Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fundação Roberto Marinho
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Planejamento e Plano de aula.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Avaliação Institucional
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Formação por competências
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Gestão Competente da Escola Pública
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
O sucesso do trabalho pedagógico
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
1.
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Encontro Estadual de Formação
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Roteiro de observação de estágio
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Tecnologias / Produção de texto
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Termo de Terminalidade
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem Prática permanente de Pesquisa Docente contextualizada Integração entre planejamentos e práticas didáticas entre áreas Consistência e coerência das decisões pedagógicas Qualidade das informações instrumentais de planejamento Credibilidade e confiança e motivação da equipe Participação das diferentes instâncias, alunos e comunidade Avanço global dos indicadores e resultados da escola

Instância de gestão: SALA DE AULA Mediação da aprendizagem Planejamento, prática pedagógica e avaliação Metodologia e Pesquisa Funcionalidade Comunicação e didáticas interativas Incorporação de instrumentos lógicos e cooperativos Estudo, experimentação e método investigativo Competências Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem Prática permanente de Pesquisa Docente contextualizada Indicadores

Instância de gestão: COLETIVO PEDAGÓGICO Interlocução e integração Elaboração de critérios Planejamento curricular integrado Funcionalidade Diálogo, mediação e parceria Diagnóstico, análise e síntese (sensibilidade) Cooperação instrumental Competências Integração entre planejamentos e práticas didáticas entre áreas Consistência e coerência das decisões pedagógicas Qualidade das informações instrumentais de planejamento Indicadores

Instância de gestão: COORDENAÇÃO E DIREÇÃO Mobilização e motivação Integração e coordenação Infra-estrutura, suporte e Sustentabilidade Funcionalidade Liderança e comando horizontalizados Mediação e articulação política Visão sistêmica, delegação e gestão Competências Credibilidade e confiança e motivação da equipe Participação das diferentes instâncias, alunos e comunidade Avanço global dos indicadores e resultados da escola Indicadores

EM SÍNTESE... Instância de gestão Funcionalidade Competências Indicadores Mediação da aprendizagem Planejamento, prática pedagógica e avaliação Metodologia e Pesquisa Comunicação e didáticas interativas Incorporação de instrumentos lógicos e cooperativos Estudo, experimentação e método investigativo Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem Prática permanente de Pesquisa Docente contextualizada Sala de aula Interlocução e integração Elaboração de critérios Planejamento curricular integrado Diálogo, mediação e parceria Diagnóstico, análise e síntese (sensibilidade) Cooperação instrumental Integração entre planejamentos e práticas didáticas entre áreas Consistência e coerência das decisões pedagógicas Qualidade das informações instrumentais de planejamento Coletivo pedagógico Mobilização e motivação Integração e coordenação Infra-estrutura, suporte e Sustentabilidade Liderança e comando horizontalizados Mediação e articulação política Visão sistêmica, delegação e gestão Credibilidade e confiança e motivação da equipe Participação das diferentes instâncias, alunos e comunidade Avanço global dos indicadores e resultados da escola Coordenação e Direção