CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Equivalente à média dos países da OCDE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Liderança e Comportamento Empreendedor
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Projeto Político-Pedagógico
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR
Modelos de Gestão Educacional
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:
conhecimentos em resultados
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Contexto de atuação do CME
Encontro Estadual de Formação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
FIN... JOÃO EVANGELISTA.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Politicas publicas de Educação em Saúde
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
O papel pedagógico do órgão gestor
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão Fernandes Lincoln Tavares Silva Atividades a distância: a serem definidas em breve Aula presencial em: 25/08/2010 Confecção / última atualização em 16/08/2010

CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR3 MBA em Gestão Empreendedora iEAD Introdução a EAD iEAD Introdução a EAD Módulo Gestão PROC  Gestão de Processos ESTR  Gestão Estratégica GRH  Gestão de Pessoas MKT  Marketing e Comunicação NEG  Negociação e Mediação de Conflito FIN  Gestão Financeira GQT  Gestão da Qualidade Módulo Empreendedorismo INEM  Inovação e Empreendedorismo LID  Liderança e Comportamento Empreendedor Módulo Educação MGE  Modelos de Gestão Educacional ARE  Ambiente Regulatório da Educação PPE  Políticas Públicas de Educação PLEM Plano de Empreendimento PLEM Plano de Empreendimento ARE - ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA4 Agenda Encontro presencial Fórum Chat Quiz Pesquisas Atividades individuais e em grupo

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA5 Apresentação da disciplina AulaTítulo da AulaMetas da AulaObjetivos da Aula 1 O DIREITO DE EDUCAR E APRENDER E UM HISTÓRICO SOBRE AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS Apresentar um histórico da Educação nas legislações brasileiras, desde os tempos do Império, e familiarizar o gestor quanto as noções do que vem a ser o direito da educação, tanto para professores quanto para estudantes 1.Descrever os diferentes momentos da educação na legislação brasileira, desde os tempos do Império, até a Constituição Cidadã de 1988; 2.Identificar os elementos legais e de direito positivo relacionados aos atos de educar e de aprender; 3.Reconhecer a importância do domínio e do conhecimento do gestor sobre as legislações brasileiras e sua relação com a educação. 2 ASPECTOS LEGAIS E CONTEXTOS REAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Relacionar as legislações educacionais às realidades de atuação nos sistemas de ensino 1.Caracterizar as principais legislações educacionais e suas relações com os contextos da(s) escola(s) e do(s) sistema(s) de ensino; 2.Identificar situações de mudanças legais que impactaram no cotidiano vivido pelos gestores das unidades escolares.

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA6 Apresentação da disciplina AulaTítulo da AulaMetas da AulaObjetivos da Aula 3 ALGUNS MARCOS REGULATÓRIOS – OS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO N A GESTÃO EDUCACIONAL Apresentar o conceito de marco regulatório e distinguir os papéis dos diferentes poderes instituídos na regulação, no acompanhamento e na execução das ações necessárias ao atendimento das demandas educacionais 1. Identificar as funções do poder público na tomada de decisões sobre o campo educacional; 2. Articular a importância e os papéis de cada um desses poderes na definição, na execução e no controle dos processos de gestão de educacional. 4 O PAPEL DOS CONSELHOS – NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Evidenciar como atuam e quais são as responsabilidades e os limites dos Conselhos de Educação, de acordo com suas respectivas atribuições e escalas de dimensão territorial. 1.Descrever os contextos de criação e disseminação dos Conselhos de Educação nas diferentes esferas e dependências administrativas; 2.Identificar e analisar as funções e responsabilidades do CNE e dos CEEs e CMEs, na regularização dos sistemas de ensino.

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA7 Apresentação da disciplina AulaTítulo da AulaMetas da AulaObjetivos da Aula 5 OS CONSELHOS ESCOLARES E SUAS REPRESENTAÇÕES Relacionar os conselhos escolares ao processo de democratização e de entendimento da escola e de suas propostas aos demais atores da sociedade civil. 1.Reconhecer o papel dos conselhos escolares e suas contribuições com a gestão das unidades escolares. 6 A GESTÃO FINANCEIRA DA ESCOLA E SEUS IMPACTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS Apresentar o papel da gestão financeira nas instituições educacionais, indicando suas potencialidades e possíveis processos de construção. 1. Reconhecer a importância da gestão financeira como ferramenta de suporte aos projetos e processos educacionais dos sistemas e das unidades escolares; 2.Identificar as potencialidades das ações de gestão financeira para melhoria dos processos educativos, com base no envolvimento dos diferentes integrantes da comunidades escolar.

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA8 Apresentação da disciplina AulaTítulo da AulaMetas da AulaObjetivos da Aula 7 FUNDOS DE FINANCIAMENTO: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES Identificar focos, direcionamentos e fontes de financiamento dos fundos que destinam recursos aos sistemas, unidades e projetos escolares. 1.Caracterizar e diferenciar os fundos de financiamento para ações e projetos educacionais (fundos públicos, financiamentos privados, parcerias e convênios). 8 LEGISLAÇÕES E OPORTUNIDADES DE MUDANÇA: CENÁRIOS EM ABERTO Relacionar as demandas prementes nos cenários escolares aos ambientes de discussão e regulação que poderão contribuir para o seu atendimento. Construir cenários e perspectivas para os gestores- empreendedores. 1. Listar e descrever as novas demandas para a próxima década, considerando as condições previstas na PNE anterior e nos documentos base da CONAE atual. 2.Descrever a importância do PNE como instrumento de transformação da educação nacional.

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA9 Apresentação da disciplina Avaliação a distância (40%) – Fórum de discussão – Atividade realizada com colaboradores e enviada para o tutor – Quiz para testar conhecimento Avaliação Presencial (60%) – Atividade individual e/ou em grupo, baseada em análise de uma situação real (caso)

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA10 PANORAMA DA EDUCAÇÃO NAS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS

ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA11 Panorama “LDBs” CF PNE