Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal - PROCON-DF

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Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal - PROCON-DF Disciplina:Administração Pública Comparada Professor: Guillermo José Asper Y Valdes Aluna: Marisia Medina Sousa- 05/97953 Caso PROCON e sua rapidez na solução dos problemas do cidadão brasileiro. Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal - PROCON-DF

PROCON-DF O PROCON dispõe de canais de atendimento, onde é possível obter informações e registrar reclamações referentes às relações de consumo. O órgão tem como objetivo realizar serviços em benefício da população como receber, analisar e encaminhar as consultas, denúncias, reclamações, sugestões ou proposições apresentadas pelas entidades representativas da população e por consumidores individuais ou coletivos, também levar à comunidade o maior número possível de informações sobre seus direitos.

PROCON-DF procedimento do PROCON triagem efetuada por profissional capacitado no guichê de Informações, visando verificar se o problema narrado pelo consumidor caracteriza-se como relação de consumo, bem como verificar a competência territorial do PROCON do DF para atuação, ou seja, se uma das partes envolvidas (consumidor ou fornecedor de produtos e serviços) reside em Brasília. Verificação se o consumidor possui um mínimo de provas de suas alegações, como por exemplo, nota fiscal, contrato, etc., e se o titular da reclamação é quem esta comparecendo ao PROCON. Preenchidos os requisitos, o consumidor receberá uma senha para elaboração da reclamação.

PROCON-DF Na lista de cadastro com o nome das empresas que mais receberam reclamações dos brasiliense vem em primeiro lugar as instituições financeiras são as que mais deram dor de cabeça aos consumidores do Distrito Federal e lideram a lista com o 48,8% do total das queixas registradas ; Em segundo lugar no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do PROCON-DF está o setor de telefonia, com 24,9% do total do número de queixas registradas. O maior problema é com relação ao cumprimento do plano contratado pelo consumidor. O comércio varejista vem na terceira posição, com 23,2% das reclamações.