Janeiro, 2001 - Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Apresentando.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Pontifícia Universidade Católica
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Marketing Digital.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Sociedade da informação
e-Learning Perspectivas e Tendências
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Universidade de Aveiro
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ambiente de aprendizagem de uma linguagem de programação
Conhecimento e Inovação com as TIC.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
As vantagens da internet
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Treinamento para Professores
Moodle.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação pedagógica

Índice F O estado da arte; F Ambientes de ensino virtuais; F Análise geral das ferramentas de ensino à distância; F Vantagens & desvantagens; F Outras formas de ensino à distância; F Exemplo prático; F Conclusão.

O estado da arte F O uso dos computadores como suporte nas actividades de ensino aumentou significativamente nos últimos anos. F As infra-estruturas das redes melhoraram substancialmente e os avanços tecnológicos (em particular na World Wide Web (WWW)) providenciam oportunidades de usar computadores para todas as disciplinas.

O estado da arte (cont.) F Estes avanços coincidem com o facto de, cada vez mais, os estudantes quererem estudar nos tempos livres, à distância, ou desejarem uma integração activa da sua educação com a sua vida profissional. F Assim, a criação de uma sociedade de ensino, onde os indivíduos são encorajados a continuar a estudar ao longo da sua vida, exige novos modelos de ensino.

Ambientes de ensino virtuais Os ambientes de aprendizagem virtuais são software de ensino que sintetizam as funcionalidades do software de comunicação ( , bulletin board, newsgroup, etc.) e métodos de entrega on-line de material específico para os cursos. TopClass, LearningSpace, WebCT e Web Course in a Box são exemplos de sistemas que se baseiam nesta descrição.

Ambientes de ensino virtuais (cont.) Notice-board Course Outline Tutor and Students Conferences Class List & Student Homepages Assignments / Quizzes Assessments / Grade-book Metadata Synchronous Collaboration Tools Multimedia Resources Repository File Upload Area Calendar Search Tools Bookmarking Navigation Model Funcionalidades dos ambientes de aprendizagem virtuais:

Análise geral das ferramentas de ensino à distância F O interface, F Interactividade, F Anúncios, F Administração do curso, F Segurança. Usar a web para o ensino à distância envolve muito mais do que simplesmente converter apontamentos de aulas para o formato de páginas da web. Páginas dos cursos, Tarefas,Testes,Conteúdo,

Vantagens do uso de ambientes de ensino à distância F Estrutura, F Ferramentas poderosas, F Flexibilidade no tempo e espaço, F Ensino cooperativo, F Informação actualizada, F Partilha e re-uso dos recursos.

Desvantagens do uso de ambientes de ensino à distância F Inflexível, F Custo, F Convívio tradicional de uma sala de aulas, F Personalidade, F Uso excessivo do computador, F Refresh.

Outras formas de ensino à distância

Exemplo prático

Conclusão De uma forma geral, as ferramentas de ensino à distância apresentam características semelhantes. Apesar de os ambientes de ensino virtuais estarem ainda numa fase inicial de desenvolvimento, estes estão a despertar uma atenção considerável em todas as áreas de ensino e é bastante provável que estes sistemas venham a ter um impacto considerável nas formas de ensinar.