Fontes de Informação Especializada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Maia.
Advertisements

Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO: Objetivo e Conteúdo
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Sobre a High Wire Uma divisão das bibliotecas da Universidade de Stanford (LA-CA) Iniciou em 1995 com a missão de ajudar editores sem fins lucrativos.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Metodologia Científica
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Revisao da literatura Revisao bibliografica Revisao etc
Apresentação do Projeto
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Portal de Periódicos CAPES
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Vice Reitoria Acadêmica - Assessoria de Pesquisa Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Versão Assessoria de Pesquisa Vice-Reitoria Acadêmica.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Referências Bibliográficas.
Luisa Maria Larcher Caliri Juzzo
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Fábio Mascarenhas e Silva 17 e 24 outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE ENSINO DO IV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO MODELO PARA ENSINO.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
SGI Apresentação Técnica.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Planejamento e Execução da Auditoria
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: CRITÉRIOS DE QUALIDADE
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Professora: Ursula Blattmann.
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Revisão 2 b.
Universidade Federal de Santa Catarina
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
Observação de sites europeus de bibliotecas acadêmicas de saúde pública, segundo critérios encontrados na literatura José Maria Lúcia.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio
EBSCOhost Pesquisa avançada.
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Aplicativos Web – Web Design
Fundamentos da Seleção
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Tipos de documentos na área da saúde Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade Integradora.
Transcrição da apresentação:

Fontes de Informação Especializada Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Fontes de Informação Especializada Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br 29setembro2007 (continuou em 03/10/2007) Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007

Aula 29set2007 Assunto de hoje Critérios para avaliação das fontes de informação (ênfase na Internet)

TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO Aula 29set2007 TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO Pode-se determinar os tipos de fontes segundo os canais Canais formais: periódicos, vídeos, livros, etc.; Canais informais: palestra, reuniões, troca de experiência entre organizações, conversa face a face, etc.; Canais semi-formais: participação em fóruns temáticos (utilizando simultaneamente textos, correio eletrônico) desenvolvimento de pesquisas, utilizando simultaneamente livros.

AS FONTES DE INFORMAÇÃO FORMAIS DIVIDEM-SE EM 3 CATEGORIAS: Aula 29set2007 AS FONTES DE INFORMAÇÃO FORMAIS DIVIDEM-SE EM 3 CATEGORIAS: Fontes Primárias: Contém novas informações ou novas interpretações de idéias ou fatos conhecidos (artigos, teses,patentes); Fontes secundárias: informações filtradas e organizadas segundo um arranjo definido conforme sua finalidade (dicionários, anuários, manuais, etc); Fontes terciárias: que tem como função principal orientar o usuário na localização das fontes primárias e secundárias (catálogos coletivos, serviços de indexação e resumos,etc).

Aula 29set2007 As informações científicas e tecnológicas têm suas principais fontes nos documentos primários originados de congressos e conferências, periódicos científicos, patentes, pesquisas acadêmicas e outros.

Numa fonte de informação deve se observar: cobertura da fonte; Aula 29set2007 Numa fonte de informação deve se observar: cobertura da fonte; validez do conteúdo; resumos ou informações complementares; coerência na apresentação do conteúdo informacional; oferta de informações filtradas; apresentação de informação original.

Este fato influenciou de alguma forma os desenvolvedores do Google? Aula 29set2007 Uma forma de avaliar a qualidade de uma publicação consiste em verificar o nível de interesse dos outros pela pesquisa. O método mais simples para obter esta medida se dá por meio da qualidade de citações dessa pesquisa na bibliografia ulterior. Meadows (1999) Este fato influenciou de alguma forma os desenvolvedores do Google?

Aula 29set2007 Segundo Tomaél et al (2004, p.23), “para avaliar uma fonte é fundamental identificar o indivíduo ou instituição responsável por sua compilação”. É pela credibilidade de um indivíduo ou instituição que se determinará o grau de confiabilidade das informações contidas em uma determinada fonte de informação.

INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES Aula 29set2007 Critérios para avaliar fontes de informação na Internet (TOMAÉL et al, 2004, p.19-40) INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES CONFIABILIDADE DAS FONTES ADEQUAÇÃO DA FONTE LINKS LAYOUT DA FONTE RESTRIÇÕES PERCEBIDAS SUPORTE AO USUÁRIO

INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO Aula 29set2007 INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO Endereço eletrônico do site e da fonte de informação E-mail do site (organização que disponibiliza a fonte) Título da fonte de informação Endereço eletrônico da fonte de informação Objetivos da fonte e a que público se destina Disponibilização de informações adequadas sobre a fonte Identificação da tipologia da fonte e de sua origem

CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES Aula 29set2007 CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES Cobertura da fonte Validez do conteúdo Resumos ou informações complementares Coerência na apresentação do conteúdo informacional Oferta de informações filtradas ou com agregação de valor Apresentação de informação original

