PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
Apresentação As organizações são as pessoas É uma questão de liderança Administração Científica Escola Sociotécnica Perspectiva Sociológica e suas limitações Teoria geral contra teorias específicas
Qual a imagem que temos das Organizações?
As organizações são as pessoas
Pessoas e Organizações
As pessoas são fontes de problemas
Em outro período da história... Problemas tecnológicos Problemas de recursos Inexistência de concorrência ou escassez
Novos níveis de recursos com o desenvolvimento
A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de 2001 A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de 2001. Em apenas 9 anos tornou-se a segunda maior companhia aérea do Brasil.
As Organizações são as pessoas As pessoas tem características diferentes.
As Organizações são as pessoas
Outras questões a serem analisadas Nem sempre os problemas são representados pelas pessoas. Outros Fatores devem ser avaliados.
Perspectiva: A Liderança “O ponto crítico, nas organizações, é o tipo de liderança.” “Nada é possível sem uma boa liderança.” “O problema desta organização é que ela carece de boa liderança.”
A liderança depende das circunstâncias Relações Humanas Técnica Planejador e Organizador
A liderança depende do meio Época Combinação das Especialidades de Supervisão e Liderança Prática de acordo com o nível de Supervisão
É uma questão de liderança
É uma questão de liderança Época Técnica Planejador e Organizador Relações Humanas
É uma questão de liderança Maradona
É uma questão de liderança Maradona
É uma questão de liderança Quartas de Final: Alemanha 4x0 Maradona Alemanha 4 x Argentina 0
Outra perspectiva para o problema
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA F. Taylor H. Fayol
Como surgiu e base de pensamentos - Aumento da Industrialização, necessidade de maximização da produção.
Tarefas e Processos com F. Taylor - The Best Way - Recompensa Financeira - Trabalhador ideal
Estrutura Organizacional com H. Fayol - Base dos modelos militares e eclesiásticos - Hierarquias bem definidas - Departamentização - respeito de fluxos
Papel dos Gestores - Não se ocupa com rotina - Trata as exceções à rotina - Realiza o planejamento - Mantêm sobre os subordinados a ordem
Críticas ao modelo - Resume-se a pouca valorização do “ser humano” como “ser pensante”
Organizações ainda aplicáveis - Mesmo com todas as críticas, o modelo por cargos e funções ainda é base de muitas empresa: - Taylor: “estudo de tempos e movimentos” ou o fazer da maneira certa. - Fayol: Organização por departamentos (cargos/funções)
Escola Sócio-Técnica
Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão
Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia
Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca
Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca Alemanha
Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca Alemanha Itália
Greves Sabotagens Um pouco de história Difusão Combatendo Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca Alemanha Itália Combatendo Greves Sabotagens
Escola Sócio-Técnica Anos 80 Contra a simplificação da realidade
Escola Sócio-Técnica Anos 90 Demanda por flexibilidade
Fundamentos da Escola Sócio-Técnica
Romper com o Taylorismo Escola Sócio-Técnica Romper com o Taylorismo Considerar a complexidade emocional
Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características
Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico
Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta
Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional
Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto
Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto Preocupação com o aprendizado contínuo
Finalizando O Trabalho deve gerar... Escola Sócio-Técnica Satisfação Fonte de experiências de relações humanas Garantia de segurança na sobrevivência
A Perspectiva Sociológica e suas Limitações
O que é sociologia?
História O termo sociologia surgiu no século XVIII, com Auguste Conte . Revolução Industrial Revolução Francesa
Principais Pensadores Karl Marx : (1818-1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico. Émile Durkheim : (1858-1917)Acadêmico, sociólogo, antropólogo, filósofo, foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Weber Karl Durkheim Max Weber : (1864-1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia e é o pensador mais recente dentre os três, conhecedor tanto do pensamento de Comte e Durkheim quanto de Marx.
Visão do Sociólogo
Uma Teoria Geral contra Teorias Específicas
A busca feita pelos diversos campos do conhecimento tem criado várias teorias clássicas de Administração. O modelo de ciência natural, entretanto, preconiza que as teorias sejam aplicadas de modo geral Entretanto...
Como teorizar de modo geral sobre as organizações, se há diferentes organizações e sabemos que elas podem se comportar de maneira completamente diferente entre si?
As diversas contradições surgidas com o Modelo de Administração Científica fizeram surgir a necessidade de um modelo de Administração que seja mais adequado à realidade de uma organização específica.
Por exemplo, de que forma a comunicação deverá transcorrer dentro da Organização? De forma Vertical? Ou de forma lateral?
Isso vai depender do tipo de trabalho realizado Isso vai depender do tipo de trabalho realizado! Acredita-se haver perigo potencial nos trabalhos rotineiros comunicar-se de maneira lateral, ao invés de os subordinados reportarem-se aos seus superiores, ainda mais se há normas cristalizadas a serem seguidas. Conforme ditado pela Administração Científica. Contudo...
Existem situações em que é mister que haja comunicação entre os colegas de trabalho, e não somente dos subordinados com os superiores, para que a coordenação das atividades não seja prejudicada. Nisto prevalece a Escola de Relações Humanas. Em suma, esses são alguns dos conflitos existentes entre a Teoria da Administração Científica e a Escola de Relações Humanas.
desde que se prevaleça o bom senso do administrador. Cada uma das ideias apresentadas pelas duas Escolas têm lugar nas organizações, assim como quaisquer outras que surgirem, desde que se prevaleça o bom senso do administrador.