. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dra. Elizabeth Teixeira
Advertisements

1990.
Relação Professor - aluno
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Edna Maria Barbosa Arrebola
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
SABERES DIFERENTES.
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
SABERES DIFERENTES.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
A Natureza do Caminho Interior
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC avaliador.
ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O PONTO NEGRO.
Na Índia os mestres sempre dizem:
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Trabalho:“Cinema na escola”
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Que o Convidado ENTRE no Espaço.
A escola comum diante da deficiência mental Discutindo a diferença nos espaços escolares.
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Trabalho de conclusão de curso
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
Estudo Virtual.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
SITUAÇÕES.
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Metodologia para quem quer aprender
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Pegue a sua Bíblia e diga:
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Liliane Freire.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender

A arte de Aprender e Estudar SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo 2000) O QUE É ESTUDAR ?

 APRENDER É ESTUDAR. A Aprendizagem não e um trabalho de construção. A teoria mostra isso hoje com grande convicção: o ser vivo é máquina autopoiética , que funciona de dentro para fora, como sempre pensaram os educadores Não temos da realidade externa um xérox na cabeça, uma reprodução fotográfica, mas uma reconstrução, a mente humana não pode, a rigor, ser instruída, rebatendo o que se tem chamado, desde então, de instrucionismo (Maturana/Varela, 1994). A mente humana não só percebe significados, principalmente cria e recria significados.

O aluno tem papel ativo em aprender e estudar: O mestre não reparte conhecimento entre os alunos, nem fica mais pobre de conhecimentos depois de cada aula, porque o aluno adquire por si mesmo o conhecimento sob ajuda externa do mestre. Quem causa os frutos é principalmente a árvore, embora o faça sob a ação do agricultor, quem sara é principalmente o organismo do enfermo, embora sob a ajuda do médico e dos medicamentos; quem aprende é principalmente o aluno, embora sob a ação do mestre. Deve haver na planta, no enfermo e no aluno um princípio intrínseco, ativo, operante, capaz de produzir os efeitos da frutificação, da cura , da aprendizagem. A ação do agricultor, do médico e do mestre tem caráter de causa eficiente auxiliar, coadjuvante apenas. Quem dá frutos ou não é a árvore; quem sara ou não é o próprio organismo; quem aprende ou não é o próprio aluno.

Segundo (Demo 2000), os alunos possuem o direito de estudar, quando lhes for possível. Por isso, este tipo de estudo precisa ser visto com enorme cuidado e devoção. Não faz sentido aludir ao cansaço para encurtar o estudo, já que esta gente sofrida precisa tanto mais de bom estudo. Em vez de serem submetidos a aulas infindáveis instrucionistas, seria muito mais inteligente usar o tempo para pesquisar e elaborar, Não sabem aprender e, por decorrência, não fazem o aluno aprender. Leitura é parte integrante desse negócio. Professor precisa ler todo dia, como “pão nosso de cada dia”. Não é viável motivar o gosto pela leitura no aluno, se o professor não lê. Como este acredita que se aprende escutando aula, tomando nota e fazendo prova, leitura é atividade ociosa. professor que não estuda, só pode dar aula! Não faz o aluno estudar, porque ele mesmo não sabe estudar.

Página do Prof. Moran: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm → PARA CONCLUIR: O Brasil precisa estudar! Em especial seus professores. Página do Prof. Moran: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm Texto do Ivonio de Barros: (Pedro Demo 2000) www.intelecto.net/ead/ivonio