O Novo ECF como produto da evolução das ferramentas da Automação Comercial AUTOCOM 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica
SET- SECRETARIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO.
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Com isso o MVA ficará da seguinte forma:
TÍTULO ELEITORAL.
Processo de Elaboração do PLOA 2011
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Infra-estrutura de Chaves Públicas
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará
VII Encontro Nacional de Administradores Tributários
Aplicativo Emissor de NF-e 03/10/2007 ENCAT - AM Newton Oller de Mello
Conhecimento de Transporte Eletrônico
PALESTRA NO I FORUM DE CONTRIBUINTES
Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
TEF.
Fundamentos do PAF-ECF
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NOTA FISCAL ELETRÔNICA.
- Nf-e - PAF – ECF - Automação Legal
Principais Tecnologias – NF-e
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
Ministério de Minas e Energia
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Prestação de Contas de Viagens
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
PALESTRA SINDICONT – RIO
A OBRIGATORIEDADE DE USO DO EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL – ECF
Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
Portaria CAT 44/07 (Altera a Portaria CAT 79/03)
Treinamento de novas funcionalidades Versão 11.90
I Fórum de Contribuintes e Feira de Negócios do PAF-ECF Sindicato das Empresas de Informática Estado do Rio de Janeiro Cristina S. Rodrigues Diretora REGRAS.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PEC 285/04 “A REFORMA DO ICMS”
PROGRAMA PRÓ-EMPREGO Julho de 2011.
Coordenação de Implantação:
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
Superintendente - Surrs
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
ISENÇÃO DE ICMS PARA AQUISIÇÕES DO PROFISCO
Saiba como aumentar seus benefícios com a Solução NFC-e NDDigital.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
NOVO DOCUMENTO FISCAL ELETRÔNICO
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
PLONE SINTESE - CURSO DE ATUALIZAÇÃO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA EMISSOR DE CUPOM FISCAL - ECF Alterações realizadas entre JAN/07 e AGO/09.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
Secretaria Especial de Gestão Secretaria de Estado da Fazenda Implantação da NFC-e no Pará.
SÉRIE 1 VAREJO, FEVEREIRO 2014 TOTVS Série 1 Varejo RoadShow - Versão
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
ECF EMISSOR CUPOM FISCAL.
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Max Fatura Informática Emissão de Cupom Fiscal Eletrônico SAT
1 FAMÍLIA DE ECF IF 2 ECF IF 3202 DT 3 ECF IF 6000 EP FAMÍLIA DE ECF IF.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
1 O PAF-ECF e as mudanças operacionais dos contribuintes GOVERNO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA.
SAT | Mateus Neves e Warley Noleto REALIZAÇÃO. SAT | Mateus Neves e Warley Noleto SAT - CF-E SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS.
Transcrição da apresentação:

O Novo ECF como produto da evolução das ferramentas da Automação Comercial AUTOCOM 2013

INTRODUÇÃO - Legislação CONV. ICMS 09/2009: Estabelece normas relativas ao equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e ao Programa Aplicativo Fiscal-ECF (PAF-ECF), ao usuário de ECF, às empresas interventoras e aos desenvolvedores de PAF-ECF; Em abril de 2012 foi homologado para uso o primeiro ECF dotado de MFB – TDF 04/2012; Os principais fabricantes de equipamentos ECF do país já apresentaram seus novos equipamentos para análise estrutural de hardware nos Órgãos Técnicos Credenciados (6).

INTRODUÇÃO - Legislação ATO COTEPE ICMS 16/2009: Dispõe sobre a Especificação Técnica de Requisitos do Emissor de Cupom Fiscal (ERT-ECF); A alteração implementada pelo Ato COTEPE 30/2012, DOU de 12/06/2012, implementa a versão 01.03 da ERT-ECF; A versão 01.03 contém diversas otimizações incluindo o CF-e-ECF, possibilidade de uso de processadores seguros e do controle único de sobrescrita das memórias internas; AJUSTE SINIEF 03/2012: Institui o Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e-ECF (modelo 60) e dispõe sobre a sua emissão por meio de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF (xml).

NOVO ECF – INOVAÇÕES – CONV. ICMS 09/2009 Módulo Fiscal Blindado – MFB; Recursos de acesso remoto – TCP/IP; Recursos de transmissão de dados por banda larga; Recurso dedicado para captura local de dados (USB); Eliminação dos tipos ECF-MR e do ECF-PDV; Assinatura digital no CF-e-ECF e arquivos eletrônicos;

NOVO ECF - CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA O novo ECF só funciona com Software Básico assinado pelo fabricante – validado pelo Bootloader na inicialização do ECF; Lacre eletrônico para desconexões entre o MFB e gabinete do ECF (MIT); Todo os arquivos extraídos são assinados digitalmente por chave privada única intrínseca ao próprio ECF; As intervenções que impliquem em alteração de parâmetros fiscais e atualização do Software Básico necessitam da assinatura digital do fabricante do ECF (MIL); Ocorre o bloqueio definitivo do ECF em caso de violação do MFB (MBD).

