Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento
1a questão Segundo Pozo (2010) pag. 196. “Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de mercados.” O que aprendeu no caso da Dell sobre o que constituiu elemento primordial em termos das instalações e dimensão do patrimonio requerido para em 1984 iniciar esse negócio em informática por Michael Dell?
1a Resposta (1a parte) O elemento primordial também dito estratégico para dar partida na DELL como negócio foi a substituição do processo tradicional do CANAL de DISTRIBUIÇÃO por um processo inovativo ou modelo direto de negócio. No modelo inovativo o comando de produção da fábrica é (puxado p/ cliente final) acionado diretamente pelo cliente no lugar do atacadista/varejista (puxado p/ cliente intermediario). Que dizer então do comando empurrado pela própira fábrica…
1a Resposta 2a parte 25 anos depois da criação do modelo direto de negócio pela DELL o processo do CANAL de DISTRIBUIÇÃO tem sido inovado de modo ainda mais radical pois o software hospedado “nas núvens” (como o da GAS Tecnologia) faz com que o cliente final só adquira o produto no ato de seu uso. O que ocorre com os softwares (inclusive da Microsoft), com os serviços de hospedagem virtual (inclusive da Amazon), como os serviços de publisher virtual (inclusive da Google).
2a questão Como se configura um canal de distribuição tradicional? O que quer dizer no texto “evitar o canal de distribuição.” Os canais de distribuição podem ser eliminados? Qual a mudança em termos de canal de distribuição introduzida pela Dell à época. Quem desempenha algum papel na distribuição de bens e serviços é um intermediário? Os intermediários são dispensáveis em que situações? Que papeis os intermediários e ninguém mais pode exercer? Sistemas de computação podem exercer o papel de intermediários?
2a Resposta