CONFIABILIDADE DAS FONTES Dados completos de autoria (como mantenedor) Aula 29set2007 CONFIABILIDADE DAS FONTES Dados completos de autoria (como mantenedor) Autoria reconhecida em sua área de atuação Organização que disponibiliza o site Conteúdo informacional relacionado com a área de atuação do autor Observância de outras informações como: referências bibliográficas dos trabalhos do autor; endereço para contato com autor; origem da informação Verificação de datas

Aula 29set2007 ADEQUAÇÃO DA FONTE Coerência da linguagem utilizada pela fonte, com relação aos usuários e aos objetivos do site Coerência com o propósito do site

- clareza para onde conduzem - tipos disponíveis Aula 29set2007 LINKS Links internos - clareza para onde conduzem - tipos disponíveis - atualização dos links Links externos - devem apontar apenas para sites confiáveis - tipos disponíveis mais comuns: informações complementares, ilustrações, portais temáticos, etc revisão constante dos links

As mídias utilizadas devem ser interessantes Aula 29set2007 LAYOUT DA FONTE As mídias utilizadas devem ser interessantes Tipos de mídias utilizadas A harmonia entre a quantidade de mídias Coerência entre as várias mídias imagens com função de complementar o conteúdo e não apenas ilustrar pertinência com os propósitos da fonte legibilidade clara identificação das imagens Na estrutura do layout e arranjo é importante que: - haja coerência na utilização de padrões - os recursos sirvam a um propósito e não apenas decoração - as imagens facilitem a navegação - o design do menu seja estruturado para facilitar a busca - a criatividade contribua para a qualidade

RESTRIÇÕES PERCEBIDAS Pequena quantidade de acessos simultâneos Aula 29set2007 RESTRIÇÕES PERCEBIDAS Pequena quantidade de acessos simultâneos Alto custo de acesso à fonte de informação Mensagens de erro durante a navegação Direitos autorais impedindo o acesso à informação completa

Recursos que auxiliam o deficiente no uso da fonte Aula 29set2007 SUPORTE AO USUÁRIO Contato com o produtor da fonte Informações de ajuda na interface OUTRAS OBSERVAÇÕES PERCEBIDAS Recursos que auxiliam o deficiente no uso da fonte Opção de consulta em outras línguas

INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES CONFIABILIDADE DAS FONTES ADEQUAÇÃO DA FONTE LINKS LAYOUT DA FONTE RESTRIÇÕES PERCEBIDAS SUPORTE AO USUÁRIO

INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES CONFIABILIDADE DAS FONTES ADEQUAÇÃO DA FONTE LINKS LAYOUT DA FONTE RESTRIÇÕES PERCEBIDAS SUPORTE AO USUÁRIO

INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES CONFIABILIDADE DAS FONTES ADEQUAÇÃO DA FONTE LINKS LAYOUT DA FONTE RESTRIÇÕES PERCEBIDAS SUPORTE AO USUÁRIO

Fontes de Informação Especializada Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007

Outros critérios encontrados na literatura Aula 29set2007 Outros critérios encontrados na literatura Relevância dos documentos e aspecto de cobertura; Aspectos gráficos: layouts, cores, fundos, fontes, textos e ícones ; Credibilidade, conteúdo, apresentação formal do site, links, design, interatividade e anúncios; Autoridade, escopo, cobertura/conteúdo, público alvo, proposta da informação, acesso/endereço do documento, corpo editorial, e atualidade.

Aula 29set2007 ESTUDO DE CASO Critérios para avaliação da qualidade das informações sobre saúde disponíveis online (Juzzo) 100.000 web sites em saúde - acadêmicos - periódicos online - sites governamentais - sites de instituições de saúde - sites de contribuição individual - sites relacionados à indústria - sites comerciais

O que a autora percebeu... Aula 29set2007 Não existe uma padronização clara critérios, mas existiam 98 instrumentos voltados a este fim dos quais: 47 divulgados antes de 1997 51 divulgados nos últimos 5 anos Somente 5 continham informações claras que permitiam a sua avaliação e nenhum reportava a validade ou confiabilidade da mensuração obtida Estudos que avaliaram web sites como fonte de informações para pessoas com feridas crônicas, diabetes e para tratamento de febre de crianças no domicílio identificaram que a maior parte das informações eram inconsistentes, inadequadas e incompletas.

Aula 29set2007 Uma das diretrizes mais respeitas na área médica é da HON (Health on the Net Foundation), uma organização fundada em 1996 na Genebra com a missão de auxiliar a identificar web sites sobre saúde que são confiáveis. Os critérios da HON definem um conjunto de regras relacionados a princípios básicos de ética usados na apresentação da informação que asseguram que os usuários saibam a fonte e o propósito das informações. Além da HON, duas outras organizações apresentam diretrizes para a avaliação de informações em saúde disponíveis na Internet: a American Medical Association – AMA, e a Health Information Technology Institute – HITI.

