Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Revolução das Mídias Sociais
Advertisements

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Os Aspectos Relacionais das Interações na Web
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
A evolução da internet e o novo consumidor
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Youtube Web 2.0 Rogenilson Galvão. Ctrl vérsias O princípio mais importante da Web 2.0 é desenvolver software aproveitando a inteligência coletiva! Youtube.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
Segurança em Web 2.0 Paola Garcia Juarez
WEB 2.0: Definição e Tendências
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
biz&pal networking - June 2011 agir, interagindo … ou, o novo passo em frente nas relações online…
Tecnologia da Informação
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Realizado por: Luís Cardoso
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva. CONVERSANDO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR Novas atividades, novas funções A Internet comercial provocou o surgimento.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
A COLABORAÇÃO E A INTERAÇÃO NA WEB 2.0
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Tópicos de Sistemas de Informação A
Projeto Inclusão Digital
Maestría en Cooperación Internacional Nuevos Enfoques La Paz, Bolivia, de julio de 2012 Día: Miércoles 11 de julio de 2012 Materia: Experiencias:
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
SUA IES ESTÁ PRESENTE NA WEB 2.0?. SEJA BEM VINDO! QUERENDO OU NÃO, SUA IES JÁ FAZ PARTE DESTE TEMPO-ESPAÇO.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Treinamento para Professores
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
FLEX – Um novo conceito de R.I.A.
Uso das Redes Sociais na Gestão
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Web 2.0 A nova era da Colaboração A Nova Cara da Internet.
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.
WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada.
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini s:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Tecnologias de Informação e Comunicação
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
O QUE É WEB
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
A Revolução da Internet.
Compra coletiva via internet
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Web e suas Ferramentas.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
Gerenciando conteúdos na WEB. Temas do Painel 4 Moderação – Ailton Feitosa Pesquisador da Memora Processos Inovadores Consultor da MENS Soluções Interativas.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas WEB 2.0 Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas

O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma. É a segunda geração de comunidades e serviços na internet que facilitam a colaboração e o compartilhamento de informações entre os usuários. Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Há mais de 90 milhões de citações no Google e mais de 1 Há mais de 90 milhões de citações no Google e mais de 1.000 livros relacionados ao tema sendo vendidos pela Amazon.

WEB 2.0 É ATITUDE, NÃO TECNOLOGIA Estimular e encorajar a participação por meio de aplicações abertas e serviços. Percepção de que a web não é apenas softwares, mas sim serviços a serem entregues pela web.

Participação coletiva. Mudança de paradigma sobre como as pessoas pensam e de como desenvolver aplicações para a internet. Participação coletiva. Personalização.

PRÁTICAS DA WEB 2.0 partilhar participar comentar colaborar criar difundir classificar inserir reelaborar agregar distribuir feito para criar

A Internet antes da web 2.0 era considerada: A Internet depois da Web 2.0 assumiu: Convergência de mídias Convergência de pessoas O primeiro meio muitos para muitos Mais um meio de um para muitos O primeiro meio de interação do ser humano Mais um meio de comunicação

CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 Experiência e conhecimento pessoal dos usuários Ênfase nos usuários e não na tecnologia Modelos leves de programação Confiança nos usuários Web torna-se uma plataforma Arquitetura de Participação Comportamento do usuário não é pré-determinado O software melhora com a utilizam dos usuários Sistemas opensourse

Implantação e popularização da rede. QUAL O FUTURO DA WEB? Web 1.0 Implantação e popularização da rede. Web 2.0 Centrada nos mecanismos de busca, como o Google, nos sites de colaboração, como Wikipédia, YouTube, Flickr, e nos sites de relacionamento social, como o Orkut. Web 3.0 Pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. (Wikipédia)

TECNOLOGIAS QUE IMPACTAM A WEB Service Oriented Architecture (SOA) em que se baseia a Application Architecture (Arquitetura de Aplicações) Real World Web (Internet do Mundo Real) Essas três tendências estão no estudo Hype Cycle for Emerging Technologies (2006) do Gartner.

WEB 2.0 Dentro desse conceito, as tecnologias que terão mais impacto no futuro serão: Social Network Analysis (Análise de Rede Social) – é a criação de conteúdo a partir da análise e filtragem de dados enviados por diferentes fontes. Ajax – A técnica de programação mais famosa da Web 2.0 também é avaliada como tecnologia de grande impacto. Collective Intelligence (Inteligência Coletiva) – avaliada como transformadora pelo Gartner, deve atingir maturidade em cinco ou 10 anos. Trata-se das tecnologias que permitirão aos usuários trabalharem juntos ao mesmo tempo num mesmo arquivo, sem a necessidade de um único indivíduo centralizando as informações. Um exemplo desse tipo de serviço é a planilha online do Google. Mashup – tecnologia que permite aos sites ou aplicações web usarem o conteúdo de mais de uma fonte (sites ou aplicativos).

REAL WORLD WEB A Internet do Mundo Real permite a interação entre mundo real e mundo virtual, que até então ficavam separados. Dentro desse tema, as tecnologias de maior impacto para o Gartner serão: Location-aware Technologies - tecnologia que usa GPS para permitir a localização de uma pessoa através do celular ou handheld. Location-aware Applications – tendência que envolve o uso de dispositivos com GPS embutido. Segundo o Gartner, um considerável número de empresas já começa a desenvolver aplicações com base nessa tecnologia para melhorar a automação de força de vendas e a logística nos negócios.

APLICATTION ARCHITECTURE E SOA A modularidade e a agilidade oferecida pela onda do SOA (Service Oriented Architecture, em português, Arquitetura Orientada ao Serviço) continuará tendo um grande impacto e merecem a atenção das empresas.

Qual será o novo espaço para organização de fontes de informações? PERSPECTIVAS Qual será o novo espaço para organização de fontes de informações? Quais as habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante estas tecnologias?

Quem colocará a maior parte do conteúdo na rede será o usuário! PERSPECTIVAS Quem souber organizar e se relacionar bem com as comunidades em rede fará a diferença! Quem colocará a maior parte do conteúdo na rede será o usuário! As interfaces serão baseadas em Aplicattion Architecture (modularidade e a agilidade oferecida pelo Service Oriented Architecture) Os blogs e as comunidades serão ambientes para troca de conhecimento.

Busque WEB 2.0 no Google ou Yahoo ou... Para saber mais: http://www.slideshare.net/shantanu.adhicary/web-20-and-social-media http://www.slideshare.net/belcolucci/a-comunicao-na-web http://www.slideshare.net/heyjudeonline/creative-web-20-learning/ http://www.slideshare.net/nschock/web-20-and-the-online-conversation/ http://www.slideshare.net/thomaid/web-20-and-you/ http://www.slideshare.net/rajendran/the-web-20-lifestyle-are-you-ready-for-it/ Busque WEB 2.0 no Google ou Yahoo ou...