Sistemas e Aplicações Multimídia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Maia.
Advertisements

Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Hipermídia Aula 3.
Sistemas Multimídia Autoria
Sistemas Multimídia Som
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Noções de Informática Prof. Eduardo
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Material Didático Digital Tipos e Planejamento
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
O uso dos softwares nas escolas
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Internet Principais conceitos.
7 - Criação de Páginas Web
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Tecnologia da Informação
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Introdução aos Sistemas Multimédia
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
A autoria - I.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
Professor: Márcio Amador
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Multimídia para fins Educativos
Realidade Aumentada para fins Educativos
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Retrato da cultura tecnológica pelos cursos EM EF2 Autoria Instrumentação EF1 Alfabetização Digital.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
INTERNET BÁSICA.
PLATAFORMAS MULTIMÍDIA
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Multimídia Digital em Medicina e Odontologia
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com
O que é multimídia.
A animação.
Professor: Pedro Lopes
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Tipos de Produtos Multimídia
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Pré-Projeto Multimídia
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
1 Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 30/5/ :30 I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
INTERACTIVE DATA VISUALIZATION Scott Murray Capitulo 1 - Introdução VICTOR DA SILVA VALADÃO 1.
Transcrição da apresentação:

Sistemas e Aplicações Multimídia Comunicação Homem Máquina

Onde Estamos Ementa Fundamentos de tecnologia multimídia. Característica, representação, codificação e compreensão de mídia não temporal. Característica, representação, codificação e compreensão de mídia contínua. Ambientes multimídia. Dados e objetos multimídia. Sistemas operacionais multimídia. Qualidade de Serviço. Padrões Multimídia. Aplicações multimídia. Tecnologia de Jogos e Realidade Virtual.

O que é multimídia? “Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos meios de representação de informação, como som e imagem animada, além da imagem estática já usada nos aplicativos gráficos.” Wilson de Pádua Paula Filho,2000

Comunicação Homem Máquina Ambientes Textuais Teletipos (máquina de escrever) Computadores exibiam uma linha de texto de cada vez. Interpretadores de comandos (DOS e UNIX) Uma linha (40 a 80 caracteres) = Unidade de interação.

Comunicação Homem Máquina Ambientes Textuais Monitores CRT (Tubos de raios catódicos) Aplicativos orientados a telas (planilhas). Uma tela = 1000 a 3000 caracteres. Texto são manipulados como “lápis e papel”.

Comunicação Homem Máquina Ambientes Gráficos Monitores CRT endereçáveis por pontos Aplicativos orientados a caracteres. Uma tela (800x600) apresenta 480.000 pontos. Textos são tratados como uma “informação gráfica” e podem ser combinados com imagens. Impressoras - WYSIWYG – what you see is what you get.

Ambientes Multimídias Imagens animadas Sem animação: Atualização a cada 2 segundos é aceitável. Com animação: 24 atualizações por segundo no cinema. 30 atualizações por segundo na TV / Monitor.

Ambientes Multimídias Imagens animadas Exemplo: http://www.boallen.com/fps-compare.html

Ambientes Multimídias Som O fluxo auditivo é muito mais lento que o visual, mas é essencialmente dinâmico. O som sempre flui em tempo real, enquanto as imagens podem ser estáticas. O ouvido é extremamente sensível a deformações temporais ou descontinuidades. Motoboy Óculos

Ambientes Multimídias Substituição da mídia convencional (digitalização) Métodos manuais ou analógicos de tratamento de som e imagem podem ser substituídos. Os métodos convencionais podem ser imitados ou melhorados

Ambientes Multimídias Interação com os “produtos” Percorrer material audiovisual de forma não linear. Gerar material audiovisual em tempo real, por interação ou dados recebidos de instrumentos físicos. Efetuar simulações de sistemas físicos, com diversos graus de realismo.

