Currículo Oficial do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LÍNGUA PORTUGUESA.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Programa Ler e Escrever
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Língua Inglesa no Currículo
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Orientação Técnico-Pedagógica
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Língua Inglesa no Currículo 27/05/2011 DER Bragança Paulista PCOP Denise A.Foelkel Pignatari.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Língua Estrangeira Moderna
Rita Prates e Sueli Araujo
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Currículo Oficial do Estado de São Paulo LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA – INGLÊS PCNP Cleide Antunes Junho/2012

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA CURRÍCULO CURRÍCULO Língua Portuguesa Educação Física LEM (INGLÊS/ESPANHOL) Arte

Main Methodologies Ênfase estruturalista Ênfase comunicativa Ênfase no letramento

A partir de 1855, o ensino de LEM foi implementado no currículo das escolas secundárias no Brasil; Desde então, existem as seguintes orientações para o ensino de LEM:

1. Estruturalista: centrada no SABER (sistema de regras; descrição da estrutura da língua; preenchimento de lacunas; formação de tempos verbais; exercícios descontextualizados);

ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE ESTRUTURALISTA Ampliação do repertório de estruturas gramaticais analisadas em textos escritos Ferdinand de Saussure “A língua, distinta da fala, é um objeto que se pode estudar separadamente” SABER O conhecimento da língua enquanto sistema de regras. Explicitações de regras Procedimentos trabalhados à exaustão

EXEMPLIFICANDO... Complete with I, You, He or She. I am a student You are my boss. He is my boyfriend She is my daughter

2. Comunicativa: centrada no FAZER (língua em uso; currículo contempla atividades de cumprimentar, trocar informações pessoais, perguntar e responder sobre acontecimentos; teatralização da vida – reprod. das realizações comunicativas); 4 habilidades: ler, falar, ouvir e escrever, mas a ênfase é na fala. No entanto, essa orientação não se instalou nas escolas, ficando reduzida a algumas funções comunicativas influenciadas pelo estruturalismo;

distinguir entre “aprender o quê” e “aprender como”. ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE COMUNICATIVA distinguir entre “aprender o quê” e “aprender como”. David Nunan “...Temos de discernir entre o conhecimento de várias regras gramaticais e a capacidade de usá-las eficiente e apropriadamente para a comunicação...” FAZER uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo;

EXEMPLIFICANDO... Sure, Carol. I wouldn’t miss a chance to make new friends and a have good time. Hi John, are you coming to the party tonight ? Hi John, are you coming to the party tonight ?

Orientação do Currículo do Estado de São Paulo: 3. Letramentos múltiplos: múltiplas linguagens e gêneros discursivos; o objetivo é promover autonomia e capacidade de reflexão dos aprendizes.

ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE NO LETRAMENTO SABER FAZER Língua é meio e não o fim. Relações entre “forma” e “uso” Promover autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão dos aprendizes Foco = Gêneros Textuais

Considerações A maior contribuição do material proposto pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está em permitir um encadeamento de conteúdos e vivências, por meio de diferentes gêneros discursivos, de acordo com os níveis de desenvolvimento de cada série.

Tendo em vista que a maioria dos professores de LEM não trabalhava com livros didáticos, os conteúdos acabavam se repetindo em séries diferentes. Desse modo, os cadernos do professor e do aluno constituem-se como um importante apoio para o trabalho do professor, ao apresentar uma sequência de conteúdos relevantes e condizentes com as necessidades dos alunos nos Ensinos Fundamental e Médio.

O Currículo da Disciplina LEM – Inglês visa a desenvolver no aluno principalmente as competências leitora e escritora, por meio do trabalho com diferentes gêneros textuais que circulam no entorno social. Mas, o professor também pode – e deve - criar mais contextos para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências de ouvir e falar a língua-alvo.

Conteúdos dos Cadernos

A língua estrangeira ao nosso redor 5ª SÉRIE EF 1º Bimestre Primeiros contatos 3º Bimestre A escola 2º Bimestre A língua estrangeira ao nosso redor 4º Bimestre Diferentes lares

6ª SÉRIE EF 1º Bimestre Meu bairro, minha comunidade 3º Bimestre Lazer na cidade 4º Bimestre Meu perfil, minhas preferências 2º Bimestre Inglês e Esportes

7ª SÉRIE EF 1º Bimestre Comemorações ao redor do mundo 3º Bimestre Hábitos de alimentação 2º Bimestre Rotinas de jovens em diferentes lugares do mundo. 4º Bimestre Infância e adolescência ontem e hoje

Biografias de pessoas marcantes 8ª SÉRIE EF 1º Bimestre Biografias de pessoas marcantes 3º Bimestre Narrativas pessoais 2º Bimestre Inventores famosos 4º Bimestre O mundo ao meu redor

1ª SÉRIE EM 3º Bimestre Caderno de entretenimento (informações sobre cultura e entretenimento) 1º Bimestre A língua inglesa pelo mundo: interações culturais 2º Bimestre Jornal 4º Bimestre Leads

2ª SÉRIE EM 1º Bimestre Filmes e programas de TV 3º Bimestre Cinema e Preconceito 2º Bimestre Propagandas e peças publicitárias 4º Bimestre Cinema e Literatura

3ª SÉRIE EM 1º Bimestre Trabalho voluntário como experiência profissional 3º Bimestre Profissões do século XXI 4º Bimestre Construção do Currículo 2º Bimestre Primeiro emprego

ESPANHOL Competência Comunicativa Compreensão oral Produção de Significados e de oralidade Promover situações de aprendizagem que geram motivação nos alunos em continuar aprendendo a língua. Promover a Competência Leitora Promover situações de uso da língua em contextos reais

A FINALIDADE DO CURRÍCULO

O FOCO DO CURRÍCULO

TRABALHO E RESULTADO

A FINALIDADE DO CURRÍCULO O Real ... O Possível ... e o Necessário

Bibliografia Lei Federal nº 11.161 de 05 de Agosto de 2005. Resolução SE nº 5, de 14-01-2010 BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, Linguagem, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna. Brasília: MEC, 1999. SÃO PAULO, Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Inglês / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. http://revistaescola.abril.com.br/lingua- estrangeira/fundamentos/alem-gramatica-426788.shtml

CONTATO antunes.cleide@gmail.com 2461-5784 – NPE 7633-7525 - Cel

COFFEE BREAK