Curso de Educação Física Ensino da Capoeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Sociologia da Educação Pérsio Santos de Oliveira
Advertisements

CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Discentes: Wilson Fonseca e Erisvaldo Ferreira
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Coleção Vitória-Régia
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
O conteúdo.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
A produção do fracasso escolar
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Prof.ª Irislane Figueiredo
O que é ensinar história?

ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Profª. Taís Linassi Ruwer
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Introdução à Educação Física Educação Física Prof. Esp
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Tema central e eixos temáticos
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Prof. José Roberto Medina
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Plano Nacional de Cultura
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Curso de Educação Física Ensino da Capoeira
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Como redigir um bom texto?
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Aula 12: Cultura e Culturas
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Educação Financeira para crianças e Jovens
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Transcrição da apresentação:

Curso de Educação Física Ensino da Capoeira Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia

? ? ? CAPOEIRA ? ? ?

Pra começar: um pouco de História... Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Pra começar: um pouco de História... Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, Decreto no 487 de outubro de 1890, Capítulo XIII: Dos Vadios e Capoeiras “Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação de capoeiragem; andar em correrias com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal: Pena – De prisão celular de dois a seis meses “Parágrafo único. É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira algum bando ou malta. Aos chefes ou cabeças se imporá a pena em dobro. (...)

Pra começar: um pouco de História... Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Pra começar: um pouco de História... Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, Decreto no 487 de outubro de 1890, Capítulo XIII: Dos Vadios e Capoeiras “Art. 404. Se nesses exercícios de capoeiragem perpretar homicídio, provocar lesão corporal, ultrajar o pudor público e particular, e perturbar a ordem, a tranquilidade e a segurança pública ou for encontrado com armas, incorrerá cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes” (VIEIRA, 1998)

Senta que lá vem Leitura! Os cem melhores contos brasileiros do século Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Senta que lá vem Leitura! Os cem melhores contos brasileiros do século Machado de Assis Pai contra Mãe

Continuando: um pouco de História... Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Continuando: um pouco de História... República Federativa do Brasil, 15 de julho de 2008, Ministério da Cultura Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro, registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial Manifestação cultural está inscrita nos Livros dos Saberes e das Formas de Expressão “No DNA físico e cultural do povo brasileiro está a contribuição africana e só por preconceito é possível não reconhecê-la.” Juca Ferreira, ministro da Cultura interino . “O registro do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira como forma de expressão é mais um símbolo de uma vontade política (...) que reflete o desejo maior da sociedade de promover e valorizar as expressões culturais vinculadas aos setores culturais historicamente excluídos das políticas de Estado” Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan

Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Capoeira e Educação “(...) Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas, e sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado , matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrarmos nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens.” (BRANDÃO, )

Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Capoeira e Educação Visa o desenvolvimento das múltiplas potencialidades humanas, em sua riqueza e diversidade, para o acesso às condições de produção do conhecimento e da cultura. Atuações: Plano Individual Plano Social (NEIRA, 2003)

Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Capoeira e Educação Viabilizar aos indivíduos condições para o desenvolvimento do domínio das diversas linguagens (matemática, lingüística, artística, científica e corporal), a compreensão de fenômenos naturais e dos processos histórico-geográficos, o enfrentamento de situações-problemas, a construção da argumentações e a proposição de intervenções solidárias na realidade. (NEIRA, 2003)

Capoeira e Educação Física Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Capoeira e Educação Física “(...) Qualquer área que pretenda estudar os movimentos humanos ou utilizá-los de alguma forma, deve abordá-los com a complexidade que os movimentos têm. Em primeiro lugar, deve-se levar em conta a relação do corpo e meio social; é aqui que se inserem o beijo, o abraço, o jogo de futebol, a brincadeira de criança ou os códigos motores utilizados por determinada comunidade.” “(...) A aceitação do vôlei de duplas cresceu bastante nos últimos anos; a capoeira ganha cada vez mais espaço; e o futsal já faz parte do cotidiano escolar.” (PCN’s, 1998)

Capoeira e Educação Física Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Capoeira e Educação Física “(...) A linguagem corporal – desenvolvida não somente pela Educação Física, como também pela Arte – aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades, que a escola estimula e aprofunda.” “(...) Projetos como a elaboração de jogos, resgate de brincadeiras populares, narração de fatos e elaboração de coreografias podem estar perfeitamente articulados com Português, História, Geografia, Sociologia etc. Esclarece-se que a via de integração não é única, e sim de duas mãos, o que significa que as demais áreas devem utilizar-se do movimento, buscando também integrar-se de forma eficiente com a Educação Física.” (PCN’s, 1998)

Capoeira e Educação Física Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Capoeira e Educação Física “Não se constrói uma capoeira crítica e progressista apenas jogando, nem tampouco, teorizando sobre ela, mas sim através da análise criteriosa de suas técnicas, rituais e condicionantes históricos em sintonia com uma prática sistematizada. (...) O movimento humano não deve ser entendido como qualquer movimento feito sem reflexão, mas sim pensado, analisado, criticado e contextualizado.” (FALCÃO, 1995)

Quadra de Capoeira (fragmentos) Curso de Educação Física - Ensino da Capoeira Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Profa. Esp. Samanda Nobre do Carmo Sabóia Quadra de Capoeira (fragmentos) Óia tamos na escola! Êê tamos na escola camará... Ói aprendendo a ler! Êê aprendendo a ler camará... Êê viva meu Deus! Êê viva meu Deus camará... Óia viva meu Mestre! Êê viva meu mestre camará... Óia quem me ensinou! Êê quem me ensinou camará... Ai ai a malandragem! Êê a malandragem camará Passar bem, passar mal, mas tudo no mundo é passar camará! Mestre Bimba