Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
DIVULGANDO A PESQUISA.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
ok&id=44551 “Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” INTEGRAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual
alfabetização INTRODUÇÃO
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Conexão entre literatura infantil e matemática
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Actividade 3 – trabalho de grupo
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Projeto: Conta que eu conto
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Neste trabalho quero despertar nos alunos interesse pela leitura de forma espontânea descontraída usando a tecnologia.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROJETO.
Minha escola NA Na Escola Marechal Rondon, onde trabalho, existem vários recursos tecnológicos:
Divulgando a Pesquisa.
FOLCLORE.
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Alfabetizando com informática
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Transcrição da apresentação:

Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva. PROJETO DE ENSINO HISTÓRIA INFANTIL PÚBLICO Alunos do 2°ano B- vespertino Cursista:Elsa Kioko Ogura Martins

JUSTIFICATIVA O projeto justifica-se que a leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, mas quando estimuladas de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler , escrever e vivenciar a literatura infantil.

OBJETIVOS GERAL: Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.   ESPECÍFICOS: Participar de roda de leitura; Despertar o amor pelos livros e pela leitura: Ampliar o repertório de histórias conhecidas; Realizar leituras silenciosas e orais de histórias; Compreender o enredo da história e a sequência Promover momentos em que as crianças recontam a história; Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem; Desenvolver atitudes cooperativas e de respeito para com os colegas; Desenvolver a criatividade, a leitura e escrita de textos; Utilizar a sala de tecnologias como ferramenta educacional complementar.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa CONTEÚDOS Leitura silenciosa e oral Leitura individual e coletiva Interpretação de texto Produção oral e escrita de textos Reconto da história

PROCEDIMENTOS 1ª ação- Dia 4/10/2010 Rodinha de leitura Cada aluno escolheu um livro de história para ler, dando oportunidade para que cada um faça a sua leitura individual ou de imagens. Em seguida alguns alunos leram a sua história para os colegas e a professora leu uma história escolhida pelos alunos. Fizemos um texto coletivo sobre essa etapa.

REGISTRO EM FOTOS DESTA ETAPA

2ª ação- Dia 5/10/2010 Ouvir a história Pé Veloz, O Menino da Floresta Essa aula foi na sala de tecnologias, usando o data- show e em seguida produzir uma frase relacionada à história que ouviu usando o editor de texto. http://www.colecaoferinha.com.br/

REGISTRO EM FOTOS DESTA ETAPA

Jogo da memória, quebra- cabeça, tela de pintura 3ª ação- Dia 5/10/2010 Atividades complementares online relacionadas com a história Pé Veloz, O Menino da Floresta Jogo da memória, quebra- cabeça, tela de pintura http://www.colecaoferinha.com.br/v1/ShowGame.aspx?Flash=/v1/games/montesuahistor ia/atividade_swf_11.swf http://www.colecaoferinha.com.br/v1/ShowGame.aspx?CorFundo=BDE3C1&Flash=/v1/ga mes/teladepintura/atividade_swf_14.swf http://www.colecaoferinha.com.br/v1/ShowGame.aspx?CorFundo=BDE3C1&Flash=/v1/ga mes/quebracabeca/atividade_swf_44.swf

REGISTRO EM FOTOS DESTA ETAPA

4ª ação- Dia 19/10/2010 Produção de uma história real Os alunos escreveram uma história acontecida em sua vida ou com uma pessoa conhecida, utilizando o Word(writer).

REGISTRO EM FOTOS DESTA ETAPA

5ª ação- Dia 20/10/2010 Socialização das histórias produzidas pelos alunos

RECURSOS Livros de histórias Roda de leitura Computador/internet Vídeo CD ROM Data-show Câmera digital

AVALIAÇÃO A avaliação acontecerá durante o processo de aprendizagem, valorizando a participação efetiva dos alunos em todas as etapas.