Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Acompanhamento e atendimento ao cliente
Custos ... afinal, o que é isto?
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Gerenciamento do escopo do projeto
Segmentação de mercado
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS
Auditoria de Segurança da Informação
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Gestão de Mudanças 1.
Plano de Projeto de Software
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
Escopo.
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
O Início de um novo negócio
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Universidade Federal Fluminense
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Gildo de Almeida Leonel
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Aquisição & Responsabilidade Profissional
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Qualidade.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Grupo 6: David Marques Filipe Garcês Ricardo Cruz 5 de Novembro de 2007.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Gestão por Objetivos / Metas
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Análise de Demonstrações Financeiras.
Geoposicionamento e Prospecção
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Identificando Oportunidades
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
CADERNO DE EMPREENDEDORISMO Profa. Msc. Emillie. Empreendedorimo – Unidade 2 Processo de Planejamento: - Finalidade do planejamento é enfrentar a incerteza.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Transcrição da apresentação:

Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa

Planejamento

Planejamento O Planejamento visa reduzir incertezas (viagem a um lugar desconhecido) Ex: DRP (Plano de Recuperação de Desastre) Tem por objetivo trazer a realidade o mais perto possível do papel. Passo a passo. (mapa de percurso)

Deve ser viável e factível Passa segurança ao patrocinador Planejamento Deve ser viável e factível Passa segurança ao patrocinador

Planejamento O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia.

Planejamento Planejamento é o lado racional da ação. Processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados, alguns objetivos pré-definidos

Planejamento Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações. O planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro. Geralmente recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar

Perguntas do negócio O QUE É ? QUAL OBJETIVO. PORQUE ? QUEM ? QUANDO ? ONDE ? COMO ? QUANTO ?

5W2H - ESCOPO what why who when where how how much

Lições aprendidas: Planejamento Conhecer A REALIDADE do mercado ; Achamos que tudo vai acontecer porque contratamos; Esquecemos dos detalhes, de pedir ajuda técnica (experiência, opinião especializada) e não pensamos no que pode dar errado (chuva); Gerenciamento administrativo (como faz, quem paga, quantos comem); Esquecemos de entender o cliente . Gerenciamento de equipes (experiência, quem faz, quando, que horas, quanto); Esquecemos de onde vêm as coisas (fornecedores); Esquecemos da Logística (quem leva, quem compra, quem traz); Esquecemos de tirar lucro ou dividir despesas; Esquecemos de SUPERAR as expectativas do cliente Esquecemos de CONVENCER (formato,clareza) ; Esquecemos de NOS APRESENTAR.

Planejamento QUAIS produtos e serviços que irá oferecer ? QUEM são seus clientes ? QUEM são seus concorrentes ? QUEM são seus fornecedores ?

PLANO DE NEGÓCIO

PLANO DE NEGÓCIO – O QUE ? É uma ferramenta gerencial, de orientação. É um documento que descreve um empreendimento e situa o empreendedor no seu ambiente. As seções do Plano de negócio são padronizadas e cada uma delas tem um propósito específico. Descreve os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para alcançá-los.

PRÁTICA: Plano de Negócio da “empresa de papel” Empresa: Fábrica de bolos. Produto: 2 tipos de bolo.

PLANO DE NEGÓCIO – COMO ? O Plano de Negócio é dividido em seções: Localização e descrição dos produtos Estudo de Clientes Estudo de Concorrentes Layout Fluxo Operacional Capacidade Produtiva Necessidade de Pessoal Lista de Investimentos Estudo dos Fornecedores Custos Operacionais Gestão, Missão e Matriz SWOT

Descrição dos produtos PLANO DE NEGÓCIO Descrição dos produtos Cor, tamanho, modelo, sabores, embalagem, apresentação, rótulos, etc. etc. etc.

PLANO DE NEGÓCIO Localização Onde se localiza o negócio ? Quantos concorrentes do mesmo ramo de negócio existem na região ? Os meus clientes têm acesso rápido e seguro à região ? Há fornecedores na região ?

PLANO DE NEGÓCIO 2. Estudo de Clientes 1 º passo: identificando as características: Pessoas jurídicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou serviços oferecem? Há quanto tempo estão no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Têm uma boa imagem no mercado? 2 º passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes. Que quantidade e com qual freqüência compram esse tipo de produto ou serviço? Onde costumam comprar? Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar?

PLANO DE NEGÓCIO 2. Estudo de Clientes 3º passo: identificando o que leva a comprar. O preço? A qualidade dos produtos e/ou serviços? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa? 4º passo: identificando onde estão os seus clientes. (Responda a uma delas) Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? É apenas sua rua? O seu bairro? Sua cidade? Todo o Estado? O País todo ou outros países? Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?

PLANO DE NEGÓCIO 3. Estudo de Concorrentes

PLANO DE NEGÓCIO 4. Layout

PLANO DE NEGÓCIO 5. Fluxo Operacional (Como a empresa irá funcionar ?)

PLANO DE NEGÓCIO 6. Capacidade Produtiva

PLANO DE NEGÓCIO 7. Necessidade de Pessoal

PLANO DE NEGÓCIO 8. Lista de Investimentos

PLANO DE NEGÓCIO 9. Estudo dos Fornecedores

PLANO DE NEGÓCIO 10. Custos Operacionais

PLANO DE NEGÓCIO 11. Análise estratégica (Gestão, Missão e Matriz SWOT)