Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Assessoria de Imprensa Dr.ª Sofia Figueiredo 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
Case Venda do Shopping Tijuca
Faculdades Integradas Hélio Alonso
LEARNING ORGANIZATION
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
“A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade”
Os tipos de comportamento no meio social
Feedback Realimentação ou retroalimentação
A ética Kantiana.
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Atualidades Entrevista de emprego.
Influência Televisiva
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
Mas nunca impossíveis! Nunca diga que algo é impossível...
 Avance ao clicar com o mouse
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
A BUSCA DA EXCELÊNCIA.
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
A CASA DO AMOR.
Teorias do conhecimento
Pela Amizade ....
A BOA ÁRVORE Letícia Thompson.
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Pela Amizade ....
Livre arbítrio.
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Diferença entre o ministro e o ministro líder
Pela Amizade ... LEIA até o FIM!.
Introdução O dia da mentira na Intel
Talvez, Deus queira que conheçamos algumas pessoas erradas antes de
BISPO FRANCISCO OLIVEIRA
Plano de Marketing.
RESPOSTA ARGUMENTATIVA
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Nunca diga que algo é impossível...
Horóscopo AquárioPeixe CarneiroTouro GémeosCaranguejo LeãoVirgem BalançaEscorpião SagitárioCapricórnio.
Oficina de Motivação.
INFORMÁTICA.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
By Búzios Slides A BOA ÁRVORE.
FEEDBACK.
BOM DIA !!!.
Os Estilos de Liderança
algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa
ALUNOS: ANA PAULA, EDUARDO E MICHELI
A ética Kantiana.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
EXISTE CRISE DE VALORES?
Professor Dr. Renato Vaz
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Poderá Ser Considerado Crime, O Seu Não Entendimento.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Excelência no atendimento
Transcrição da apresentação:

Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Assessoria de Imprensa Dr.ª Sofia Figueiredo 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado, Aluna nº 7665 Ana Patrícia Baltazar, Aluna nº 7664 Ana Diogo, Aluna nº 7609

Comunicação de crise é tudo aquilo que se faz na sequência de uma situação adversa (geralmente, bastante adversa: o incêndio numa fabrica, o atentado bombista, a demissão do ministro, o produto estragado que mata várias pessoas) para posicionar a versão do protagonista atingido, garantir a sua intervenção nos meios e transmitir uma posição de abertura, transparência (uma vez que a sua posição está fragilizada e a atenção da opinião pública /meios de comunicação é muito maior)

Comunicação de Crise - perante situações de adversidade, compensa mais enfrentar o caso, assumir e reconhecer (e se não houver culpas próprias, tendo a certeza, potenciar isso). Esta recomendação é fundamental sempre que a crise em que estamos envolvidos tenha cobertura mediática. Ter em atenção que a mentira, uma vez descoberta, tem um efeito muito negativo. E que negar colaboração é sempre suspeito. Só há dois tipos de empresas ou de empresários: os que tiveram um problema e os que vão ter.

Citação: Pior do que as consequências de uma crise é as consequências de não reagir à crise: deixar queimar em lume brando, aumentar as suspeitas, calunias, sem reagir, aumentar as criticas, rumores; mina as relações de credibilidade e confiança entre empresa e clientes/fornecedores ou do político com a opinião pública; não temos nada a dizer Estão a esconder alguma coisa… quem não deve não teme…Pior do que as consequências de uma crise é as consequências de não reagir à crise: deixar queimar em lume brando, aumentar as suspeitas, calunias, sem reagir, aumentar as criticas, rumores; mina as relações de credibilidade e confiança entre empresa e clientes/fornecedores ou do político com a opinião pública; não temos nada a dizer Estão a esconder alguma coisa… quem não deve não teme…

Regra essencial da Comunicação de Crise: Nunca Mentir: A verdade vem sempre à superfície A comunicação de crise tem a sua grande virtude de limitar os estragos, isto de for feita como deve ser, porque se disserem Não temos nada a dizer ou mostrarem indiferença face ao sucedido, as pessoas pensam logo que têm algo a esconder e daí começam a surgir teorias que dão lugar a rumores, por isso tudo tem de ser previsto ao pormenor para minimizar os efeitos negativos de uma situação adversa.

Os que vêem nas crises unicamente problemas, esquecem-se que também podem ser uma fonte de oportunidades, que infelizmente, só podem surgir nesses momentos difíceis.

Um clássico exemplo de como aproveitar uma crise foi protagonizado por Johnson & Johnson nos Estados Unidos, em 1986

Morreram sete pessoas. A empresa tomou a decisão de recolher todo o produto (com um custo de 300 milhões de dólares), entrou em contacto com as famílias das vítimas para oferecer o seu apoio e adoptou novas medidas de segurança para as suas embalagens.

Johnson & Johnson transmitiu uma imagem de preocupação pela segurança de seus produtos, de interesse pelas pessoas e de solidez em sua gestão. Isto foi reconhecido pelos meios e pelo público, que continua tendo Tylenol como um dos analgésicos líderes de mercado.

O que fazer perante uma crise, o aparecimento de um problema grave ( daqueles onde não é possível ficar indiferente ou deixar andar ): pode não se saber que problemas existirão, mas sabe-se que muito provavelmente vão existir; por isso pode-se estar preparado minimamente para reposicionar a versão do protagonista atingido, garantir a sua intervenção nos meios e transmitir uma posição de abertura ( transparência ). É a Comunicação de Crise ( aquilo que é feito para limitar os danos ).

Uma Comunicação de crise bem gerida, transparente e precisa consegue consolidar a imagem institucional de uma empresa séria e fidedigna. Exemplo: a Johnson e Johnson no caso Tylenol.