Projeto de Interface Equipe: Margarete Cardoso Sheila Aguiar Wladimir Cunha Orientação: Prof. Guido Militão http://code.google.com/p/projeto-de-usabilidade/
Projeto de Interface Nome da Equipe: Projeto de Usabilidade. Cliente: Lanchonete TiTo’s. Produto: SCL – Sistema de Controle de Lanchonete.
Descrição do Sistema É um sistema para controlar a fluxo de produtos oferecidos por lanchonetes de pequeno porte. Através do sistema será possível o proprietário: Acompanhar diariamente a saída dos produtos consumidos; Controlar os produtos oferecido; Tirar relatórios do movimento do dia.
SCL – Sistema de Controle de Lanchonete Cliente: Lanchonete TiTo’s Entrevistado: Arthur Landin (Proprietário) Contado: arthurlandim@gmail.com
Entrevista com Cliente Principais Questões O que o software deve fazer? Deve registras uma venda; Cadastrar, excluir, consultar e alterar os produtos de venda; Criar relatórios que seja possível analisar quais os produtos mais vendidos. Quem vai utilizar o software? Os funcionários e o administrador da empresa. Quais as restrições de acesso? Os funcionários não tem restrições para registrar vendas, mas deverar ter restrições para a inserção de produtos e relatório. ...
SCL – Sistema de Controle de Lanchonete Requisitos Funcionais Registrar Venda de Produtos Manter Produtos Faturamento Diário
SCL – Sistema de Controle de Lanchonete Requisitos Não Funcionais Usabilidade Confiabilidade Segurança Certificado do Sistema Hardware e Software
Diagrama de Caso de Uso
Relatório de Avaliação Heurísticas Visibilidade do Estado do Sistema; Correspondência entre o sistema e o mundo real; Controle e liberdade do usuário; Consistência e Padronização; Prevenção de erros; Reconhecimento em vez de lembrança; Flexibilidade e eficiência no uso; Projeto estético e minimalista; Auxilio aos usuários a reconhecerem diagnosticarem e recuperarem erros. Grau de severidade 0 Não concorda 1 Cosmético 2 Pequeno 3 Grande 4 Catastrófico
Relatório de Avaliação Heurísticas Equipe Avaliadora: Planeta Interface Relatório de Avaliação Heurísticas Cod. Req. Problema severidade Justificativa e solução 1 O sistema não informa seu estado. 2 Erro corrigido 3 O usuário não tem muita escolha. 4 Falta de padrões nos botões. Alguns da tela possuem o botão de fechar e outras não. 5 Na opção de consultar poderia haver uma caixa de seleção com listagem ao invés de digitar. 6 Muitos botões para efetivar as mesmas funções. 7 Não possui nenhuma tecla ou atalho que permite ajuda ao usuário 8 Erros ortográficos # O documento não descreve os passos do cliente.
StoryBords Tela Registrar Vendas Usuário preenche os campos obrigatorios. Usuário clica no botão “+” Usuário clica no botão confirmar. OBS.: Os botões localizados na parte superior da tela são usados para entrar em outras funcionalidades da aplicação.
StoryBords Manter Produtos – Tela Consultar Usuário preenche o campo nome do produto. Clica no botão confirmar Aplicação apresenta a resposta da consulta.
StoryBords Manter Produtos – Inserir Produtos Usuário preenche os campos obrigatórios. O usuário clica no botão confirmar.
StoryBords Manter Produtos – Alterar Produtos Usuário preenche os campos obrigatórios. Usuário clica no botão confirmar.
StoryBords Manter Produtos – Excluir Produtos Usuário faz uma consulta. Seleciona o produto que deseja excluir. Usuário clica no botão excluir. Aplicação pergunta se deseja mesmo excluir o produto. Usuário confirma a exclusão. Aplicação informar que operação foi realizada com sucesso.
StoryBords Faturamento Diário Usuário preenche os campos, depois clica em confirmar. Apresentação apresenta o relatório de acordo com a consulta feita.
Protótipo Funcional Registro de Vendas
Protótipo Funcional Manter Produtos -Tela de Consulta
Protótipo Funcional Manter Produtos -Inserir Produtos
Protótipo Funcional Manter Produtos – Alterar Produtos
Protótipo Funcional Faturamento Diário
Conclusão Após os estudos feitos para execução deste trabalho concluímos: A importância do usuário no desenvolvimento deste projeto; A necessidade dos artefatos para saber o que realmente o usuário quer do sistema; A importância dos protótipos.