Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Audiência Pública sobre a MP 413
Advertisements

Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
CPF Clique para adicionar texto.
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Evolução das Normas de Cadastramento
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Evolução do Planejamento no INSS
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Cuidar da pessoa atingida pela Hanseníase
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
2 Situação antes do Gás Legal 1.Problemas graves de segurança para a população. 2.Desconhecimento geral da situação. 3.Inércia/conformismo. 4.Desorganização.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
SIMP AUDIÊNCIA PÚBLICA. Para que o sistema atinja à seus objetivos, é indispensável que as seguintes condições básicas sejam atendidas 1. Implantação.

TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Dados estatísticos do Banco de Denúncias do Sindigás.
Desafios e Benefícios de um
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E ANÁLISE CONTÁBIL - COGEF.
Evolução das Regulamentações dos Combustíveis
Superintendência de Abastecimento 15 de fevereiro de 2011.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis Superintendência da Qualidade de Produtos Maria Antoniêta Andrade de Souza

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Base Legal Lei 9.478 de 1997 Atribuições da ANP (Art. 8º) : Inciso I - implementar a política nacional de petróleo e gás natural, com ênfase na: garantia do suprimento de derivados de petróleo e de biocombustíveis; proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, QUALIDADE e oferta de produtos.

QUALIDADE DE UM PRODUTO Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis QUALIDADE DE UM PRODUTO Adequação ao uso ESPECIFICAÇÃO É a qualidade mínima necessária ao bom desempenho do produto, definida através de um conjunto de características e seus respectivos limites.

ESPECIFICAÇÕES Meio Ambiente Desenvolvimento de motores Capacidade de Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis ESPECIFICAÇÕES Meio Ambiente menor consumo menos emissões Desenvolvimento de motores melhor desempenho menor consumo Capacidade de Produção do Refino (custo para o País) CONSUMIDOR

Ações para a Garantia da Qualidade Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Ações para a Garantia da Qualidade Regulamentação Especificações: Portarias, Resoluções Programa de Monitoramento da Qualidade Programas de Marcação Solventes (marcador) Álcool (corante) Diesel (corante) Biodiesel (marcador) Fiscalização

Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis - PMQC Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis - PMQC Objetivos: Avaliar sistematicamente a qualidade de combustíveis comercializados no País - gasolina, diesel e álcool. Mapear problemas de não-conformidade para direcionar as ações de fiscalização da ANP e de instituições com as quais a ANP mantém convênios de cooperação. Execução: Universidades Centros de Pesquisas CPT- SQP/ANP

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Histórico do PMQC

PMQC Atualmente Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Distribuição de Postos Revendedores por Região 35.000 Postos Revendedores 150.000 Amostras/Ano 34.794 Postos Monitorados

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Modelo Implantado Consumidor Bases de Distribuição REVENDA Boletins Mensais de Qualidade www.anp.gov.br 23 Instituições em 26 Estados além do DF Instituições Contratadas Indicadores de Qualidade

Metodologia - Amostragem Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Metodologia - Amostragem No PMQC o universo de postos revendedores de cada estado é dividido em regiões com número semelhante de postos; Universo de atuação: totalidade dos postos revendedores da área contratada; Os postos são monitorados com base em sorteios aleatórios realizados pela instituição contratada que efetua a coleta e as análises; Mensalmente: 20% dos postos são monitorados; Coleta: diretamente na bomba medidora; Sigilo: a origem das amostras é mantida em sigilo - NÃO É FISCALIZAÇÃO; Ensaios: constantes das especificações da ANP.

Evolução dos Índices de Não-Conformidades Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Evolução dos Índices de Não-Conformidades Brasil Fonte: Boletim Mensal de Qualidade - www.anp.gov.br

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Qualificação das Não Conformidades - Junho de 2006 SP - PE - RJ Outros: Aspecto, Cor e Benzeno Fonte: Boletim Mensal de Qualidade - www.anp.gov.br

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Qualificação das Não Conformidades - Junho de 2006 SP , MG e RJ Outros: Aspecto e Teor de HC Fonte: Boletim Mensal de Qualidade - www.anp.gov.br

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Qualificação das Não Conformidades - Junho de 2006 MG, SP e PR Outros: Massa Específica, Enxofre, Destilação Fonte: Boletim Mensal de Qualidade - www.anp.gov.br

Programa de Marcação Compulsória Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Programa de Marcação Compulsória de Solventes Portaria ANP n.º 274/2001 Objetivos: Evitar a evasão fiscal Preservar a qualidade dos combustíveis Eliminar a adição de solventes à gasolina Fornecer à ANP uma forma eficaz de restringir as fraudes Todas as correntes produzidas em refinarias, unidades petroquímicas ou importadas e comercializadas como solvente, são marcadas.

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Modelo Implantado

Marcação e Análises Inspetoras de Marcação 5 Firmas Inspetoras Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Marcação e Análises Inspetoras de Marcação 5 Firmas Inspetoras Marcador Importado 1L para 30.000 L de Solvente Análises de Identificação 10 Instituições - 30.000 análises/ano

Análises de Identificação Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Análises de Identificação Realizadas pelas instituições Contratadas Atualmente: - UFRGS - IPT - UNICAMP - UNESP - UFRJ - UFMG - CETEC - UNIFACS - UFRN - CPT 30.000 análises/ano 30.000 análises/ano

Gasolina com Presença de Marcador - Brasil Amostras Referentes ao PMQC Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Gasolina com Presença de Marcador - Brasil Amostras Referentes ao PMQC Fonte: PMQC - SQP/ANP

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Amostras de Gasolina Coletadas pelo PMQC com Presença de Marcador - MG, RJ e SP MG RJ SP Amostragem: 10 -15% do total de postos Fonte: PMQC - SQP/ANP

Programa de Coloração do Álcool Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Programa de Coloração do Álcool Resolução ANP 36/2005 Objetivos: Evitar a evasão fiscal Preservar a qualidade dos combustíveis Coibir o álcool molhado Fornecer à ANP uma forma eficaz de restringir as fraudes Todo o álcool etílico anidro produzido no país ou importado destinado aos Distribuidores para mistura com gasolina A para formulação de gasolina C, deve ser corado.

Corante Laranja ao AEAC Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Corante Laranja ao AEAC Início: 06/01/2006; Especificado conforme regulamento técnico - corante Homologado pela ANP; Concentração: 15 ppm; Adição durante o carregamento.

Não Conformidades do Álcool Hidratado - Brasil Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Não Conformidades do Álcool Hidratado - Brasil Julho 2005 - Junho 2006 CORANTE Fonte: PMQC - SQP/ANP

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Informações referentes à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.anp.gov.br Centro de Relações com o Consumidor 0800 900 267 Maria Antoniêta Andrade de Souza Superintendente de Qualidade de Produtos

Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Instituições Contratadas: UNIR - RO e AC UFPI - PI UFAM - AM e RR UFPA - PA e AP UNIFACS - BA UFC - CE CPT - DF, GO e TO PUC-RJ - ES UFMA - MA CETEC - MG UFMG - MG UFMS - MS UFMT - MT UFRN - RN e PB UFPE - PE, AL e SE UFRGS - RS UFRJ - RJ IPT-SC - SC IPT-SP - SP UFPR - PR UFSCAR - SP UNESP - SP