Regina Lúcia de Oliveira Moraes José Geraldo Pena de Carvalho Como a Faculdade deve participar na definição das atribuições profissionais dos seus formados? Regina Lúcia de Oliveira Moraes José Geraldo Pena de Carvalho Angela Maria Ap. Albino
Tecnologia Tratado sobre uma arte Technología Tratado sobre uma arte Conjunto de princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade Conjunto de técnicas de um domínio particular
Curso de Tecnólogos Fatores Importantes Bom conteúdo Carga horária compatível com curso de graduação Quadro docente – academia e mercado
Conselhos Profissionais Papel Importante Atribuições baseado em competências Fiscalização da qualidade da formação Definição e divulgação dos requisitos para atribuições
Engenheiro Civil - UNICAMP Carga Horária – 4275 horas Estrutura do Curso Núcleo Comum Ênfases Estruturas Recursos Hídricos Gestão de Projeto e da Construção Civil Saneamento e Ambiente Transportes e Geotecnia
Tecnólogo - UNICAMP Carga Horária – 2400 horas Estrutura do Curso Núcleo Comum Ênfases Edifícios Obras de Solo e Pavimentação Saneamento Básico Controle Ambiental
Engenheiros x Tecnólogos Considerando 30% da carga como núcleo comum
Divisão de Créditos e Carga Horária Engenharia Civil
Agrupamento Temático das Ênfases Tecnologia da C. Civil x Engenharia Civil
Agrupamento Temático das Ênfases Tecnologia da C. Civil x Engenharia Civil Ênfases da Eng. Civil Formação Horas por Total horas Total de horas Básica ênfase sem com Eng Civil especialização Estruturas 1.161 542 2.245 2.650 Gestão do Proj. e da Const. Transportes e Geotecnia 1.703 2.108 Recursos Hídricos Saneamento e Ambiente
Conclusão Com a análise apresentada pode-se concluir que, na modalidade (ênfase), os alunos de Tecnologia da UNICAMP têm carga horária compatível com os de Eng. Civil da UNICAMP e por conseguinte deveriam ter as mesmas atribuições profissionais nessas ênfases.
Conclusão Adequações podem ser implementadas para melhorar a formação do Tecnólogo, para que o mesmo faça jus às atribuições. Essas adequações devem ser implementadas à partir das exigências mínimas estabelecidas pelo CREA. Os Conselhos Profissionais podem contar com a UNICAMP e FATECs para discutir e ajudar a estabelecer critérios para o reconhecimento das atribuições desses profissionais e assim definir um padrão e uma referência positiva para a melhoria de muitos Cursos de Tecnologia