Low Quality Education as a Poverty Trap 2011 - Stellenboch University Eduardo Chaves.

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Transcrição da apresentação:

Low Quality Education as a Poverty Trap Stellenboch University Eduardo Chaves

“when the rich and poor are also distinguished in terms of culture, race or language, economic marginalisation could be enduring or perhaps even worsen over time.”

Educação de qualidade seria a única maneira de diminuir a desigualdade social. Ensino de baixa qualidade = Perpetuação Pobreza Estudo revela que o atual sistema de ensino reforça os padrões sociais.

2006 – 49% do investimento em educação foi destinado aos 40% mais pobres da África do Sul = crescimento Qualidade desaponta – maioria das crianças sul africanas tinham performances muito abaixo do requerido pelo currículo Último lugar – “Trends in International Mathematics and Science” “Progress in International Reading Literacy Study”

Níveis de qualidade desiguais SACMAQ III - The Southern and Eastern Africa Consortium for Monitoring Educational Quality

Ambiente Escolar > Histórico Socioeconômico Bairros Pobres: 1) Escolas mal administradas 2) Professores pouco qualificados Região metropolitana – Maior Mobilidade

Qualidade dos Professores Habilidades de Leitura pontos do professor = + 7 pontos do aluno Habilidades Matemáticas pontos do professor = +4,8 pontos do aluno

LIVRO DIDÁTICO Alunos que tem seu próprio livro ou dividem com apenas um outro aluno tem desempenho 20% mais pobres – 37% não tem livros 20% mais ricos – 15% dividem com mais um aluno

Exercícios e Atividades em Aula Disciplina e Administração de Qualidade Acompanhamento Escolar e feedback

Ambiente Familiar Crianças pobres entram na escola com habilidades cognitivas já inferiores Nível de Alfabetização

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO QUANTIDADE ANOS DE ESTUDO

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DIFERENÇA SALARIAL

MEDIDAS A SEREM TOMADAS Valorização da Eficiência Gerencial Recompensa aos profissionais eficientes Avaliações Padronizadas Foco em habilidades fundamentais Aumento no tempo de aprendizado Acesso a livros didáticos

MEDIDAS A SEREM TOMADAS Frequência das Tarefas de Casa Incentivo ao Desenvolvimento Profissional Qualidade do Professor Educação Pré-Escolar

OBRIGADO