Fontes de Informação Especializada Aula 29set2007 Health on the Net – HON AUTORIDADE Informação em saúde online deve ser oferecida por profissionais qualificados ou deve-se esclarecer que a informação foi fornecida por alguém ou grupo não qualificado na área da saúde. COMPLEMENTARIDADE A informação online deve ser complementar, e não substituir o aconselhamento médico. SIGILO O web site assegura o sigilo de dados sobre o paciente e outros usuários, inclusive sua identidade. CRÉDITO O web site apresenta as referências das fontes que suportam as informações disponíveis (com respectivos links), e também as datas das últimas atualizações. JUSTIFICATIVA Apresenta os benefícios e o desempenho dos tratamentos e produtos baseados em evidências. AUTORIA Oferece endereços de contato para usuários que queiram maiores informações; oferece e-mail do webmaster PATROCÍNIO Apoios de organizações comerciais e não-comerciais são claramente identificadas PUBLICIDADE Anúncios publicitários são claramente identificados. Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007

Fontes de Informação Especializada Aula 29set2007 HITI - Health Information Technology Institute CREDIBILIDADE Qual a reputação da fonte? A informação está atualizada? A informação é útil? É usado algum processo de revisão editorial? CONTEÚDO O conteúdo é preciso e completo? Existe nota de responsabilidade no site? TRANSPARÊNCIA O propósito do web site é apresentado? LINKS O web site oferece links para informações relevantes, atualizadas, precisas e de confiança? Os links são de fácil navegação? DESIGN O design é acessível? A navegação e buscas no site são fáceis de serem feitas? INTERATIVIDADE Estão incluídos mecanismos de feedback (retorno ao usuário)? LIMITAÇÕES Está claro se o propósito é a divulgação e venda de produtos e serviços ou a divulgação de informação? Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007

Fontes de Informação Especializada Aula 29set2007 AMA - American Medical Association CONTEÚDO O conteúdo é preciso e completo? O web site informa autoria e as datas de publicação inicial e de atualização? PUBLICIDADE E PATROCÍNIO Anúncios não devem influenciar na decisão sobre o conteúdo. Anúncios comerciais são proibidos. PRIVACIDADE E SIGILO O site deve solicitar a permissão do usuário para coletar dados pessoais. O sigilo deve ser respeitado. E-COMMERCE Usuários e compradores de informações, produtos e serviços devem ter transações seguras e eficientes. Deve haver link para o serviço de atendimento ao consumidor. Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007

Não seria um interessante nicho de mercado? Aula 29set2007 A área médica não seria um espaço potencial para que os profissionais da informação bibliotecários oferecessem seus serviços? Não seria um interessante nicho de mercado? Atuar oferecendo serviços como consultores autônomos...

SUGESTÕES DE LEITURA Aula 29set2007 BASTOS, J. S. Y. Utilização de fontes de informação por executivos do setor de tecnologia da informação no Brasil. Revista Fonte. 2007. Disponível:< http://www.prodemge.gov.br/revistafonte/volume5/pdf/fontes_informacao05.pdf> Acesso em 10 maio. 2007. CUNHA, M. B. da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2001. LUZ, Carlos C. S; VITORINO, Elizete V; SILVA, Gislene M; MEDEIROS, Graziela M; TROGLIO, Jonathas.Fontes de Informação em educação á distância Disponíveis em meio eletrônico nas universidades federais brasileiras. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.1, p. 75-86, jan./jun., 2007. MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF : Briquet de Lemos/Livros, 1999. TOMAÉL, M. I. et al. Avaliação de fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 13-35, 2001. Disponível em: <http://www.informacaoesociedade.ufpb.br/>. Acesso em: 7 maio. 2007. TOMAÉL, M. I. et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40

Fontes de Informação Especializada Aula 26set2007 Fontes de Informação Especializada O que vem depois... OUTUBRO 03 Práticas 1 (lab) 05 Bases de dados. Tipologia: textuais, numéricas, bibliográficas / Serviços de Indexação e resumos. 10 Arquivos abertos, teses e dissertações. 12 FERIADO 17 Práticas 2 (lab) 19 Relatórios técnicos, Organizações, Portais/Vortais. 24 Literatura Comercial (Informação para negócios), Patentes. 26 JORNADA 31 Práticas 3 (lab) 03 Bases de dados. Tipologia: textuais, numéricas, bibliográficas / Serviços de Indexação e resumos 05 Práticas 1 (lab) T1 10 Práticas 1 (lab) T2 12 FERIADO 17 Arquivos abertos, teses e dissertações. 19 Práticas 2 (lab) T1 24 Práticas 2 (lab) T2 26 JORNADA 31 Relatórios técnicos, Organizações, Portais/Vortais Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007

Fontes de Informação Especializada Aula 26set2007 O que vem depois... NOVEMBRO 07 Literatura Comercial (Informação para negócios), Patentes 09 Práticas 3 (lab) T1 14 Práticas 3 (lab) T2 16 “FERIADO” 21 PROVA Fábio Mascarenhas - UFPE - 2007