ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
1º Aviso Desconto no Interesse, Comportamento e Participação 2º Aviso Maior desconto no Interesse, Comportamento e Participação 3º Aviso Faz um teste com.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
DRE JT Demanda Escolar 2010 MATRÍCULA ANTECIPADA 2011.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Deliberação CEE nº 21/2001 Dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior em nível do ensino fundamental e médio, no sistema de ensino.
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Curso de Gêneros Textuais
Questionário de Avaliação Institucional
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Práticas no ensino da língua
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
Reunião com os Encarregados de Educação
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Intervenção psicológica
Organização Curricular
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
Salas de Matemática.
Qualificar a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública, tendo como parâmetro as avaliações oficiais, para que o desempenho médio de.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Vivência de Orientação com Surdos
Decisões.
Oficina de Apropriação de Resultados
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Oficina de Apropriação de Resultados
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Desde 1998 REUNIÃO DE PAIS 차 학부모회의.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Roteiro de observação de estágio
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Educação e psicologia.
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009

4O que se pretende? 4Como vai funcionar? Objecto de ensino As reuniões O trabalho articulado Os resultados ESAP /1O TURMAMAIS

O que se pretende? Um trabalho de aprofundamento de conhecimentos, de desenvolvimento de competências, de aprofundamento de técnicas de aprendizagem específicas para determinado grupo de alunos com as mesmas características. ESAP /1O TURMAMAIS

Como vai funcionar? 1- Os grupos 1º grupo: de 21 Set a 30 de Out - melhores alunos 2º grupo: de 2 Nov a 18 de Dez - alunos com mais dificuldades. 3º grupo: de 4 Jan a 12 de Fev - alunos médio + 4º grupo: de 18 Fev a 26 de Mar - alunos médios 5º grupo: 3º Período - alunos em risco de retenção ESAP /1O TURMAMAIS

Como vai funcionar? 1- Objecto de ensino Os mesmos conteúdos, as mesmas competências. O objectivo não é ensinar outras coisas para além do previsto no que foi planificado. A diferenciação dá-se na metodologia... ESAP /1O TURMAMAIS

Como vai funcionar? ESAP /1O TURMAMAIS 2- As reuniões De avaliação: só estão os professores da turma de origem (TO). Intercalares: estão os professores da TO e os da TM. Muito importante: aquando das reuniões intercalares, terá que haver obrigatoriamente pelo menos uma avaliação formalizada de todas as competências.

ESAP /1O TURMAMAIS Como vai funcionar? 3- O trabalho articulado... De planificação do programa: os conteúdos a leccionar são os mesmos (não há adaptações curriculares) De planificação dos momentos de avaliação: os testes e/ou outros instrumentos de avaliação são iguais, isto é, o grau de dificuldade/facilidade e as matérias a avaliar são os mesmos da TO e da TM.

ESAP /1O TURMAMAIS Como vai funcionar? 3- O trabalho articulado... Os momentos de avaliação Os instrumentos de avaliação a aplicar na TM serão iguais aos da TO. a cada mudança de turno avaliação realizada A frequência da avaliação formalizada da TM e da TO é a mesma, sendo que a cada mudança de turno terá que haver uma avaliação realizada em todas as competências. preferência na marcação Têm preferência na marcação dos testes e/ou outros momentos de avaliação as disciplinas da TM. novo cenário Este novo cenário pode alterar o estabelecido em grupo sobre a frequência dos momentos de avaliação formalizada. Considera-se que o 7ºano se desvincula desse estabelecido.

ESAP /1O TURMAMAIS Como vai funcionar? 3- O trabalho articulado... Os momentos de avaliação Trabalhos de Grupo Muita atenção aos Trabalhos de Grupo a realizar pelos alunos fora da sala de aula. O professor tem que prever bem a data de entrega e/ou defesa do trabalho. A TM integra alunos de todas as turmas...

Nº de alunosRetenções%Nº de alunosRetenções% 7º , ,3 8º ,210077,0 9º115119, ,3 ESAP /1O TURMAMAIS 4- Os resultados Todo este processo vai ser acompanhado, monitorizado e avaliado (GAVE e uma Instituição de Ensino Superior). Vai-nos ser pedido a redução do insucesso em pelo menos 1/3.