Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Advertisements

ECONOMIA INTERNACIONAL
Escola de Saude Publica
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Empreendimentos Internacionais - V
Negócios Internacionais
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Ilana Pinsky UNIAD-UNIFESP
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Administração Estratégica
Um foco na Ética.
Planejamento Estratégico
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Ambiente Social e Cultural Diferenças no Consumo e nos Desejos
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Carta Olímpico.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Estratégia Organizacional
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Agradecemos a oportunidade que nos foi dada pelo Banco Central do Brasil de participar neste evento e poder contribuir para a divulgação do conceito de.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Empresas Multinacionais
Profº Carmênio Barroso
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Curso: AdministraçãoDisciplina: Estratégia EmpresarialProfessores: Cíntia / Rodrigo Escola Ambiental: A formação de Estratégia como um Processo Reativo.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Tratados comerciais dão o privilégio, não o direito, de exercer atividades de negócios em um outro país que não seja o seu. Eles asseguram que cidadãos.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Profa Adriana Paz.  Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum.
REDES ILEGAIS Observe, com atenção, as imagens abaixo.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O mundo dividido na era da Globalização
OMC.
Segurança Internacional
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
Parceiros Locais: Parceiros Nacionais: Banca de Juízes MPE Brasil – Ciclo 2011.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global

As atividades do marketing global ocorrem dentro de um ambiente político de instituições governamentais, partidos políticos e organizações, pelos quais o povo e o governo de um país exercem o poder.

Qualquer empresa que atue fora de seu país de origem deve estudar cuidadosamente a estrutura de governo do país-alvo e analisar as questões emergentes no ambiente político, entre elas a atitude do partido governista em relação à soberania, aos riscos políticos, aos impostos, à ameaça de diluição do capital investido, às expropriações.

Estados-nações e soberania A soberania é a autoridade política suprema e independente. As ações de governo tomadas em nome da soberania ocorrem em um contexto que depende de 2 critérios: o estágio de desenvolvimento do país e seu sistema político e econômico vigente.

Muitos países em desenvolvimento exercitam o controle sobre seu desenvolvimento econômico adotando legislação e regulamento protecionistas. Seu objetivo é encorajar o desenvolvimento econômico, protegendo indústrias emergentes ou que consideram estratégicas.

Por outro lado, quando atingem o estágio avançado de desenvolvimento econômico, muitas nações declaram que qualquer prática ou política que freie o livre comércio é ilegal. Leis antitruste (contra a formação de oligopólios) e regulamentos são estabelecidos para promover a concorrência justa.

Em uma economia comandatária, o poder político soberano chega a ser bastante profundo na vida econômica do país. Já em uma democracia capitalista, orientada para o mercado, esse poder tende a ser mais restrito. Um fenômeno global é a tendência à privatização, isto é, a redução do envolvimento direto do governo na economia.

Risco político O risco de uma mudança na política governamental que possa comprometer a eficácia e a lucratividade das operação da empresa pode fazer que uma empresa desista de investir no estrangeiro. O nível de risco político é inversamente proporcional ao estágio de desenvolvimento econômico.

Impostos Não é raro uma empresa ser estabelecida em um lugar, fazer negócios em outro e manter sua sede em um terceiro. Isso requer uma atenção especial quanto à legislação fiscal. Muitas empresas esforçam-se para minimizar seu passivo fiscal mudando o local de sua receita.

Não há leis internacionais universais que governem a tributação sobre as empresas que fazem negócios através de fronteiras nacionais. Para dar um tratamento justo, muitos governos têm negociado tratados bilaterais de tributos para fornecer créditos de impostos pelos impostos pagos no estrangeiro.

Diluição do controle acionário Em alguns países subdesenvolvidos, as pressões políticas muitas vezes obrigam as empresas a ter sócios locais. Ex.: China. As consequências podem ser surpreendentemente favoráveis.

Algumas lições importantes: 1 – Devem-se enxergar todas as possibilidades. Não há uma única solução melhor, e cada empresa deve analisar a si mesma e a situação do país para decidir sobre a estratégia. 2 – As empresas devem utilizar a lei para atingir seus objetivos. É possível tirar vantagens das concessões e subsídios do governo e da proteção de mercado.

3 – Antecipar as mudanças de politicas governamentais. 4 – Ouvir os gestores locais: eles entendem melhor o ambiente político.

Expropriação A pior ameaça que um governo pode fazer a uma empresa é a expropriação, ou seja, ação do governo de tirar a posse de uma empresa ou investidor. Geralmente, os investidores são compensados por isso, mas não de maneira rápida, eficaz e adequada. Se não há ação compensatória, torna-se um confisco.

Existe a chamada expropriação gradual, onde limitações severas sobre as atividades econômicas de empresas estrangeiras em certos países em desenvolvimento. Esse procedimento inclui limitações sobre remessa de lucros, dividendos, royalties ou honorários.

Direito internacional Pode ser definido como as regras e os princípios que os estados-nações consideram obrigatórios para si mesmos. Há 2 categorias de direito internacional: a lei pública e o direto comercial internacional, que está em evolução.

Antigamente tratava de guerras, do estabelecimento de paz e de outras questões políticas, como o reconhecimento diplomático de novas entidades e governos nacionais. Regras internacionais complexas surgiram lentamente, cobrindo, por exemplo, a situação das nações neutras.

Sugiram organizações como o Tribunal Permanente de Justiça Internacional, o Tribunal Internacional de Justiça - braço judiciário das Nações Unidas – e a Comissão de Direito Internacional.

Direito comum x código civil O direito comum foi estabelecido por tradição e por precedentes, que são decisões de casos anteriores. A Inglaterra e as antigas colônias britânicas – EUA, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Hong Kong são jurisdições de direito comum.

Direito comum x código civil O código civil utiliza normas escritas, complementadas com decisões em julgamento nos tribunais. O sistema legal de um país afeta diretamente a forma legal que uma entidade de negócios assumirá.

Obrigado!