Sumário da apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

IV Encontro com as Comissões de Ética Realização:
Sobre a Lógica da Ética Espírita
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
EPICURISMO: ÉTICA, PRAZER E SENSAÇÃO
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
e a ética da justa medida
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Ética - Visão Histórica
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
ESTOICISMO.
ÉTICA DAS VIRTUDES.
Ética Virtudes e liberdade.
Tomás de Aquino De Regno.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Intencionalidade discursiva
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Profª Karina Oliveira Bezerra
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
O LIVRO DOS ESPÍRITOS PENAS E GOZOS FUTUROS
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
O QUE É FILOSOFIA ?.
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Sócrates, Platão e aristóteles
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
Profª Karina Oliveira Bezerra
ROTEIRO ESCOLHA DAS PROVAS MISSÃO E OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
Prof. Douglas Fernando Blanco
Lei de justiça, amor e caridade
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Aristóteles: A Ética da Justa Medida
A Ética Aristotélica.
Roberto J. Fraga Moreira
A ética.
Éticas na Grécia Antiga
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015 IMMANUEL KANT – AULA 02.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Ética Aula 1/2.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
ÉTICA A NICÔMACO: visão geral
Ética.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
SPINOZA I TEMAS NORTEADORES DO PENSAMENTO DE SPINOZA A unidade da substância A superação do dualismo cartesiano O panteísmo spinoziano A purificação.
ARISTÓTELES.. “A acentuada tendência platônica a uma construção filosófica ideal passa a ser amenizada no pensamento de Aristóteles, na medida em que.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
1. “... Há duas espécies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer.
Platão e a Justiça (V século a.C.) Grécia - Atenas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
GECAF - Grupo Espírita Caminho da Felicidade
Transcrição da apresentação:

Sumário da apresentação 1-Caráter geral da ÉTICA A NICÔMACO (= EN)‏ 2-A FELICIDADE (Eudaimonia)1095a18 O que é a FELICIDADE? = Bem Supremo BEM SUPREMO: “ Viver bem é viver segundo a razão”. 5-AS VIRTUDES (“justa medida”)‏ Tipo de virtudes Virtude ética Virtude mais importante Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita

www.geocities.com/filosofia_br para baixar o arquivo.

CARÁTER GERAL DA ÉTICA A NICÔMACO (= EN)‏ = Teoria da Felicidade Ñ é Ética ou Teoria moral Por que, para Aristóteles, é importante a pergunta pela Felicidade? A resposta cai numa “teoria da ética”. Questão central de Aristóteless na E N: Em que consiste a Felicidade? (Esta é uma pergunta moral!)‏

A Felicidade (Eudaimonia) 1095a18 Quando dizemos que alguém vai bem? Quando vive a FELICIDADE (Eudaimonia, Glück)‏ “AQUILO que quero em minha vida” (1095a17s)‏ Todos concordam que querem ser FELIZES “Querem que lhes vá bem” Onde encontrar Felicidade? Como se deve defini-la?

O que é a felicidade? (1)‏ Maior parte: É o prazer e o gozo (= escravos, animais)‏ Para outros: São as honras (sucesso). Estas dependem de quem as confere. E a luta pessoal para consegui-las? Para alguns: Juntar riquezas. A mais absurda. “Contra natureza”, pois são meio, e não fim.

O que é a felicidade? (2)‏ Bem supremo realizável pelo homem. Consiste em aperfeiçoar-se enquanto homem: Realizar aquilo que nos diferencia de outros animais; ñ simples viver. Seres vegetativos também vivem; ñ vida sensitiva. Os animais também sentem; = querer viver bem: “ VIVER BEM É VIVER SEGUNDO A RAZÃO”.

Viver bem segundo a razão? (Bem supremo)‏ “Se atribuimos como função própria do homem certo tipo de vida, e como funçaõ própria do homem de valor o concretizá-la bem e perfeitamente (...), então o bem do homem consiste em uma atividade da alma segundo a sua virtude e, quando as virtudes são mais de uma, segundo a melhor e a mais perfeita”.

AS VIRTUDES (“justa medida”)‏ O homem: compõe-se principalmente de razão: Parte vegetativa, que se opõe e resiste à razão; Parte do desejo, escuta a voz da razão; Parte do apetite, participa da razão de alguma forma “A parte vegetativa não participa em nada da razão, ao passo que a faculdade do desejo e, em geral, a do apetite participa de algum forma dela enquanto a escuta e a obedece”.

Virtude ética Controle dos desejos e apetites; Redução dessas partes da alma ao ditames da razão; Virtude ética: virtude do comportamento prático. Como se adquire uma virtude? Pela repetição de uma série de atos sucessivos. Pela efetiva realização daquilo que de melhor podemos fazer; Agindo conforme à razão.

VIRTUDES (1)‏ “Nós adquirimos as virtudes com uma atividade anterior, como acontece também com as outras artes. Com efeito, é fazendo que nós aprendemos a fazer. Exemplo: tornamo-nos construtores construindo; tocadores de cítara, tocando cítara. Do mesmo modo, realizando ações justas, tornamo-nos justos..”

VIRTUDES (2)‏ São HÁBITOS, COSTUMES, MODOS DE SER que nós mesmos construímos; São muitas as virtudes éticas: Característica em comum: relação às paixões, aos impulsos, aos sentimentos As paixões, os impulsos, os sentimentos sempre tendem ao excesso ou à falta (o muito e o pouco)‏ Função da razão (virtude ética): intevir, impor a “justa medida”, o meio termo.

VIRTUDES (3) Exemplos: A coragem: meio termo entre a temeridade e a vileza. A liberalidade: meio termo entre a prodigalidade e a avareza. Virtude: espécie de mediania, uqe não se adquire por puros raciocícnios, mas por hábitos, constituindo-se em um “valor”, pois representa a vitória da razão sobre os instintos.

Virtude mais importante A virtude mais importante é a JUSTIÇA. Ela impera sobre todas as outras. “Pensa-se que a justiça é a mais importante das virtudes e que nem a estrela vespertina nem a estrela matutina sejam tãodignas de admiração quanto ela. E com o provérbio dizemos: 'Na justiça está abarcada toda virtude'.”

Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita (1)‏ Dianóia: tender para dois caminhos Razão (alma racional) tende para: as coisas mutáveis - homem as coisas imutáveis e necessárias – Deus: Princípios e Verdades supremas São duas as virtudes dianoéticas: “Sabedoria” (Phrónesis)‏ “Sapiência” (Sophía)‏

Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita (2)‏ Sabedoria (Phrónesis): consiste em bem conduzir a vida do homem, indicando o modocorreto de ação acerca daquilo que é bem ou mal para o homem. Sapiência (Sophía): consiste no conhecimento das realidades superiores, que estão acima. Busca-se, com o exercício da sapiência, a “perfeição máxima”, uma espécie de contato com Deus, a inteligência perfeita.

Virtudes dianoéticas – Felicidade perfeita (3)‏ “... uma vida desse tipo (contemplativa) seria muito elevada para o homem: com efeito, ele não viverá assim enquanto homem, mas enquanto há nele algo de divino. (...) Assim, se, em relação ao homem, o intelecto é uma realidade divina, também a atividade segundo o intelecto será divina em comparação com a vida humana.”