura e umidade e depende da ação de certas enzimas microbianas.

Sexologia Forense