Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165

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Transcrição da apresentação:

Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165 Luís Ferreiro – 09/28597 Mariana Galvão – 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726 Brasília, 19 de abril de 2009

1) O modelo direto de Negócio da Dell Computer preconiza o relacionamento com clientes e fornecedores, e é baseado na acumulação de estoques. Falsa – O modelo realmente preconiza o relacionamento com clientes e fornecedores, porém este modelo desenvolveu uma dinâmica diferenciada para não formar estoques, pois na área da computação a formação de estoques pode tornar a tecnologia empregada absoleta e não realizar as vendas a preços lucrativos. 2) Não produzir os componentes para seus produtos não gera vantagens competitivas. Falsa – Nesses aspectos depende da estratégia empresarial, a não produção de componentes pode reduzir custos e permitir que a empresa foque em sua área de competência. 3) As decisões ligadas a estratégias de logística influenciam a demanda por produtos e serviços. Verdadeira – As decisões na área de logística levam a determinação de custos que exercem influencia sobre as políticas de preços e conseqüentemente poderá ter impactos relevantes sobre a demanda

4) Na Digital Computer os processos eram integrados horizontalmente com todas as habilidades de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição disponíveis internamente de forma que permitiu um baixo nível de comunicação e pequena capacidade de desenvolver produtos baseados na interação da empresa com seus clientes. Falsa – Na Digital Computer os processos são integrados verticalmente com todas as habilidades, desenvolvimento, produção, distribuição disponíveis integralmente. Isso permitiu um alto nível de comunicação e grande capacidade de desenvolver produtos baseados na interação da empresa com seus clientes. 5) O modelo direto de negócios da Dell eliminou os custos com estocagem e despesa com as revendas. Verdadeiro – Com a ideia de Michael Dell o modelo direto de negócio poderia evitar o canal de distribuição através do qual os computadores pessoais eram vendidos e em vez disto, vender diretamente aos clientes atendendo-os com as configurações desejadas em uma montagem sobre encomenda. Sendo que, este eliminou o custo de estocagem e as despesas com as revendas. 6) O Gerente de Projetos da Cadeia de suprimento das impressoras Deskjet encontraram dificuldades para chegar a um acordo devido ao excessivo erro na previsão de vendas e aumento dos estoques. Para resolver este conflito precisavam desenvolver um método para estabelecer e implementar as metas de estoque. Verdadeiro – Eles teriam que encontrar a melhor maneira de atender as necessidades do clientes em termo de disponibilidade de produto e, simultaneamente minimizar o estoque e alem disso chegar a um acordo entre as diversas partes de que mantinham o nível certo de estoque.

7) Ambos estudos de casos mostram que logística busca dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. Verdadeiro - Ambos estudos de caso mostram que os suprimentos devem estar no tempo certo, na quantidade precisa, na qualidade requerida e pelo menor custo. 8) Um bom negociador de compras deve desenvolver alternativas criativas que vão ao encontro das necessidades do fornecedor. Verdadeiro – lembrando que essa não é a principal função do negociador (responsável por abastecer a empresa de estoques), mas indiretamente quando fecha um negócio com um fornecedor faz um negócio bom para ambas as partes. A seleção de fornecedores é uma das grandes responsabilidades do departamento de compras, seja para itens rotineiros, seja para compras esporádicas. Embora a seleção inadequada possa gerar problemas em toda a cadeia de produção da empresa, o departamento de compras não pode abrir mão do critério de menor preço para escolha do fornecedor, pois os altos cultos podem inviabilizar o preço do produto final. Falso – o departamento de compras não vai trabalhar apenas com o critério do menor preço. Sua verdadeira função é a de aliar preço a qualidade.

10) As decisões a respeito dos volumes de estoque devem considerar as metas organizacionais quanto os prazos de atendimento dos pedidos dos clientes. Verdadeiro – tanto metas organizacionais, quanto prazos de atendimento a clientes são levados em consideração na decisão quanto ao volume de estoque necessário, que será utilizado pela empresa. 11) O departamento financeiro é contrário à manutenção de altos estoques, uma vez que estes implicam desvantagens para a empresa, do ponto de vista financeiro, como, por exemplo, alto capital investido em estoques, juros pagos ou perdidos, altos custos de armazenagem, risco de obsolescência e(ou) perda de material. Verdadeiro – o departamento financeiro acredita que os estoques têm que ser necessários ao funcionamento da empresa. Muito investimento em estoque pode comprometer financeiramente o funcionamento de outros departamentos da empresa, além de sua liquidez. A área de marketing tem como objetivo manter e aumentar receitas por meio do fornecimento dos melhores serviços aos clientes. No entanto, sua atuação pode ser fonte geradora de conflitos com a área de administração de materiais. Verdadeiro – imagine, por exemplo, que a área de marketing realize um anúncio ou promoção que não seja possível para a administração de material atender a todos os clientes com os seus estoques, com certeza haverá um conflito.

A previsão de estoques caracteriza o ponto de partida para todo o processo de planejamento empresarial, sendo equivalente a uma meta de vendas. A previsão é inevitável no desenvolvimento de planos para satisfazer demandas futuras, pois a maioria das empresas não pode esperar que os pedidos sejam realmente recebidos antes de começarem a planejar o que produzir. Falso – a previsão de estoques é importante para a manutenção do equilíbrio financeiro da empresa, mas não é inevitável no desenvolvimento de planos para satisfazer demandas futuras, demandas essas que nem ocorreram ainda. Além do mais a previsão de estoques não é o ponto inicial para todo o processo de planejamento empresarial Em época de concorrência acirrada e de dificuldade de expansão do mercado de atuação, os lucros de uma empresa podem ser gerados apenas pela administração de recursos materiais. Verdadeiro – os lucros podem ser gerados apenas com a comercialização dos estoques, que foram produzidos na empresa (indústrias) ou revendidos (empresas comerciais).