ARQUITETURA DE HARDWARE CONV. ICMS 85/2001 ECF – CV 85/01 Placa Contr. Fiscal SW Básico Mec. Impressor MEMÓRIA FISCAL I/O MEM FISCAL I/O mecanismo Mecanismo Guilhotina I/O MFD MFD Mem. Trabalho Porta COM Porta COM Relógio FONTE

ARQUITETURA DE HARDWARE CONV. ICMS 09/2009 ECF – CV 09/09 Ethernet Módulo Fiscal Blindado (MFB) Cabeça Térmica GPRS MEMÓRIA FISCAL PCF Mecanismo Guilhotina Conector PAF-ECF MFD Conector Alimen. Pen drive FONTE

Placa Controladora Fiscal (PCF) do Novo ECF MF MFD PROCESSADOR DO BOOTLOADER PROCESSADOR DO SOFTWARE BÁSICO BOOTLOADER (BLD) Exclusivo SOFTWARE BÁSICO (SB) Exclusivo MEMÓRIA DE TRABALHO (MT) RELÓGIO DE TEMPO REAL (RTC) DISPOSITIVO ACUMULADOR DE ENERGIA (BATERIA) AREA DE ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO CHAVES DE ASSINATURAS DIGITAIS

ARQUITETURA ALTERNATIVA DE HARDWARE PROCESSADOR SEGURO: Desenvolvidos para aplicações que possuam requisitos de segurança e inviolabilidade não atendidas por processadores convencionais; Mecanismo interno de verificação de autenticidade do software (Secure Boot); Unidade Criptográfica interna ao processador e Memória Volátil para armazenamento de chaves não acessível externamente ou ao próprio software; Mecanismos de segurança para garantir a inviolabilidade das chaves criptográficas Internas.

ARQUITETURA ALTERNATIVA DE HARDWARE MECANISMOS DE PROTEÇÃO DAS CHAVES CRIPTOGRÁFICAS: Monitoramento dos sensores de violação (MFB); Monitoramento contínuo de limites de temperatura e tensão de operação; Monitoramento da frequência de operação; Bloqueio de funções JTAG que possibilitem inspecionar variáveis internas.

SEQUÊNCIA DE BOOT – ATO COTEPE 40/2010 ARQUITETURA COM PROCESSADORES CONVENCIONAIS:

SEQUÊNCIA DE BOOT – ATO COTEPE 30/2012 ARQUITETURA COM PROCESSADOR SEGURO:

O QUE É O PAF-ECF? PAF-ECF - DEFINIÇÃO Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) é o programa aplicativo desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao Software Básico do ECF, sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo, para utilização pelo contribuinte usuário do ECF. (cláusula segunda do Conv. ICMS 09/09)

CONV. ICMS 09/09 (efeitos a partir de 01/05/2009) PAF-ECF - HISTÓRICO LEI Nº 8.137/90 (Art. 2º, inciso V) CONV. ICMS 156/94 - ECF CONV. ICMS 50/00 (19/09/2000 a 31/10/2001) CONV. ICMS 85/01 (01/11/2001 a 30/04/2009) CONV. ICMS 09/09 (efeitos a partir de 01/05/2009) CADA ESTADO TINHA A AUTONOMIA PARA EXIGIR OS REQUISITOS QUE ENTENDESSE QUE MELHOR CONTRIBUIRIA PARA OS CONTROLES FISCAIS, ASSIM COMO DEFINIAM OS CRITÉRIOS PARA CREDENCIAR A EMPRESA

PAF-ECF – FUNDAMENTOS E LEGISLAÇÃO O FUNDAMENTO DO PAF-ECF: CONCILIAR AS NECESSIDADES DOS DESENVOLVEDORES DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL COM O CONTROLE DO FISCO QUEM ELABOROU: A ESPECIFICAÇÃO DE REQUITOS FOI ESCRITA PELOS REPRESENTANTES DO FISCO (GT-46), DA AFRAC E DA ASSESPRO. LEGISLAÇÃO: CONV. ICMS 15/08 – 04/04/2008 ATO COTEPE 06/08 – 14/04/2008 – AC 09/2013 (ETR 02.01) ROTEIRO DE ANÁLISE DO PAF-ECF C

