7ª aula - Sistemas pneumáticos (válvulas e actuadores) 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Válvulas direccionais Quadrados indicam as posições Linhas indicam as vias Uma válvula é definida por dois números: nº de vias que possuem nº de posições que possuem Setas ligam vias numa dada posição Tampões indicam vias sem ligação As vias são indicadas apenas na posição de repouso. 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Símbolos Válvula 3/3 Válvula 2/2 Válvula 4/2 Válvula 4/3 Válvula 3/2 normalmente fechada Válvula 2/2 normalmente fechada Válvula 4/2 normalmente aberta Válvula 4/3 normalmente fechada Válvula 3/2 normalmente fechada Em carga ou descarga normalmente aberta Válvula 5/2 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Pilotagem das válvulas PILOTO - comando para mudança de posição RETORNO - voltar à posição de repouso Manual Botão Alavanca Pedal Eléctrica Electromagnético (relé) Pneumática Pneumática Rolete Mola Mecânico 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Válvula 3/2 - pilotagens Comando manual com retorno por mola Comando por rolete com retorno por mola Escape Pressão Fim-de-curso 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Válvula 3/2 - pilotagens Comando eléctrico com retorno por mola Comando pneumático com retorno por mola 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Válvula 4/2 e 5/2 - comando pneumático Escape livre Escape dirigido memória 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Válvulas de bloqueio Válvula alternadora (or) Válvula de simultaneidade (and) 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Válvulas de bloqueio Válvula de retenção ou não-retorno (not) Válvula reguladora de fluxo unidireccional Válvula restritora 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Actuadores lineares: cilindros Cilindro de simples efeito Cilindro de duplo efeito 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Cilindro de amortecimento Cilindro de haste passante Cilindro sem haste Cilindro magnético Cilindro tandem Cilindro duplo de múltiplas posições 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Motores pneumáticos Motores de êmbolos radiais Nos motores pneumáticos o processo de transformação da energia pneumática em energia mecânica desenvolve-se em sentido inverso ao dos compressores do ar. Motores de êmbolos radiais Geram binários muito elevados a baixa velocidade de rotação. Motores de êmbolos axiais São mais ligeiros permitindo velocidades muito elevadas. Motores de palhetas Geram altas velocidades com desenvolvimento de potências específicas. Motores de engrenagens Geram as maiores potências. 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa
Bibliografia Folhas das Cadeiras de Automação Industrial: Mestrado em Engenharia Mecânica - IST (1995/96) Rui Loureiro Licenciatura em Engenharia Mecânica - IST (1990) Caldas Pinto Método Sequencial para Automação Electropneumática Fundação Calouste Gulbenkian (Agosto 1983) José Novais Sistemas Pneumáticos ISEL - 1983/84 Fernando Fonseca 03-08-2000 Copyright 2000, Jorge Lagoa