SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Formadora: Andréia Sol
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
Profa. Maria Elena de Gouvêa
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Disciplina: Língua Portuguesa Profª Anna Motta Ano: I LSCU
Práticas de Círculos de Leitura
REUNIÃO DE PAIS 2ºANO
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
Não perca o espírito da coisa se o Espírito for o Santo.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
Os Primos e a Bruxa Cartuxa
Orientação Técnico-Pedagógica
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Curso de Especialização em Mídias na Educação
CURSO DE REDAÇÃO 2º ANO. PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Mapa Conceitual Nesta apresentação, será mostrado um mapa conceitual que é uma espécie de diagrama que representa, através de conceitos rápidos, simples.
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Estratégias de leitura
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Apresentação da Disciplina
SANTA MARIA, JUNHO/2012.
Ano 2 Unidade 1.
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Orientações sobre avaliação
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Critérios de Avaliação de Matemática para o Primeiro Ciclo.
O uso da ferramenta Hot Potatoes como facilitadora do processo de ensino- aprendizagem de Física na escola média Osvaldo Canato Júnior Escola Experimental.
Orientações gerais para elaboração: Referencial teórico Recurso didático Articulação conteúdo/objetivos.
Língua Portuguesa Livro Ilustra 
E mais versos para crianças
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
ARQUIVOS ALGORITMOS E CÓDIGOS EM C 1. CRIANDO E LISTANDO O CONTEÚDO DE UM ARQUIVO 2.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
Abrir o Apetite Poético
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
PLANO TIC IDENTIFICAÇÃO Seção A NOME: Fábio Teixeira Coordenador TIC.
Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.
DICAS DE PORTUGUÊS E INTERPRETAÇÃO. *Leia o enunciado e leia o comando sem desviar a atenção.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA CENTRO DE FORMAÇÃO “Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita”. Formadora: Drª Ariana Cosme 9 a 14 de julho de 2012

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita Materiais didáticos facilitadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita: A Menina do Mar – Leitura e interpretação de textos Texto: A minha mãe Fichas de leitura e de escrita Palavras cruzadas Escolha múltipla Ordenar partes duma história Exercício com lacunas Software Hot potatoes

Trabalho elaborado por: Maria Margarida Henriques Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita Trabalho elaborado por: Maria Margarida Henriques Dalila da Fonte Coelho Freitas Manuel Renato Teixeira de Sousa