PROJETO DE APRENDIZAGEM TEMA : CHATTERBOTS Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Inteligência Artificial Professor Orivaldo L. Tavares Período 2009/2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
XML - Extensible Markup Language
Gerenciamento do Tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
Utilizando a linguagem HTML para criar FORMULÁRIOS
IMPLÍCITOS.
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
A Canoa Texto Paulo Freire.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Terence McKenna Terence foi um cientista e matemático nascido em 1946 e morto em 2000(câncer cerebral). Ele era formado em vários cursos, entre eles Ecologia,
PROJETO DE APRENDIZAGEM
PROJETO DE APRENDIZAGEM TEMA : CHATTERBOTS Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Inteligência Artificial Professor Orivaldo L. Tavares Período 2009/2.
Estilos e Abordagens.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
C# Documentando código em XML Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 10/10/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
Programação WEB HTML.
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
“Ensaio sobre o muro” UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Cecília fagundes de moraes
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
A Canoa Música Digitação, formatação Tennessee Waltz e montagem
ENTREVISTA Profª Natália Tiezzi 7º ANO.
Concurrent Versions System Leandro Augusto de Oliveira
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
Esqueceu sua senha? Clique aqui
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
Paulo Freire.
Música:Tennessee Waltz, Billy Vaughn
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Eu não mando em meu coração!
A Canoa – Paulo Freire Facilitador:
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
As Meninas Superpoderosas
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Lei do carma ou de causa e efeito
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Dáskalos Agente de inteligência artificial voltado à educação Integrantes Rafael Pelosi Adorno Caio Felix de Araujo Fabio Yano.
DIÁLOGO EM PORTUGUÊS  GUIA 2 ATIVIDADE 1 
Vamos acalmar nossa mente e ouvir nosso coração.
Tutorial: Cadastro.
DESENVOLVIMENTO WEB I Organização de arquivos, estrutura básica de uma página e TAGs de frases diversas.
Bem-vindo ao 1 Start Day 2- Intro and end slide at 8:32
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Ligue o Som.
Convidando e Recebendo Participantes.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Truebot: Um chatterbot personalizável
Instrumentos avaliativos
Busca em Espaço de Estados Parte2 Algoritmos de Busca Cega
Oi pessoal! A Vicky ta aqui..
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
Ei, gincaneiro! Abra a janela! É alvorada, lá fora!
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Coleção Pensamentos Para Ver, Repensar e Executar Adaptação José AC Gomes Bacharel em Turismo - UniverCidade.
P SICOLOGIA P OSITIVA B EM -E STAR Profª Drª Evanisa Helena Maio de Brum Profª Msª Letícia Wilke Franco Martins.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Um famoso mestre espiritual aproximou-se do Portal principal do palácio do Rei. Nenhum dos guardas tentou pará-lo, constrangidos, enquanto ele entrou.
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE APRENDIZAGEM TEMA : CHATTERBOTS Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Inteligência Artificial Professor Orivaldo L. Tavares Período 2009/2

CHATTERBOTS São programas que tentam simular seres humanos em conversas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com uma outra pessoa.

Características desejáveis Memória; Contextualização; Personalidade.

Estrutura Comum 1) Uma base de regras (ou base de conhecimento); 2) Um núcleo de processamento(kernel).

AIML Artificial Intelligence Markup Language Linguagem baseada em XML utilizada para criar diálogos semelhante a linguagem natural. Desenvolvido pela comunidade Alicebot ( entre os anos de 1995 e 2000

AIML Baseada em tags: olá Oi! Seja bem-vindo.

Componentes de Memória Tags e Usadas para armazenamento e recuperação de variáveis. Tag Usada para simulação de pensamento, as tags modificadas por ela não retornam valor.

Contextualização do Diálogo Tag Além do padrão definido em, deve-se verificar se a última frase dita pelo robô casa com a tag.

Exemplo de uso FAÇA UMA PERGUNTA VOCE GOSTA DE FILMES? SIM VOCE GOSTA DE FILMES? QUE BOM, EU TAMBEM GOSTO DE FILMES. NAO VOCE GOSTA DE FILMES? QUE PENA, EU GOSTO DE FILMES.

Contextualização do Diálogo Tag Permite que o chatterbot escolha respostas mais condizentes com o assunto em questão, mesmo que não tenha sido programado para tal assunto.

Exemplo de uso VAMOS FALAR SOBRE CACHORROS OK. VAMOS FALAR SOBRE CACHORROS * CACHORROS SÃO ANIMAIS INTERESSANTES EU GOSTO MUITO DELES TAMBÉM GOSTO DE CACHORROS.

Referências GALVÂO, ADJAMIR M., Persona-AIML: Uma arquitetura para desenvolver chatterbots com Personalidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Informática. Recife, Pernambuco. Brasil. WIKIPEDIA, Chatterbots. Disponível em:. Acessado em: 09 de Setembro de 2009.