Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia de Sistema e Informática 2008/09 Luís Paulo Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Ceará
Advertisements

Estágio Supervisionado I
Administração de Operações Semestre 201/2
1 Arquitectura de Computadores II Ano lectivo 2008/09
Arquitectura de Computadores I
1 Economia I Economia I lic Contabilidade
Biologia Pesqueira Docente: João Correia Gabinete: 6 Biologia Marinha e Biotecnologia Ano lectivo 2013/2014 Créditos:6.
Investigação Operacional 2009/2010 José Fernando Oliveira Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla.
Métodos de Decisão 2008/2009 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Mestrado Integrado em Engenharia.
Bases de Dados 2 José Júlio Alferes Departamento de Informática
Objectivos, Programa, Bibliografia e Avaliação
Tópicos Especiais em Marketing Marketing Turístico
Fundamentos de Marketing
Fundamentos de Marketing
Fundamentos de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
Sistema de Informação e Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
(Metodologia Científica)
Formação Inicial de Formadores
Sistemas Digitais I LESI - 2º ano Lesson 0 - Apresentação
Computação Gráfica Apresentação 2008/09 Luís Paulo Santos
Arquitectura de Computadores
Manuel Pina Marques Marta Rocha
Investigação Operacional 2011/2012 Isabel Horta José Fernando Oliveira Luís Guimarães Teresa Bianchi.
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Arquitetura de Computadores 2011/2012 LEIC, LERC, LEE IST – Taguspark José Delgado, DEI (LEIC) Rui Neves, DEEC (LERC+LEE) José Delgado © 2012.
Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.
Investigação Operacional 2010/2011 Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla Vera Lúcia Oliveira.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Investigação Operacional 2005/2006 António Miguel Gomes José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla.
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
PROE 2º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL
O QUE É O PROJETO KEY FOR SCHOOLS?
Curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Desempenho Acadêmico Graduação
Trabalho de conclusão de curso
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Trabalho final de curso
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Secretariado de Exames
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Um modelo de avaliação de banda larga no ensino da Bioquímica
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
TagusPark (Carla Ferreira - TagusPark (Carla Ferreira - Apresentação Análise e Concepção de.
INSTITUTO DUARTE DE LEMOS Ano lectivo 2008/2009 Exames 2009 Informação aos alunos e encarregados de educação.
Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
Métodos de Decisão 2006/2007 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
PROE 1º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL DA DISCIPLINA PROGRAMA CORPO
DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais SISTEMAS E SINAIS Docentes:  Isabel Lourtie 2º semestre 2014/2015.
DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016.
LEVEL 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO ABORDAGEM: Desenvolvimento da competência comunicativa (leitura, oralidade e escrita) com ênfase em estratégias de aprendizagem.
Serviço de Psicologia e Orientação
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Apresentação. Objectivos da disciplina A disciplina de Análise de Dados tem como objectivo a aprendizagem de métodos estatísticos de análise e tratamento.
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Criptografia e Segurança Informática Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Aula nº1 12/09/ Electromagnetismo Paulo J. V. Garcia Departamento de Engenharia Física.
Transcrição da apresentação:

Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia de Sistema e Informática 2008/09 Luís Paulo Santos

Equipa Docente AC - Apresentação2 TeóricasLuís Paulo Santos Teórico-Práticas Luís Paulo Santos João Luís Sobral João Barbosa

Programa Avaliação do Desempenho Hierarquia de Memória Organização do Processador (Data Path e Pipeline) Optimização do Desempenho Arquitecturas Actuais AC - Apresentação3

Material de Apoio Página web: Bibliografia: Computer Systems: A Programmer's Perspective Randal E. Bryant, David R. O'Hallaron; Prentice-Hall; ISBN X; Agosto, Acetatos e Módulos TP: Disponibilizados na página web AC - Apresentação4

Metodologia de Avaliação Serão realizados dois testes escritos durante o semestre. Cada teste cobrirá apenas um subconjunto dos tópicos leccionados, terá a duração de uma hora e vale um máximo de 10 valores. Os testes realizar-se-ão a 3 de Dezembro, 2008 e 15 de Janeiro, A classificação final é obtida pela soma das classificações de ambos os testes. A aprovação resulta na aprovação na disciplina, logo na dispensa de exame. Os alunos não aprovados nestes testes poderão realizar o exame escrito final nas condições previstas no RIAPA e pela Direcção de Curso. O exame escrito finais cobrirá a totalidade dos tópicos leccionados, terá a duração de 2 horas e vale um máximo de 20 valores. AC - Apresentação5

Metodologia de Avaliação A aprovação na disciplina de Arquitectura de Computadores pressupõe o desenvolvimento de competências e a apropriação de conhecimentos fundamentais nesta área de conhecimento. O formando que não consiga demonstrar positivamente o domínio duma quase totalidade destas competências essenciais não poderá ser certificado como aprovado nesta disciplina. O conjunto de resultados de aprendizagem está especificado na secção Programa Detalhado e Resultados de Aprendizagem, bem como a respectiva classificação como Capacidade e conhecimentos elementares (C1), Capacidades e conhecimentos intermédios (C2) e Capacidades e conhecimentos avançados (C3).Programa Detalhado e Resultados de Aprendizagem O conjunto de ambos os testes e cada exame escrito conterá um conjunto de 10 perguntas de nível C1. A correcção das respectivas respostas será feita de forma binária: Satisfaz ou Não Satisfaz. Para ser aprovado na disciplina (classificação final 10) o formando deverá responder satisfatoriamente a um mínimo de 8 destas questões. AC - Apresentação6

Metodologia de Avaliação AC - Apresentação7 A obtenção da classificação de Satisfaz a menos de 8 questões C1 resulta na não aprovação (as restantes questões de níveis C2 e C3 não serão aferidas); a resposta satisfatória a apenas 8 das questões resulta na classificação final de 10 valores (as restantes questões de níveis C2 e C3 não serão aferidas); a resposta satisfatória a 9 ou 10 questões garante 10 valores, dependendo a classificação final das questões de nível C2 e C3. O conjunto de ambos os testes e cada exame escrito conterá um conjunto de 3 perguntas de nível C2, a que correspondem 6 valores, e duas perguntas de nível C3 correspondentes a 4 valores.

Turnos AC - Apresentação8

Inscrição nos turnos Podem ser feitas preenchendo o formulário em As inscrições estarão abertas até Segunda-feira, 22 de Setembro, 09h00 da manhã. Nesta data os alunos serão distribuídos pelos turnos. Será dada prioridade ao Trabalhadores Estudantes sobre os alunos Ordinários; nos casos em que o número de vagas for menor que o número de candidatos a atribuição de vagas será feita aleatoriamente. Após esta data os alunos não inscritos, independentemente do seu estatuto, poderão apenas escolher as vagas restantes. AC - Apresentação9

Funcionamento das sessões TP A frequência destas sessões não é obrigatória, mas é recomendada Após 3 faltas o aluno perde o direito ao seu lugar no turno, sendo este atribuído a outro aluno Os guiões respeitantes a cada sessão são publicados na página web com uma semana de antecipação. Estes guiões são essenciais para o bom funcionamento destas sessões. Os alunos que não tenham consigo uma versão impressa do guião poderão ser convidados a bandonar a sala. AC - Apresentação10