Administração de Recursos Materiais Grupo 053.08.XX 09/06905 – Ana Carolina Siqueira 09/40283 – Ana Laíse Meneses 09/49175 – Tatiana Leão Freitas 09/07227 – Andréa Tôgo Mazzei 09/47580 – Cristina Akie Sujii 09/15190 – Rebeca Castilho Sub Grupo x Sub Grupo y
Conceito de logística utilizado pelas Forças Armadas Norte Americanas Introdução Conceito de logística utilizado pelas Forças Armadas Norte Americanas Todo o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a Segunda Guerra Segunda Guerra Layout de Armazéns A maioria das empresas dispensa um tratamento puramente funcional da logística. Tratando problemas logísticos pontuais como: Roteirização e dimensionamento de frota de veículos, localização, dimensionamento e layout de armazéns, seleção de fornecedores.
Consequências nocivas da fragmentação da atividade logística nas empresas: Características da integração logística no âmbito gerencial: Perfil de senioridade 1 - Ciclos logísticos de maior duração: 2 – Custos Elevados Trabalho em equipe 3 - Nivel de serviço ao cliente insatisfatório Comunicação transparente e fluída 4 – Falta de profissionais capacitados para planejar, executar e analisar todas as atividades de forma integrada Serviço ao cliente
Supply Chain Cadeia de logística integrada: Integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos. Para se adaptar a empresa precisa de: Maior agilidade, melhores performances, busca pela redução de custos.
A empresa deve procurar um equilíbrio dinâmico e permanente com seu macroambiente, para poder reagir as mudanças com mais rapidez. Para a sobrevivência da empresa em um ambiente turbulento é necessário que ela ofereça resultados, em quantidade, variedade, qualidade, prazos e preços, que batam com as necessidades e expectativas dos clientes. A logística integrada torna-se um diferencial nesse processo Outputs
Principais missões dentro da logística integrada: Fornecer quantidade desejada de serviços aos clientes, a fim de alcançar níveis de custos competitivos Proporcionar condições para que se movimentem de maneira rápida e eficaz Contribuir para a gestão comercial da empresa, através da confiabilidade e eficácia da movimentação dos materiais, nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes
Evolução da logística Logística interna Logística empresa-cliente integrada Logística empresa-fornecedores
Antes de 1950 Atividades-chave da logística eram divididas entre diferentes áreas da empresa → conflitos de objetivos e responsabilidades Entre 1950 e 1970 Alterações na localização, nos padrões e nas atitudes da demanda dos consumidores Alto custo de armazenagem e distribuição Tecnologia de computadores Experiência militar na 2ª Guerra Mundial Entre 1970 e 1990 Foco sai de “maior estímulo na demanda” para “controle de custos” Pós-1990 Administração de materiais + distribuição física = Logística
Papel da logística na empresa Atividades primárias (de maior custo): transportes, gestão de estoques e processamento de pedidos Atividades secundárias (de apoio às primárias): armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e manutenção da informação. Redução de custos e maior competitividade em uma realidade de competição globalizada Planejamento e gestão de fluxos desde a origem até o destino Integração dos departamentos para o alcance do objetivo final da empresa e satisfação do cliente
Quadro Resumo das Características Básicas do Estoque Objetivos do estoque Custos associados ao estoque Previsão de incertezas De custo Custo de pedir Uso do telefone + + + De nível de serviço Custo de manter Uso do computador
Gestão de Estoques Visão Tradicional Visão Atual -Os produtos em estoque. -Muita departamentalização e pouco contato entre eles. Visão Atual -Compras e acompanhamento. -Gestão de armazenagem -Planejamento e controle de produção e gestão de distribuição física. -Estratégias mais proativas, baseadas nas necessidades dos clientes.
Objetivos da Gestão de Estoque Planejamento Retroalimentação Controle Determinação dos valores que o estoque terá com o correr do tempo e determinação das datas de entrada e saída. Comparação dos dados de controle com os dados do planejamento, a fim de constatar seus desvios e determinar suas causas. Registro dos dados reais.
Materiais de embalagem TIPOS DE ESTOQUE Produto acabado Materiais de embalagem Produtos em processo Suprimentos Matéria-prima
Modelo Dell: montagem de computadores. Case Dell Relacionamento com fornecedores + tecnologia - Custo de estocagem - Despesas com as revendas + - - = Infra-estrutura para revolucionar os modelos fundamentais de negócios das grandes empresas + Capacidade de criação e de resposta rápida às mudanças. Modelo Dell: montagem de computadores. - - = não produção = livre de manter ativos próprios - riscos com pesquisa - gerenciar grande número de empregados = 8 dias de estoque = giro de estoque de 46aa. 46xaa
Cadeia de Suprimentos das impressoras DeskJet Case HP Cadeia de Suprimentos das impressoras DeskJet Histórico A HP foi fundada em 1939; Era uma empresa de instrumentalização, conhecendo apenas produção de baixo volume, com produtos altamente personalizados, com produção por lote. Em 1988, foi lançada a impressora DeskJet e a HP virou líder de mercado para impressoras jato de tinta. Problema Com o tempo, a Divisão Vancouver, passou a apresentar alto nível de ativos improdutivos = estoque abarrotado de impressoras DeskJet.
X ? + + = Fatos: Questões a serem solucionadas: Atender às necessidades do cliente e minimizar o estoque. Acordar entre as diversas partes qual nível de estoque manter. + + ? = Fontes principais de incerteza: Chegada de materiais; Processo interno; Previsão de demanda Fatos: A fim de assegurar alta disponibilidade para os clientes, os centros de distribuição europeus e asiáticos mantinham altos níveis de estoques de segurança.
? Dilema Raiz do problema Solução viável “Precisamos decidir se estamos no negócio de armazenamento ou integração, e então adotar estratégias para apoiar nosso negócio” (Tom Beal – gerente de materiais do CD norte-americano) Raiz do problema Existe um péssimo sistema de previsão de demanda Solução viável Investir na obtenção de um sistema sólido. ?
Palestra do G20 O encontro dos representantes das 20 maiores economias do planeta evidenciou a rede de suprimentos globalizada
Na rede de suprimentos mundial há empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de produtos e serviços A globalização impõe essa horizontalização, que inclui coordenação de processos, em vez de controle hierárquico Essa divisão, mais horizontalizada, propicia concorrência entre os diversos setores de uma economia
O papel dos países Cada país tem seu papel no mundo globalizado, por exemplo: Brasil, trabalhar matérias-primas China, estrutura industrial de baixo custo