PAF-ECF – DESTAQUES DEFINIÇÕES PARA O VAREJO: AUTO-SERVIÇO PRÉ-VENDA DOCUMENTO AUXILIAR DE VENDA (DAV) CONTÉM CONJUNTO DE REQUISITOS COMUNS E ESPECÍFICOS PARA: VAREJISTAS DE COMBUSTÍVEL; HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES; FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO; OFICINA DE CONSERTO; TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS;

PAF-ECF – NOVIDADES DA ER VERSÃO 02.01 SIMPLIFICAÇÃO E UNIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS GERADOS A PARTIR DO MENU FISCAL (ANEXO VIII), COM POSSIBILIDADE DE GERAR ESTOQUE DE MERCADORIAS TOTAL OU PARCIAL (ITEM); TABELA DE ATRIBUTOS POR PERFIL DE REQUISITOS; TABELA DE PERFIS DE REQUISITOS POR UNIDADE FEDERADA; VEDAÇÃO APAGAMENTO REGISTROS DAV; POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DO DAV PARA INCLUSÃO, EXCLUSÃO DE ITEM E ALTERAÇÃO DE QTDE; DADOS DOS MEIOS DE PAGAMENTO ATÉ OS CUPONS FISCAIS DO MOVIMENTO ANTERIOR; ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO BLOCO II – COMBUSTÍVEIS.

PAF-ECF – IMPLANTAÇÃO EM SANTA CATARINA A PARTIR DE 1º DE OUTUBRO DE 2009 PARA AS NOVAS AUTORIZAÇÕES DE USO DE ECF; ATÉ 31 DE JULHO DE 2010 PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. ALIADO AO USO DO PAF-ECF FOI VEDADO O USO DO EQUIPAMENTO ECF MATRICIAL DO CONV. ICMS 156/1994 (01/07/2010); CONCESSÃO DE CRÉDITO PRESUMIDO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO ECF E PAF-ECF DURANTE 7 ANOS; ÚLTIMO EQUIPAMENTO ECF MATRICIAL DO CONV. ICMS 156/1994 FOI AUTORIZADO EM JUNHO DE 2006; VEDAÇÃO AO USO DO EQUIPAMENTO ECF MATRICIAL DO CONV. ICMS 156/1994 A PARTIR DE 01/01/2011 (SETORIAL). TOTAL DESDE 01/07/2012;

PAF-ECF – QUANTIDADE DE ECF ATIVOS EM SC Santa Catarina possui 75.248 ECFs ativos, instalados em 48.638 contribuintes. Gráfico demonstra crescimento anual:

LEGISLAÇÃO SANTA CATARINA – DEC. 1509/2013 DECRETO 1.509/2013 DE 24 de ABRIL DE 2.013: O uso do POS, nas hipóteses previstas na legislação, fica condicionado à impressão do CNPJ do estabelecimento; Todo faturamento autorizado por um POS (CNPJ diverso) será atribuído ao estabelecimento onde for encontrado em uso; Os equipamentos ECF produzidos nos termos do Convênio ICMS 85/01 são autorizáveis até 30 de setembro de 2013; Os estabelecimentos que prestem serviços de transporte de passageiros deverão emitir bilhete de passagem por meio de equipamento ECF, relativamente às prestações que tiverem início em território catarinense, a partir de 1º de julho de 2013.

PROTOCOLO ICMS 37/2013 Regula o procedimento de análise funcional de equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF; Regramento disposto na forma de ATO NORMATIVO (Anexo único) Unidades federadas signatárias: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Rio Grande do Norte, Goiás e Roraima aderiram recentemente.

PROTOCOLO ICMS 37/2013 – PARQUE INSTALADO ECF UNIDADE FEDERADA EQUIPAMENTOS ECF ATIVOS SANTA CATARINA 78.793 PARANÁ 59.582 MATO GROSSO DO SUL 16.111 RIO DE JANEIRO 146.753 GOIÁS 63.259 DISTRITO FEDERAL 30.400 PERNAMBUCO 53.082 ESPÍRITO SANTO 40.191 RIO GRANDE DO NORTE 21.950 MARANHÃO 16.539 RORAIMA 3.952 TOTAL 530.612

OBRIGADO PELA ATENÇÃO AGRADECIMENTO SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA GRUPO ESPECIALISTA SETORIAL DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SERGIO DIAS PINETTI AFRE-IV spinetti@sefaz.sc.gov.br Fone: (49) 3321-2859