PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Os primórdios da sociologia no Brasil
Profa: MS. Nhandeyjara de Carvalho Costa
Histórico e Tendências das Teorias Administrativas
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
Teoria Clássica da Administração
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
Administração – Principais correntes
Teoria Neoclássica da Administração
Abordagens do trabalho.
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1. Antecedentes e as condições históricas. 2. DURKHEIM.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Desenvolvimento organizacional
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
TEORIA NEOCLÁSSICA E TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Introdução ao Estudo da História
A sociologia de Dürkheim;
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 04
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teoria Geral da Administração
FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Clássicos da Sociologia:
A Teoria Administrativa
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Sociologia Por quê?.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
As bases da ciência moderna
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões
O Pensamento Sociológico Clássico
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Comportamento Organizacional
Bases da Moderna Administração
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
As bases do pensamento de Marx
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração do Agronegócio Aula 3 História da Administração e sua contribuição ao Agronegócio e Fatores Limitantes Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Transcrição da apresentação:

PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES

Apresentação As organizações são as pessoas É uma questão de liderança Administração Científica Escola Sociotécnica Perspectiva Sociológica e suas limitações Teoria geral contra teorias específicas

Qual a imagem que temos das Organizações?

As organizações são as pessoas

Pessoas e Organizações

As pessoas são fontes de problemas

Em outro período da história... Problemas tecnológicos Problemas de recursos Inexistência de concorrência ou escassez

Novos níveis de recursos com o desenvolvimento

A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de 2001 A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de 2001. Em apenas 9 anos tornou-se a segunda maior companhia aérea do Brasil.

As Organizações são as pessoas As pessoas tem características diferentes.

As Organizações são as pessoas

Outras questões a serem analisadas Nem sempre os problemas são representados pelas pessoas. Outros Fatores devem ser avaliados.

Perspectiva: A Liderança “O ponto crítico, nas organizações, é o tipo de liderança.” “Nada é possível sem uma boa liderança.” “O problema desta organização é que ela carece de boa liderança.”

A liderança depende das circunstâncias Relações Humanas Técnica Planejador e Organizador

A liderança depende do meio Época Combinação das Especialidades de Supervisão e Liderança Prática de acordo com o nível de Supervisão

É uma questão de liderança

É uma questão de liderança Época Técnica Planejador e Organizador Relações Humanas

É uma questão de liderança Maradona

É uma questão de liderança Maradona

É uma questão de liderança Quartas de Final: Alemanha 4x0 Maradona Alemanha 4 x Argentina 0

Outra perspectiva para o problema

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA F. Taylor H. Fayol

Como surgiu e base de pensamentos - Aumento da Industrialização, necessidade de maximização da produção.

Tarefas e Processos com F. Taylor - The Best Way - Recompensa Financeira - Trabalhador ideal

Estrutura Organizacional com H. Fayol - Base dos modelos militares e eclesiásticos - Hierarquias bem definidas - Departamentização - respeito de fluxos

Papel dos Gestores - Não se ocupa com rotina - Trata as exceções à rotina - Realiza o planejamento - Mantêm sobre os subordinados a ordem

Críticas ao modelo - Resume-se a pouca valorização do “ser humano” como “ser pensante”

Organizações ainda aplicáveis - Mesmo com todas as críticas, o modelo por cargos e funções ainda é base de muitas empresa: - Taylor: “estudo de tempos e movimentos” ou o fazer da maneira certa. - Fayol: Organização por departamentos (cargos/funções)

Escola Sócio-Técnica

Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão

Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia

Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca

Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca Alemanha

Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca Alemanha Itália

Greves Sabotagens Um pouco de história Difusão Combatendo Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca Alemanha Itália Combatendo Greves Sabotagens

Escola Sócio-Técnica Anos 80 Contra a simplificação da realidade

Escola Sócio-Técnica Anos 90 Demanda por flexibilidade

Fundamentos da Escola Sócio-Técnica

Romper com o Taylorismo Escola Sócio-Técnica Romper com o Taylorismo Considerar a complexidade emocional

Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características

Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico

Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta

Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional

Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto

Principais Características Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto Preocupação com o aprendizado contínuo

Finalizando O Trabalho deve gerar... Escola Sócio-Técnica Satisfação Fonte de experiências de relações humanas Garantia de segurança na sobrevivência

A Perspectiva Sociológica e suas Limitações

O que é sociologia?

História O termo sociologia surgiu no século XVIII, com Auguste Conte . Revolução Industrial Revolução Francesa

Principais Pensadores Karl Marx : (1818-1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico. Émile Durkheim : (1858-1917)Acadêmico, sociólogo, antropólogo, filósofo, foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Weber Karl Durkheim Max Weber : (1864-1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia e é o pensador mais recente dentre os três, conhecedor tanto do pensamento de Comte e Durkheim quanto de Marx.

Visão do Sociólogo

Uma Teoria Geral contra Teorias Específicas

A busca feita pelos diversos campos do conhecimento tem criado várias teorias clássicas de Administração. O modelo de ciência natural, entretanto, preconiza que as teorias sejam aplicadas de modo geral Entretanto...

Como teorizar de modo geral sobre as organizações, se há diferentes organizações e sabemos que elas podem se comportar de maneira completamente diferente entre si?

As diversas contradições surgidas com o Modelo de Administração Científica fizeram surgir a necessidade de um modelo de Administração que seja mais adequado à realidade de uma organização específica.

Por exemplo, de que forma a comunicação deverá transcorrer dentro da Organização? De forma Vertical? Ou de forma lateral?

Isso vai depender do tipo de trabalho realizado Isso vai depender do tipo de trabalho realizado! Acredita-se haver perigo potencial nos trabalhos rotineiros comunicar-se de maneira lateral, ao invés de os subordinados reportarem-se aos seus superiores, ainda mais se há normas cristalizadas a serem seguidas. Conforme ditado pela Administração Científica. Contudo...

Existem situações em que é mister que haja comunicação entre os colegas de trabalho, e não somente dos subordinados com os superiores, para que a coordenação das atividades não seja prejudicada. Nisto prevalece a Escola de Relações Humanas. Em suma, esses são alguns dos conflitos existentes entre a Teoria da Administração Científica e a Escola de Relações Humanas.

desde que se prevaleça o bom senso do administrador. Cada uma das ideias apresentadas pelas duas Escolas têm lugar nas organizações, assim como quaisquer outras que surgirem, desde que se prevaleça o bom senso do administrador.