 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto da Informação
Advertisements

Os Sistemas de Informação Empresariais
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Sistema de Informação Gerencial
Sistema de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
Gestão da Produção com foco nos processos
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Administração Estratégica
Contabilidade Sistemas de Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Gestão do Conhecimento na prática
O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?
GESTÃO DA INFORMAÇÃO Prof.: Samir Silveira.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Prof. Everton Lopes Bonifácio
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Gestão do Conhecimento com WINISIS
CONTABILIDADE GERENCIAL
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Nathália Alonso Raemy Rangel
FTAD Formação Técnica em Administração
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
GTI Claudia Salles Haddad
Cadeia de Valor.
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Iniciando na logística empresarial
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
CONTABILIDADE GERENCIAL
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Teoria Geral da Administração
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Classificação dos Sistemas de Informação
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Administração Financeira
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Sistema de Informações Gerenciais
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
Evolução Histórica Pré-História
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Administração Financeira e Orçamentária I
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento, controle e operacionais da organização sejam executadas eficazmente.  É a integração de dados, do passado e do presente, das mais diversas áreas da empresa: operacionais (vendas, contas, depósitos, fluxos de matéria-prima...) e funcionais (MKT, finanças, contabilidade, RH...) que geram informações que auxiliam a tomada de decisões sobre o futuro da empresa.  Então eles têm o papel de suporte funcional, recolhendo, registrando e armazenando dados, para futuramente darem suporte à decisões de negócio e suporte estratégico aos gestores da empresa.

 Anos 50: surgiram os primeiros sistemas de processamento de dados, que serviam para registro e armazenamento de dados. Mas somente as grandes organizações conseguiam adquiri-los.  Anos 60: surgiam efetivamente os sistemas de informação de gestão, que eram usados para gerar um número limitado de relatórios pré-definidos, como relatório de lucro.  Anos 70: foram introduzidos os sistemas de suporte à decisão. O utilizador já podia personalizar os resultados – era interativo. Mas havia a necessidade de um técnico de sistemas permanentemente no local.  Anos 80: deu-se a introdução da computação descentralizada. Em vez de um único (e grande) computador na empresa, vários PCs podiam ser espalhados pela empresa. Então já não era mais necessário enviar o trabalho para o departamento de computadores para processamento (em fila de espera). Mas só conseguiam acessá-los quem soubesse trabalhar com programas nada amigáveis, como o DOS.  Anos 90: foi a introdução dos sistemas de informação estratégicos, devido à evolução da gestão estratégica pelos acadêmicos, como Michael Porter. Surgiram vários softwares na área.  Na virada do século tivemos a comercialização da internet e o crescimento das intranets.

Fontes de informação interna Fontes de informação externa Informação relevante para decisões Tomada de decisão Efeito sobre ambiente (externo) Efeito sobre empresa Análise Ação corretiva necessária

 Agrupam e sintetizar dados das operações das organizações para a obtenção das informações desejadas de forma rápida e segura, sobre o passado, o presente e até projeções do futuro da empresa, evitando assim riscos e tomadas de decisões equivocadas;  A melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;  A redução de custos operacionais;  A melhoria nos serviços prestadores e oferecidos aos clientes;  A melhor interação com seus fornecedores e distribuidores;  A melhoria na estrutura organizacional, facilitando o fluxo de informações;  A melhoria na adaptação da empresa para enfrentar acontecimentos não previstos, a partir das constantes mudanças nos fatores ambientais.

 Envolvimento da alta e média administração com o SIG: eles devem comprar e vender a idéia para os seus subordinados;  Competência por parte das pessoas envolvidas no SIG;  Boa divulgação do SIG: pessoas são resistentes à mudanças, temem a não adaptação e a perda do emprego. Deve-se ter a aceitação por parte dos funcionários, e a sua capacitação para utilização do SIG;  A empresa deve ter um plano-mestre, objetivos a curto, médio e longo prazo. As análises servem para mostrar se ela está indo no caminho correto ou deve mudar o seu rumo, devido à mudanças no mercado;  Habilidade dos executivos para tomarem as decisões com base em informações;  Adequada relação custo x benefício: qual SIG se enquadra na minha empresa? As empresas estão investindo grandes quantias em SIGs, e muitas vezes subutilizando-os.

 Integração EIS + SIG + fontes externas de dados  Banco de dados multidimensionais: duplicação planejada de dados  Inteligência na recuperação das informações  Datamining  Inteligência de negócios (competitiva, estratégica, empresarial)  Incorporação dos princípios de reengenharia  Inteligência artificial