Atividade de Campo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Etapas de uma Sequência Didática
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Professora: Isabel Cristina Lima
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Estágio Supervisionado PE: ES
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Relatório de uma visita de Estudo
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
Educação Ambiental - GPEEA
Pesquisa: Resultados do EMIEP
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
A instituição O Instituto Michelangelo, é um centro de educação com nível técnico, localizado em Jequié, na Bahia. O IM é o pioneiro na educação da cidade.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth
Planejamento PNAIC 2014.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Tipos de Tutoria.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Sugestão de Atividade:
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Roteiro de observação de estágio
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
Projeto UCA : Formação Brasil
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
DANÇA.
Por uma educação de qualidade
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
AUDITORIA Profa. Andréia.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Projeto Integrador 4º p. Ed. Física
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ampliando o conhecimento sobre gerenciamento de risco e seguro da população de baixa renda Projeto Tô Seguro.
Transcrição da apresentação:

Atividade de Campo

Planejamento em sala O professor deve fazer um levantamento, prévio, do que os alunos sabem e imaginam sobre a área selecionada. Após isso, ele deve deixar evidente os objetivos estabelecidos para a aula de campo pertinentes aos conteúdos já estudados, as estratégias de registro que serão utilizadas por meio de fotografias, vídeos, croquis, entrevistas entre outras, pelos alunos e como se dará a conclusão do trabalho no pós-campo.

No planejamento em sala, o professor e os alunos organizarão o passo-a-passo da expedição, ou seja, o antes, o durante e o depois da aula de campo.

Pré-Campo – para o(s) professor (es): 1 - Ir ao local escolhido, observando o percurso a ser percorrido pelos alunos, identificando a necessidade de transporte ou não e verificando se o percurso oferece algum tipo risco aos alunos; 2 - Caso seja contratado transporte, deve- se observar se a empresa escolhida atende as legislação vigente;

3 - Providenciar as autorizações dos responsáveis pelos educandos para a saída à campo; 4 - Ter em mãos um kit de primeiros socorros e os telefones do SAMU, SIATE e Corpo de Bombeiros, para o caso de uma eventualidade.

Durante o Campo: Parar em lugares estratégicos para a observação dos alunos e contextualização dos professores, articulando os conteúdos à observação da realidade. É necessário que o professor instigue, problematize o que os alunos estão vendo com questões provocadoras, tais como:  Onde?  Como é este lugar e por quê?

 Por que a infraestrutura presente neste espaço está distribuída desta forma?  Todos os espaços da cidade são iguais a esse, por quê?  Quais as consequências desta forma de organização/ocupação desse espaço? Ao longo do percurso os alunos vão registrando suas observações e constatações do espaço.

Pós Campo: Realizar uma roda de conversa para que os alunos verbalizem a vivência e relatem as suas observações e a relação entre o que foi estudado com a realidade visitada. Após isso, sistematizar os registros: exposição das fotos e vídeos, produção de textos e/ou desenhos. Lembrando que estas atividades podem servir também de avaliação.