Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá

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Transcrição da apresentação:

MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá Resultados Gráfico 01: Como o comportamento de bullying se apresenta para estes alunos. Gráfico 02: Sentimentos sobre o comportamento de bullying Gráfico 03: Conseqüências da intimidação, agressão ou assédio sofrido pelos alunos. Sugestões dos alunos para resolver o bulliyng Sugestões Educativas(22) : Dar mais educação; impor limites; respeito;responsabilidades; palestras nas escolas. Sugestões Punitivas(27):Punitivas e de segurança(; processos e cadeia; colocar em abrigos; tomar medidas sócio educativas; penalizados(expulsar); trocar esses alunos que agridem de escola; colocar mais segurança nas escolas (vigias e câmeras); Mais justiça. Sugestões Terapêuticas(18):Ajuda de psicólogo; Verificar a causa do comportamento; fazer tratamento. Sugestões Comportamentais (09): Pedir desculpas; respeitar as diferenças. Sugestões de providências nas famílias(21) Sugestões de providências nas escolas(15) Não responderam(13) Conclusões Apresentamos uma revisão referente à percepção do Bullying nos alunos nas escolas. Assim, esta pesquisa demonstra-se de extrema importância, pois no Brasil, o conceito de Bullying ainda é pouco discutido, mas vem ganhando força a partir de algumas práticas que ajudam a esclarecer e dão pistas de como agir em tais circunstâncias. A partir dos percentuais obtidos em cada gráfico da pesquisa, verifica-se que estas informações reforçam a necessidade de haver mais estudos para que se reflita, pense e eduque sobre esta temática que está muito real no contexto escolar. Abrindo-se com isso, um amplo e intenso campo de estudo e pesquisa e intervenção para educadores e profissionais da saúde. Como contribuição científica este trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos alunos frente ao bullying, nos proporcionando uma reflexão frente ao assunto e ao ambiente escolar. Considerando a pesquisa apresentada, concluímos que se faz necessário discutir o tema nos espaços educacionais, para que estes venham a contribuir com a saúde e o bem – estar de seus educandos e da população em geral. Bibliografia ABRAPIA - Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente. Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes. Disponível em: http://www.bullying.com.br/. Rio de Janeiro. 2003. [Acesso em: Junho 2009] CONSTANTINI, A. Bullying: Como combatê-lo? Prevenir e enfrentar a violência entre os jovens. Trad. Eugênio Vinci de Moraes. São Paulo: Itália Nova Editora, 2004. FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2005. LOPES NETO, A.A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria On-line. Vol. 81, n° 5 (supl.), p. 164 – 172, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo>. [Acesso em: Outubro 2009]. Apoio Financeiro: Unisul Introdução A Psicologia enquanto ciência e profissão têm mostrado interesse em colaborar com a saúde no ambiente escolar. Através de uma concepção onde saúde é um estado de bem estar bio-psico-social, busca conhecer e desenvolver estratégias para a promoção de saúde e prevenção de fenômenos que colaboram para a enfermidade das relações. São exemplos de comportamentos não saudáveis, as atitudes de violência nas relações escolares. A violência escolar é um dos temas que mais exigem atenção de educadores. Podemos mencionar que a violência pode se manifestar através de atos de vandalismo, mas também existe um modo de violência insidioso que custa muitas vezes a se fazer alvo da atenção, pois surge de forma mais silenciosa. Este fenômeno trata-se do “bullying” que é definido como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas por um ou mais alunos contra outro (s) sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento.(FELIZARDO, 2007) O termo conhecido como bullying, é uma palavra oriunda do inglês “bully” assemelhando-se ao termo em língua portuguesa como “valentão” ou “machão”, caracteriza-se como um desses obstáculos ameaçadores, com o quadro característico de adolescentes excluídos e discriminados, agredidos e/ou machucados por outra(s) pessoa(s) (LOPES NETO, 2005). Segundo Lopes Neto (2005), os motivos que levam a esse tipo de violência são extremamente variados e estão relacionados com as experiências que cada aluno tem em sua família e/ou comunidade e se dá perante o uso do poder para intimidar o outro. A ocorrência deste fenômeno é mais freqüente na convivência escolar, mais especificamente entre a 5º e 8ºséries, mas também no Ensino Médio o fenômeno está bastante presente sendo de conhecimento que afeta principalmente os adolescentes. Objetivos OBJETIVO GERAL Verificar as manifestação do fenômeno “bullying” em alunos de 5ª a 8ª séries nas escolas estaduais do município de Araranguá. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer como o bullying se apresenta para estes alunos. Conhecer os sentimentos dos alunos frente ao bullying. Verificar a percepção dos alunos sobre as conseqüências do bullying para as vítimas do mesmo. Verificar as sugestões dos alunos para minimizar o bullying. Metodologia NATUREZA E TIPO DA PESQUISA O presente estudo consiste em uma pesquisa de campo, exploratória e tem um caráter quantitativo, visando conhecer como se apresenta o fenômeno bullying para os alunos que frequentam da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental nas escolas estaduais de Araranguá. AMOSTRA Foram distribuídos um total de 320 questionários aos alunos sorteados nas 16 escolas estaduais do Município de Araranguá. A amostra foi do tipo aleatória simples, sendo que os sujeitos que participaram da pesquisa foram sorteados através dos números de chamada de sua turma. Os participantes da pesquisa foram 121 alunos que devolveram os questionários preenchidos. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado o questionário auto aplicável adaptado do questionário “kisdscape” utilizado para estudar o fenômeno bullying no Reino Unido.