Tipos de produtos multimídia Classificação mínima, de acordo com o grau de interatividade: Títulos Aplicativos Sites

Tipos de produtos multimídia Títulos Indica um grau de comportamento mais “rígido”, pois se assemelha mais a documentos que a programas. A flexibilidade está embutida nos visualizadores ou navegadores. Dividem-se em: Títulos Lineares Títulos hipermídia

Tipos de produtos multimídia Títulos Lineares A apresentação do material segue ordem predeterminada e sequencial. O usuário tem somente controles simples, tais como avanço e retrocesso. Exemplos: Apresentações (palestras, aulas). Demonstrações de produtos e conceitos. Tutoriais não interativos (expectador passivo).

Tipos de produtos multimídia Títulos Hipermídia A ordem de apresentação é determinada pelo usuário . O usuário tem controles de navegação não sequencial. Derivam-se do conceito de hipertexto, com encadeamento de referências que permitem um acessos aleatório as informações.

Tipos de produtos multimídia Títulos Hipermídia Os ambientes mais completos são fornecidos pelos sistemas de autoria, que apresentam recursos visuais para interface homem-máquina. Exemplos: Títulos de referências como dicionários, manuais. Ajudas on-line. Quiosques informativos. Catálogos interativos de produtos e serviços.

Tipos de produtos multimídia Aplicativos com Interface Multimídia São desenvolvidos em ambientes normais de programação (Delphi, VB, Codeblocks). Utilizam recursos para enriquecer a comunicação com seu usuário. Exemplos: Jogos simples Aplicativos educacionais Aplicativos de produtividade pessoal

Tipos de produtos multimídia Aplicativos Multimídia Processam o próprio material de multimídia geralmente em tempo real. A multimídia deixa de ser um recurso da interface para ser o objetivo central. Exemplos: Ferramentas de multimídia (produção). Sistemas de visualização técnica e científica (maquete eletrônica). Simuladores de tempo real

Tipos de produtos multimídia Aplicativos Multimídia Exemplos: Sistemas de informações geográficas (mapas e aerofotos). Sistemas avançados de computação musical. Sistemas avançados de entretenimento (realidade virtual, síntese tridimensional). Sistemas de comunicação por voz.

Tipos de produtos multimídia Sites - Definição Título de hipermídia alocado em um servidor na internet, e visualizado remotamente por um programa navegador. São formados por páginas escritas em HTML, contendo hiperligações com outras páginas no mesmo site ou outros. Alem dos textos e hiperligações podem conter material multimídia (imagens, sons, animações)

Tipos de produtos multimídia Sites – Conteúdo multimídia Os navegadores podem tratar novas formas de multimídia de duas formas: Plug-ins: Módulos, ou suplementos instalados no navegador para apresentar um determinado conteúdo. Ex: Flash, pdf, doc. Aplicações Auxiliares: Passam o endereço do arquivo multimídia para outro programa. Ex: mp3, wma, avi.

Tipos de produtos multimídia Sites – Problemas As páginas podem ter aspectos diferentes de acordo com o navegador utilizado. Utilizar técnicas de visualização alternativa. Testar e recomendar navegadores preferenciais. A limitação do fluxo de dados pode inviabilizar uma aplicação multimídia. Manter os arquivos pequenos. Usar tecnologia de fluxo contínuo.

1 – Quais as diferenças entre ambientes textuais e ambientes gráficos? 2 – Cite e explique uma característica essencial para reproduzir uma imagem animada. 3 – Em uma comparação entre o fluxo auditivo e o visual, qual seria o mais dinâmico? Explique. 4 – Qual a vantagem dos ambientes multimídias em relação a interação com os produtos. 5 – O que São títulos? 6 – Defina títulos Lineares e títulos Hipermídia. Cite exemplos 7 – Qual a diferença entre aplicativos com interface multimídia e aplicativos multimídias? 8 – Defina sites. 9 – Como os navegadores tratam as novas formas de multimídia. Explique. 10 – Quais os problemas que podem inviabilizar um site?

Bibliografia Livro texto 1) PAULA FILHO, Wilson de Padua. Multimídia : Conceitos e Aplicações. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 2) Material prof. Ivair Teixeira