Sumário da apresentação 1-Caráter geral da ÉTICA A NICÔMACO (= EN) 2-A FELICIDADE (Eudaimonia)1095a18 O que é a FELICIDADE? = Bem Supremo BEM SUPREMO: “ Viver bem é viver segundo a razão”. 5-AS VIRTUDES (“justa medida”) Tipo de virtudes Virtude ética Virtude mais importante Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita
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CARÁTER GERAL DA ÉTICA A NICÔMACO (= EN) = Teoria da Felicidade Ñ é Ética ou Teoria moral Por que, para Aristóteles, é importante a pergunta pela Felicidade? A resposta cai numa “teoria da ética”. Questão central de Aristóteless na E N: Em que consiste a Felicidade? (Esta é uma pergunta moral!)
A Felicidade (Eudaimonia) 1095a18 Quando dizemos que alguém vai bem? Quando vive a FELICIDADE (Eudaimonia, Glück) “AQUILO que quero em minha vida” (1095a17s) Todos concordam que querem ser FELIZES “Querem que lhes vá bem” Onde encontrar Felicidade? Como se deve defini-la?
O que é a felicidade? (1) Maior parte: É o prazer e o gozo (= escravos, animais) Para outros: São as honras (sucesso). Estas dependem de quem as confere. E a luta pessoal para consegui-las? Para alguns: Juntar riquezas. A mais absurda. “Contra natureza”, pois são meio, e não fim.
O que é a felicidade? (2) Bem supremo realizável pelo homem. Consiste em aperfeiçoar-se enquanto homem: Realizar aquilo que nos diferencia de outros animais; ñ simples viver. Seres vegetativos também vivem; ñ vida sensitiva. Os animais também sentem; = querer viver bem: “ VIVER BEM É VIVER SEGUNDO A RAZÃO”.
Viver bem segundo a razão? (Bem supremo) “Se atribuimos como função própria do homem certo tipo de vida, e como funçaõ própria do homem de valor o concretizá-la bem e perfeitamente (...), então o bem do homem consiste em uma atividade da alma segundo a sua virtude e, quando as virtudes são mais de uma, segundo a melhor e a mais perfeita”.
AS VIRTUDES (“justa medida”) O homem: compõe-se principalmente de razão: Parte vegetativa, que se opõe e resiste à razão; Parte do desejo, escuta a voz da razão; Parte do apetite, participa da razão de alguma forma “A parte vegetativa não participa em nada da razão, ao passo que a faculdade do desejo e, em geral, a do apetite participa de algum forma dela enquanto a escuta e a obedece”.
Virtude ética Controle dos desejos e apetites; Redução dessas partes da alma ao ditames da razão; Virtude ética: virtude do comportamento prático. Como se adquire uma virtude? Pela repetição de uma série de atos sucessivos. Pela efetiva realização daquilo que de melhor podemos fazer; Agindo conforme à razão.
VIRTUDES (1) “Nós adquirimos as virtudes com uma atividade anterior, como acontece também com as outras artes. Com efeito, é fazendo que nós aprendemos a fazer. Exemplo: tornamo-nos construtores construindo; tocadores de cítara, tocando cítara. Do mesmo modo, realizando ações justas, tornamo-nos justos..”
VIRTUDES (2) São HÁBITOS, COSTUMES, MODOS DE SER que nós mesmos construímos; São muitas as virtudes éticas: Característica em comum: relação às paixões, aos impulsos, aos sentimentos As paixões, os impulsos, os sentimentos sempre tendem ao excesso ou à falta (o muito e o pouco) Função da razão (virtude ética): intevir, impor a “justa medida”, o meio termo.
VIRTUDES (3) Exemplos: A coragem: meio termo entre a temeridade e a vileza. A liberalidade: meio termo entre a prodigalidade e a avareza. Virtude: espécie de mediania, uqe não se adquire por puros raciocícnios, mas por hábitos, constituindo-se em um “valor”, pois representa a vitória da razão sobre os instintos.
Virtude mais importante A virtude mais importante é a JUSTIÇA. Ela impera sobre todas as outras. “Pensa-se que a justiça é a mais importante das virtudes e que nem a estrela vespertina nem a estrela matutina sejam tãodignas de admiração quanto ela. E com o provérbio dizemos: 'Na justiça está abarcada toda virtude'.”
Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita (1) Dianóia: tender para dois caminhos Razão (alma racional) tende para: as coisas mutáveis - homem as coisas imutáveis e necessárias – Deus: Princípios e Verdades supremas São duas as virtudes dianoéticas: “Sabedoria” (Phrónesis) “Sapiência” (Sophía)
Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita (2) Sabedoria (Phrónesis): consiste em bem conduzir a vida do homem, indicando o modocorreto de ação acerca daquilo que é bem ou mal para o homem. Sapiência (Sophía): consiste no conhecimento das realidades superiores, que estão acima. Busca-se, com o exercício da sapiência, a “perfeição máxima”, uma espécie de contato com Deus, a inteligência perfeita.
Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita (3) “... uma vida desse tipo (contemplativa) seria muito elevada para o homem: com efeito, ele não viverá assim enquanto homem, mas enquanto há nele algo de divino. (...) Assim, se, em relação ao homem, o intelecto é uma realidade divina, também a atividade segundo o intelecto será divina em comparação com a vida humana.”