Jornalismo especializado e a especialização periodística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
gong 5.
Advertisements

Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
Jornalismo científico: tendências recentes José Luís Garcia Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
CONCEITOS ELEMENTARES
As categorias do jornalismo
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
PESQUISA.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
LINGUAGEM Filosofia.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Teorias do Jornalismo I
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Docente: Edson Alencar Silva
O papel do conteudista.
Metodologia para Elaboração de Problema.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Grande desafios Mercadoria notícia passa da lógica de oferta para a lógica da demanda Dificuldade em preservar a independência da narração jornalística.
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O que é Assessoria de Imprensa
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Unidade 3 Processo de leitura.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Textos Argumentativos
Teoria Geral da Administração
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
Situação de Aprendizagem
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Naranmatemática. ¿Cuántas naranjas hay? … Y ahora, ¿cuántas naranjas hay?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia Científica
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Leitura Analítica de Textos
GÊNEROS JORNALÍSTICOS CURSO DE JORNALISMO
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
A escrita científica / académica A escrita técnica
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
EEM Vicente de Paulo da Costa Asignatura: Español Maestra: Lais Vidal
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Tipologia textual Dissertação.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Jornalismo especializado e a especialização periodística No Brasil, há poucos estudos sobre Jornalismo Especializado Na Espanha, os estudos de JE vêm desde 1970 Historicamente, jornais sempre tiveram conteúdos segmentados, ainda que fragmentados Mais recentemente, o público exigiu aprofundamento de certos assuntos

Jornalismo especializado e a especialização periodística Puesto que los periódicos ya no podrían ser los primeros en ofrecer la exclusiva informativa a sus lectores, era preciso ahora buscar otras soluciones atrayentes para mantener el interés de los lectores y asegurar la continuidad de los rotativos (QUESADA PÉREZ, 1998, p. 29 – 30).

Jornalismo especializado e a especialização periodística Rádio e televisão levam impressos a uma crise; é nesse contexto, a partir do final dos anos 1960, que surgem as publicações especializadas Além de questões externas (crise econômica, crise do papel, crise de distribuição da imprensa) que marcaram o período, a disputa por anunciantes entre os meios, a crise de credibilidade informativa (culminada, anos depois, com o escândalo de Watergate nos Estados Unidos), a adequação a novos públicos (como já dito) e a necessidade por uma virada textual, fizeram-se presentes.

Jornalismo especializado e a especialização periodística Especialização mudou o método de trabalho jornalístico e fundos novos produtos (no sentido de notícias e textos) Especializado é mais público; é conteúdo “Se habla de especialización no hay que referirse al tipo de medio o de audiencia sino a los contenidos” (FONTCUBERTA, 1993, p. 50

Jornalismo especializado e a especialização periodística Hay que repetir que no son los medios los que especializan sino los contenidos. En todo caso los nuevos medios facilitan la difusión de los contenidos especializados, aunque, hoy por hoy, es la prensa la que ha llevado más lejos la tendencia a la especialización (FONTCUBERTA, 1993, p. 53).

Jornalismo especializado e a especialização periodística Autores brasileiros definem: Erbolatto - secções ou páginas diversas de um matutino ou vespertino Nilson Lage - divisões, dentro do jornal, das áreas de atividade de interesse jornalístico Lustosa (1996, p. 109) “conseqüência lógica da divisão do trabalho nos veículos de comunicação”.

Jornalismo especializado e a especialização periodística Nilson Lage ressalta que, embora o conteúdo possa ser especializado, deve ser desenvolvido por um jornalista Juarez Bahia reforça a tese: “especialista treinado em notícias”. O jornalista especializado deve estar preparado não apenas com o diploma, mas com boas informações (científicas e de acordo com a especialidade tratada), conhecimento técnico e experiência.

Jornalismo especializado e a especialização periodística Un individuo es tanto más especialista cuanto más ha profundizado en este campo; [...] La especialización fecunda es la que integra el maximo volumen de conocimientos en una idea ordenadora (BOROBIO, 1981, p. 58)

Jornalismo especializado e a especialização periodística JE - valoriza-se a competência de tradução de setores muito especializados da vida social Atribui-se a esse tipo de jornalismo, portanto, o papel de buscar intermediar saberes especializados na sociedade, construindo um tipo de discurso que, noticioso, ou “apenas” informacional, promova um outro tipo de conhecimento que se funde – geralmente – na compreensão conjunta do universo científico e do senso comum.

Jornalismo especializado e a especialização periodística JE não visa construir falsos especialistas; mas sim de levar os jornalistas a entenderem que, ao tratarem de assuntos mais profundos, devem construir/promover conhecimento La especialización periodística es aquella estructura que analiza la realidad, proporcionando a los lectores una interpretación del mundo lo más cabada posible, acomodando el lenguaje a un nivel en que se determine el medio y profundizando sus intereses y necesidades (ORIVE; FAGOAGA, 1974, p. 69).

Jornalismo especializado e a especialização periodística JE implica investigação, aprofundamento de temas da realidade social de tal forma que respondam os interesses e as necessidades de determinados setores Deve analisar as distintas especialidades do saber, colocá-las em contexto amplo, oferecer uma visão global ao destinatário e elaborar a mensagem num código próprio, compreensível ao público

Jornalismo especializado e a especialização periodística JE implica investigação, aprofundamento de temas da realidade social de tal forma que respondam os interesses e as necessidades de determinados setores Deve analisar as distintas especialidades do saber, colocá-las em contexto amplo, oferecer uma visão global ao destinatário e elaborar a mensagem num código próprio, compreensível ao público

Jornalismo especializado e a especialização periodística O texto é o grande “trunfo” do JE? Em partes, pois o texto é pressuposto básico do Jornalismo; o foco está na informação, que deve oferecer respostas e orientações