Grupos Interativos.

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PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

Grupos Interativos

Histórico Comunidade Científica Internacional A pesquisa INCLUD-ED, realizada em diversos países da Europa, apontou, dentre as práticas educativas observadas, quais formas de organização dos estudantes na sala de aula têm maior impacto no rendimento educativo. Durante esse estudo, três formas de agrupamento foram identificadas: Mixture Mistos Streaming Homogêneos Inclusion Inclusão

professores com 5 estudantes Formas de organizar a diversidade de alunos Mistos 1 professor 35 estudantes Exclusão Social Homogêneos 1 professor 35 estudantes + professores com 5 estudantes

Inclusão Grupos heterogêneos com reorganização de recursos Formas de organizar a diversidade de alunos Inclusão Grupos heterogêneos com reorganização de recursos Grupos Interativos Forma de agrupamento inclusivo na qual todos os estudantes participam do processo de aprendizagem com a ajuda do professor e de outros recursos humanos, sem que nenhum deles fique para trás. Assim, os Grupos Interativos trazem os melhores resultados no âmbito da aprendizagem e da convivência.

Grupos Interativos A presença de outros adultos (voluntários) para mediar as interações possibilita atender às necessidades de todos os estudantes, proporcionando igualdade de oportunidades e de resultados, sem que seja preciso separá-los ou segregá-los.

O que é

Organização Grupos de 4-5 alunas/os Grupos heterogêneos: nível de conhecimento, habilidades, gênero, cultura, língua, afinidade, etc. Atividades de 20 minutos. Atividades diferentes de uma mesma matéria que trate de conteúdos previamente ensinados. 35 alunos 1 professor 5 voluntários 5 atividades diferentes 1h40 de aula

Como Funciona Em cada grupo, uma pessoa adulta (voluntário) apoia o trabalho, favorecendo as interações entre os alunos. A cada 20 minutos, cada grupo muda de voluntário e de atividade enriquecendo as interações e aumentando o dinamismo. O professor circula pela sala para tirar dúvidas e atender aqueles alunos que apresentam mais dificuldade. 35 alunos 1 professor 5 voluntários 5 atividades diferentes Potencializam-se as interações e a aprendizagem entre iguais, mantendo sempre altas expectativas. 1h40 de aula

Vídeo Grupos Interativos Quais são as principais ações dos alunos, dos professores, ações dos voluntários (listar pelo menos duas de cada uma). O que uma aula organizada em Grupos Interativos pode promover de aprendizagem que nas outras aulas não acontece? Aponte cenas em que é possível enxergar os 7 princípios da aprendizagem dialógica

www.comunidadedeaprendizagem.com